(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » Conheça os principais motivos de evasão dos seus alunos

Conheça os principais motivos de evasão dos seus alunos

Publicado em 20 julho 2020 e escrito por

A evasão de alunos é algo que tem preocupado cada vez mais os profissionais de educação, apesar dos motivos serem específicos e as soluções bem simples. 

Uma das grandes preocupações das instituições de ensino, neste mês de julho, é a captação de alunos, e a rematrícula, ou seja, manter o aluno na instituição, afinal 2020/02 já está aí e, em meio a este cenário causado pela pandemia, os impactos na educação estão sendo sentidos diariamente. E para criarmos medidas de combate à evasão de alunos, primeiro precisamos entender o Ciclo de Relacionamento com o Aluno formado por três fases: Captação de AlunosPermanência de Alunos e Fidelização de Alunos. 

É sobre isso que vamos falar neste blog post, confira! 

Cenário Atual 

As Instituições de Ensino Superior, independente do porte seja ela pública ou privada, lidam diariamente com a evasão de seus alunos. Evasão significa menos alunos, o que significa menos receita, o que prejudica a sustentabilidade de qualquer instituição.  

Toda instituição de ensino está enfrentando este novo cenário, cheio de dúvidas e incertezas e precisam se adaptar com agilidade e tomando as decisões certas para garantir a sua perenidade. 

Neste novo cenário percebemos que o setor de educação está sofrendo grandes impactos há algum tempo. Embora seja necessário monitorar e mensurar os impactos da evasão de alunos, é urgente a necessidade de toda instituição se estruturar e implementar ações mitigadoras voltadas para a permanência de alunos. Mas por quê? 

Para agirmos em momentos difíceis é indispensável traçar ações inteligentes e práticas. Pensando nisso, logo no início deste conteúdo estamos disponibilizando um material rico detalhado para você. 

No e-book Evite a Evasão com o módulo: Retenção de Alunoste contamos como o CRM Educacional integrado ao Sistema de Gestão Acadêmica da sua Instituição, informa à sua equipe de retenção quando um aluno apresenta um comportamento com alto risco de evasão. E o melhor de tudo: ele é totalmente gratuito.

Captação de Alunos 

Garantir a permanência de alunos na instituição é um trabalho que requer mais atenção e mais dedicação do que a captação dos mesmos, por isso a retenção gera um retorno maior dos investimentos.

É importante se atentar que a captação e a retenção de alunos, são igualmente importantes para o mercado de educação, mesmo acontecendo em momentos diferente. Por isso, toda instituição de ensino deve estar devidamente preparada com campanhas de captação que foquem na permanência do aluno. 

Mas você deve estar pensando em como colocar isso tudo em prática, certo? O primeiro passo é criar um relacionamento próximo, gerando confiança com o seu potencial aluno a partir do primeiro contato. Procure conhecer suas dores (necessidades e limitações), para que no momento da comunicação a sua IE seja a solução para suas dúvidas e anseios, para que a relação entre a instituição e o aluno seja duradoura.  

Permanência de Alunos – Por onde começar 

Até aqui parece simples entender o contexto da evasão de alunos, mas as coisas começam a complicar quando levamos em consideração os motivos que levam os alunos a abandonarem seus estudos. Existem várias razões e identificá-las pode tornar-se complexo, pois cada aluno possui sua individualidade, necessidades e expectativas em relação ao curso e à instituição, porém é indispensável realizar este mapeamento, para evitar que essa situação se repita com mais alunos.  

É muito importante para uma instituição de ensino conseguir um bom índice de retenção de alunos e isso já não era muito fácil até março deste ano, imagine agora, em um cenário de pandemia, que gera muita insegurança e incertezas principalmente sobre o mercado de trabalho. E todas essas variáveis têm contribuído para um aumento nos índices de evasão das instituições de ensino. 

Por estes motivos, mais do que nunca, reforçamos o quão essencial é monitorar os motivos que levam os alunos a evadirem. Além de monitorar, é necessário e urgente criar estratégias e coloca-las em prática para que mantenham estáveis os índices de evasão. 

Algumas das razões pelas quais alunos evadem são: 

Falta de motivação com o curso 

Muitos alunos chegam a ingressar em uma instituição de ensino superior sem saber exatamente a profissão e a carreira que querem seguir. Sabemos que 60% da evasão total do curso ocorre nos dois primeiros semestres e neste caso a orientação vocacional pode ser a solução para redução desse índice.

Desempenho acadêmico insatisfatório 

Muitos alunos chegam ao ensino superior com defasagem em disciplinas básicas como Língua Portuguesa e Matemática, por exemplo. É importante que os professores se atentem para estes alunos e junto com a instituição tomem medidas de prevenção, como detectar essas deficiências e proporcionar cursos de nivelamento, ou monitoria. Ações como essas podem mudar o destino de um aluno que está prestes a evadir. 

