(31) 2531-3161
WhatsApp
Início » Blog » Como fazer SMS marketing para sua Instituição de Ensino

Como fazer SMS marketing para sua Instituição de Ensino

Publicado em 20 março 2018 e escrito por

Uma pesquisa, recentemente realizada pelo IBGE, revelou que 92,3% dos brasileiros que acessam a internet usam os dispositivos móveis como meio principal para navegar na rede. Isso nos mostra que o canal de comunicação do momento é o mobile e que, por isso, faz muito sentido usar o SMS marketing para a sua instituição de ensino para atrair e fidelizar os alunos. 

Quer entender o que é preciso para fazer uma campanha para este canal com grandes chances de sucesso? Nós mostramos a seguir! 

Como funciona uma campanha de SMS marketing?

Ligações, mensagens, aplicativos: seja qual for o objetivo, as pessoas incluem cada vez mais os celulares na sua rotina, e o SMS marketing aproveita esse comportamento para criar e fortalecer um canal de comunicação direto com o público. No caso das instituições de ensino, isso significa criar estratégias que contemplem interagir com alunos, ex-alunos e candidatos, por meio das mensagens SMS e informar sobre: 

  • Novos cursos disponíveis (Estabelecemos uma nova parceria e a partir deste mês oferecemos uma especialização em X. Inscreva-se agora!); 

  • Prazos e datas (O prazo para sua rematrícula termina em X dias. Procure a secretaria até o dia XX/XX); 

  • Atualização no status de pedidos (A resposta para o pedido feito pelo site da nossa instituição é: X) e quaisquer outras informações relevantes. 

Com o CRM correto e com o pacote de SMS mais adequado para a sua IES, é possível disparar as campanhas específicas de forma efetiva com mais eficiência para otimizar a captação de novos alunos. 

A vantagem de contar com uma empresa de tecnologia que realiza soluções de mensagens inteligentes, como a Marktel, é manter-se sempre conectado com seus futuros e atuais alunos, professores e parceiros garantindo uma comunicação de forma rápida e eficiente.

Com um plano adequado a sua instituição de ensino, você pode mantê-los informados sobre datas de vestibulares, provas e cursos. Divulgar promoções exclusivas, ofertas e outras condições especiais para atrair alunos novos. 

Quais são as vantagens para a IES?

A principal vantagem aqui é a oportunidade de estabelecer um contato direto com o seu público, sejam alunos, ex-alunos ou candidatos. Estar presente nos celulares amplia as chances de que sua mensagem seja lida, recebida e respondida quando necessário.  

A ferramenta CRM permite controlar e administrar o disparo de cada campanha, tal qual o e-mail marketing. 

Outra vantagem está no baixo custo: é possível chegar ao seu destinatário com menos de R$ 0,10, e as altas taxas de abertura são um belo retorno ao seu investimento. Não podemos deixar de mencionar ainda a personalização e segmentação em massa: integrando as soluções corretas ao seu CRM, você pode segmentar os destinatários por interesse — ou seja, você evita cair no pior erro de qualquer campanha, que é virar SPAM. 

Como fazer SMS marketing para a sua instituição?

Agora que você já entendeu a importância e as principais vantagens do SMS marketing, listamos alguns passos essenciais para criar uma campanha de sucesso para sua IES: 

Mantenha os cadastros atualizados 

Um dos pontos essenciais para que suas mensagens rendam mais matrículas é a atualização do cadastro no seu CRM. Eduque todas as equipes de atendimento para que elas o integrem as suas atividades e faça campanhas sazonais para ter uma base de contatos válida na hora de disparar sua mensagem. 

Descubra o melhor horário de disparo para suas campanhas 

Por falar em hora de disparo, é preciso lembrar que muita gente mantém o celular próximo, mas nem toda hora é a melhor para receber sua campanha. Evite enviar mensagens fora do horário comercial e em dias de descanso (sábados, domingos e feriados). Assim, as pessoas ficarão mais propensas a ler e interagir com a sua instituição sem se sentirem invadidas. 

Seja breve e eficaz 

Mensagens pelo celular devem ser curtas e poderosas. A ideia aqui é conquistar o leitor e induzi-lo a uma ação (contato, ligação, resposta, etc), então procure ser o mais objetivo e convincente possível.  Atenção à gramática e ortografia para não fazer feio! 

Respeite a privacidade do seu público 

Uma das piores coisas que podem acontecer com qualquer campanha de SMS marketing é a falta de respeito pelo com o aluno ou candidato. Falamos anteriormente sobre a importância da segmentação para atingir o público certo e aumentar as chances de retorno, mas também é importante lembrar que eles devem ter o direito de cancelar a inscrição. Portanto, respeite a decisão de cada pessoa e insira opções de cancelamento em todos os canais. 

Com esse passo a passo em mãos, é hora de estudar o seu público para conquistar ainda mais matrículas por meio da sua estratégia de SMS. Quer acompanhar outras dicas como estas? Acesse as nossas redes redes (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram), e o nosso blog para não perder nenhuma novidade.

Sobre o autor:

Bruno Contarini CTO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias