Atuar em um cenário no qual o fluxo de nutrição não esteja funcionando é algo crítico para qualquer instituição de ensino. Afinal, é nesse momento que um aluno em potencial pode perder o interesse e acabar não se tornando um lead qualificado.
Nesse contexto, contar com uma grande lista de contatos nem sempre significa o sucesso de uma estratégia, pois o que interessa para as ações de marketing educacional é a conversão. Mas como melhorar esse fluxo e fazer os leads avançarem na jornada de captação?
É claro que não existe uma fórmula mágica para isso, mas podemos garantir que existe, sim, algumas dicas essenciais para qualquer IES que pretende atrair muitos alunos.
Ficou curioso? Então continue a leitura e confira algumas técnicas para conseguir angariar mais candidatos!
Categorize os leads
Para conhecer mais de cada aluno, uma boa prática é inserir perguntas na landing page para conseguir informações valiosas sobre aquela pessoa. Dessa maneira, é possível criar conteúdos mais específicos e relevantes para cada categoria de lead.
Caso o interessado já tenha feito sua inscrição no processo seletivo, fica ainda mais fácil, pelos dados fornecidos é possível colocar as equipes de vendas e call center para ajudar a lembra-lo de pagar a inscrição e as principais datas que ele deve comparecer a instituição, por exemplo.
Por meio dessa estratégia, sua IES será capaz de identificar se aquele candidato irá ou não se tornar um aluno. Você também poderá classificar a melhor maneira de se relacionar com os estudantes atuais, visando sempre o melhor conteúdo de acordo com seus interesses e alcançando os alunos quando eles de fato precisam da IES.
Ofereça conteúdo de suporte
Uma maneira de manter o fluxo de nutrição é pensar no que o visitante precisa. Melhorar o fluxo de nutrição é essencial para o sucesso de uma campanha que pretende captar mais alunos, porém não pense que isso é tudo. Para conseguir melhorar ainda mais os resultados, algumas lições de marketing são imprescindíveis.
Quer conhecer as principais delas? Então veja nossas 5 dicas de marketing educacional para sua IES!
Pense nos problemas e necessidades que seus candidatos possuem e produza conteúdos que toquem diretamente nessas questões. Dessa forma, os potenciais alunos se sentirão contemplados e confiarão que a sua IES é capaz de ajudá-los a crescer.
Fazer o candidato evoluir no funil de captação – pagando a inscrição ele está apto a vir fazer a prova, e passando, estará apto a realizar a matrícula. E o suporte continua até a conclusão do curso e posteriormente na oferta de outras formações ofertadas pela instituição.
Mantenha o fluxo de nutrição pessoal
Muitas pessoas cometem o erro de enxergar o público como algo automatizado e robótico. A verdade é que, por mais que a campanha de e-mail seja automatizada, cada conteúdo deve ser pessoal para se conectar diretamente com o lead.
Algumas das melhores maneiras de fazer isso é criando materiais com uma linguagem direta para a persona. Chame o lead pelo nome e mantenha um tom mais leve na sua abordagem. Também é essencial usar um e-mail próprio, mostrando que existe uma pessoa real escrevendo por trás da tela.
Quer saber quem é o aluno ideal da sua instituição, faça o teste aqui no nosso e-book
> COMO CRIAR BUYER PERSONAS PARA SUA INSTITUIÇÃO
Outra dica é responder com agilidade. Muitos dos seus leads não fazem ideia de que a campanha de e-mails e até mesmo os posts do Facebook são automatizados, então é de se esperar que muitos dirijam perguntas à sua instituição, veja como melhorar essa performance nesse texto que já publiquei aqui no blog.
Aprenda com os erros
Dando certo ou errado, a verdade é que sua campanha de captação sempre vai ter algo para ensinar. Por isso, avalie as fraquezas e os acertos de cada etapa do fluxo: você será capaz de analisar o que causou os erros para melhorá-los para um próxima vez, além de poder identificar oportunidades para turbinar os acertos.
Uma ideia boa é mensurar a conversão de alunos em uma calculadora especifica para o assunto.