Financeiro 

Quando se tem as personas bem definidas e conhecimento profundo sobre cada uma delas, você consegue ser mais assertivo em saber quais ofertas de financiamento, bolsas e descontos você pode oferecer para aquele aluno que está com dificuldades, seja para arcar com a mensalidade, custo do transporte até a instituição, alimentação e até mesmo, os materiais necessários para estudar. A impossibilidade de assumir todos esses custos representam um dos principais motivos de evasão de alunos. 

Desinteresse pelo curso e falta de conhecimento do mercado de trabalho 

 Alguns alunos chegam ao final de sua jornada acadêmica, passando por mais de um curso sem saber exatamente o que querem fazer. Outros sabem o que querem, mas não entendem qual curso vai ajuda-los a chegar onde almejam. Esta falta de informação e orientação vocacional, contribuíram para 49% da evasão de alunos no ensino superior em 2014. (Brasil.gov) 

Já alguns alunos também desistem do curso por não acreditar que sua área de estudo lhe trará o retorno financeiro desejado.  

É fundamental que a sua instituição mostre ao longo do curso quais carreiras o seu aluno pode seguir, as oportunidades de trabalho na região que está inserido, até mesmo faixa salarial de alunos formados no mesmo curso. Assim o aluno sempre terá um estímulo para concluir o curso. 

Estas são apenas algumas dicas que você pode utilizar, mas existem outros motivos para a evasão de alunos. E para esses motivos existem soluções que podem ser apresentadas para cada um deles, diminuindo os índices de evasão de sua instituição. 

Entenda como tratar outros fatores de evasão de alunos 

Quais ações as instituições de ensino devem ter neste momento? 

Toda instituição de ensino sabe como é importante trabalhar com agilidade e como faz toda a diferença nesse momento.

Por isso devem estar atentos e sempre monitorando e quando houver necessidade de mudar e se adaptar a uma nova realidade, ela seja feita o quanto antes, mitigando potenciais impactos negativos. 

Agora que já entendemos a importância de agir, vamos colocar em prática!

Relacionamento 

Já falamos aqui que um dos primeiros passos, para reduzir a evasão de alunos é criar um relacionamento de proximidade com seu aluno. Se coloque no lugar dele demonstrando empatia, e que você entende o que os seus alunos estão passando neste momento.  

E a melhor maneira de fazer isso é através dos canais de comunicação, onde os alunos conseguem passar e receber de forma clara e segura, através de um atendimento de qualidade que transmita acolhimento.

Aulas on-line 

Já se passaram meses desde o início da pandemia e ainda não temos uma data definitiva para o término da mesma, ou seja, as aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado.  

Com isso, as instituições de ensino tiveram que recorrer às aulas online para que os alunos não fiquem prejudicados e nem percam o semestre. Mas saiba que a maioria dos alunos não estão acostumados com este modelo de aula, e por isso, é importante ser sincero e objetivo em relação à todas as mudanças.

A clareza nas informações deixa os alunos mais seguros e desta forma você evita insatisfações. Sendo assim, desenvolva materiais que os auxiliem no uso das plataformas e sistemas disponibilizados.

Lembre-se: estamos caminhando para o segundo semestre, por isso corra contra o tempo.  

Tenha um corpo docente participativo

Os professores são os principais mediadores entre a sua instituição e seus alunos. Por isso, é importante que a instituição trabalhe para que os professores desenvolvam um papel de apoio aos alunos.  

Paciência e empatia

A crise chegou fazendo com que todo mundo precisasse mudar, tomar medidas adaptadas à essa nova realidade. Por isso, devemos nos colocar no lugar do outro e comunicar de forma empática, com segurança e tranquilidade.  

Trabalhar sabendo que existirá uma receita futura é melhor do que não encarar essa nova realidade e perder a receita atual. Por isso, seja mais flexível e crie medidas financeiras que se adequem ao cenário do aluno na medida do possível.

Medidas no longo prazo como parcelar e adiar o vencimento das mensalidades é o mais sensato neste momento. 

Pode contar com a gente! 

Nós, da CRM Educacional, estamos comprometidos com a missão de diminuir a distância entre as pessoas e sua evolução, por meio da educação. E queremos que você saiba que pode contar com a gente!  

Mais do que nunca, acreditamos que, com a nossa expertise, temos um papel essencial nesse cenário de crise e isolamento social. Principalmente um papel de cunho social de promover soluções para a sua instituição de ensino enfrentar essa situação. 

Preparamos um compilado para que você se mantenha atualizado e sua Instituição preparada para os desafios. Disponibilizamos tudo gratuitamente em nossa Central de Conteúdo COVID-19, além de ofertar o vestibular digital totalmente gratuito para qualquer instituição de ensino, até Agosto de 2020. 

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente, nos mandando uma mensagem pelo whatsapp ou marcando uma conversa.  

Sobre o autor:

Jade Nascimento Analista de Marketing Digital na CRM Educacional.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias