Sistema CRM para captação de alunos? Aprenda a escolher!

A escolha de um sistema CRM requer uma forte pesquisa por parte da Instituição de Ensino. Afinal de contas, a gestão do relacionamento é um ponto fundamental para captar, reter e fidelizar alunos. E como o seguro morreu de velho, escrevi esse texto para te mostrar como escolher o sistema CRM que melhor irá atender as necessidades da sua IES e  atender aos anseios e  desejos de sua equipe e do seu mantenedor.

Enfim, vamos a pergunta que realmente importa: como escolher o sistema CRM ideal para minha IES?

Eu preciso de um sistema CRM?

A gestão do relacionamento com o aluno surgiu a partir de uma demanda específica: captar e reter mais alunos.

Se seu mantenedor deseja ter mais retorno do investimento dedicado realizado nas ações de marketing, descarregar um caminhão de dinheiro na mais nova “solução” que surgiu no mercado não vai te ajudar em nada. O que você precisa é identificar, entender e acompanhar o histórico de decisão de compra de um aluno, para ter mais assertividade em suas ações.

Um bom sistema CRM te traz tudo isso.

Essa ferramenta é mais do que um armazenamento de dados, ela municia sua equipe com informações estratégicas para que a qualidade das suas ações cresçam e sua verba seja melhor investida.

Veja como estão seus resultados em cada fase do funil de captação de alunos, um sistema CRM especializado em IES é capaz de te ajudar a sanar os gargalos presentes, o que refletirá no seu número de matrículas:

Investimento em um projeto de CRM

Falando em verba…Provavelmente esta será a primeira objeção que seu mantenedor alegará para não investir em um sistema CRM, o preço! Porém, mais importante do que saber qual o valor que terá que investir no projeto, você deve se preocupar em saber qual será o  retorno que a ferramenta escolhida poderá lhe trazer. Isso com certeza fará com que seu mantenedor olhe com outros olhos para seu projeto de aquisição de um sistema CRM.

Ao comprar as ferramentas disponíveis no mercado, tenha o cuidado de analisar os benefícios que cada uma pode te oferecer. Pensando na sua realidade de trabalho, observe se o sistema CRM que está sendo analisado se encaixa nos seus processos, se é capaz de solucionar suas necessidades e, principalmente, se consegue trazer melhorias e inovações que irão te ajudar a atingir melhores resultados. É a famosa análise custo x benefício. No mercado de CRM, com diversas ofertas “gratuitas”, é muito comum encontrar situações onde o barato sai caro!  Analisando o ROI (retorno do investimento) da aquisição de um sistema CRM você poderá comprovar ao seu mantenedor que na verdade aquela verba não será um custo e sim um investimento.

Lembre-se: ROI, ROI e ROI!

Estudo de interesses

Na hora de pensar em escolher um sistema CRM, foque nos interesses da sua instituição de ensino superior. Procure encontrar uma ferramenta que simplifique seus processos e não se torne apenas mais um repositório de dados que ninguém entende pra que ele existe.

Por que digo isso? Lembre-se de que o processo de captação de alunos envolve muitas áreas de uma IES. Ouça os setores envolvidos, entenda seus gargalos, processos, burocracias desnecessárias e veja se realmente a ferramenta que você escolheu será capaz de atender as necessidades de todos.

Eu escrevi um texto que pode te ajudar muito nisso.

Possibilidades de mercado

Leve em conta o sistema CRM e o seu fornecedor. É muito importante ter uma empresa que tenha conhecimento do mercado educacional e que possa te dar o suporte confiável por trás do projeto.

Analise se eles estão preparados para implantar este projeto na sua IES. Não adianta eleger um dos melhores sistemas CRM disponíveis, se a empresa que vai oferecê-lo não possui a expertise e o know-how necessários. Caso não ofereçam a você e sua equipe um suporte de qualidade para enfrentar quaisquer problemas no futuro, te aconselho a descartar essa opção.

Um dica de ouro que posso te dar é em relação a autonomia para personalização da solução pois este fator costuma ser o que mais traz dores de cabeça durante a implantação e, principalmente, depois que ela termina. Então, verifique se o sistema CRM que você encontrou permite que você personalize as funções de acordo com seus objetivos e necessidades.

Se você quer entender melhor o quanto você pode personalizar um sistema CRM, converse com a gente, tenho certeza que sentirá que é capaz de transformar a captação de alunos da sua IES com um sistema CRM.

Daniel Antonucci
Daniel Antonucci é Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.