Como as redes sociais podem ajudar na captação de alunos?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
30

As redes sociais mudaram bastante a maneira como as pessoas interagem entre si e com as empresas. Isso também vale para instituições de ensino. Hoje as redes sociais já possuem um papel importante na captação e retenção de alunos. A forma como a instituição se  comporta online, diz muito sobre ela e como funciona sua relação com os estudantes no ambiente físico.

Por isso, é importante avaliar se no seu planejamento de marketing  também contempla estratégias especificas para as redes sociais.  Lembre-se que a concorrência aumenta cada vez mais, então é válido contar com recursos que ofereçam mais visibilidade, relacionamento e sucesso com seus futuros alunos.

Ainda tem dúvidas sobre a eficiência dessa estratégia? Confira de que formas as redes sociais ajudam na captação de alunos da sua instituição de ensino!

Oferece informações sobre a audiência

Em qualquer tipo de campanha de marketing é sempre necessário saber o máximo possível a respeito do público que você está tentando atingir. Assim a sua comunicação pode ser mais eficiente para impactar essas pessoas com os argumentos certos.

E para isso é necessário um monitoramento detalhado de todas as menções da instituição. Um relacionamento direto com os interessados. E mais que os dados fornecidos pelas plataformas conhecer a fundo os indicadores das reações do seu publicado em cada publicação.

Existem diversas formas de aprender mais sobre a audiência que você está atingindo com esses meios. A empresa Planeta Y, por exemplo, conta com uma plataforma que reúne dados da sua audiência e de que forma ela interage com a sua página.

Estabelece a instituição como autoridade

Com o aumento da concorrência em todos os mercados, a sua instituição de ensino não vai captar mais alunos simplesmente dizendo ser a melhor. Ela também precisa ser percebida pelo público como uma referência na área. Felizmente as redes sociais são grandes aliadas para ajudar você a conquistar isso.

Conhecer e entender quem seria sua persona e o comportamento que ela possivelmente terá com cada publicação é um diferencial que pode ajudar muito na hora de compartilhar o conteúdo.

Por isso para te ajudar, desenvolvemos esse e-book que explica passo-a-passo como definir e cria seu candidato ideal para instituição.

Então confira > COMO CRIAR BUYER PERSONAS PARA SUA INSTITUIÇÃO

Ao publicar e compartilhar conteúdo de qualidade nos perfis da sua instituição, aos poucos você vai consolidando-a como uma autoridade no assunto. Basta postar um material que realmente tenha qualidade e que consiga satisfazer as necessidades de quem lê.

Estimula o engajamento do público interno

Uma boa estratégia de redes sociais não é benéfica apenas para a captação de alunos externos. Também é um caminho muito eficiente para manter engajados os que já integram a sua instituição de ensino. O que é bastante positivo para a marca se fortalecer ainda mais.

Um perfil nas redes sociais pode atuar como um veículo de comunicação interna, registrando acontecimentos institucionais e publicando notícias de interesse dos estudantes da instituição. E de retenção, com retorno a possíveis descontentamentos que podem ser publicados pelos alunos com a IES.

Permite métricas de sucesso  das redes sociais na captação de alunos

Então você tem uma das maiores vantagens de trabalhar com redes sociais para a captação de alunos é a riqueza de dados aos quais você tem acesso nas suas campanhas. Por isso permite ter certeza de que as suas iniciativas estão no caminho certo.

Com uma ferramenta como o CRM Educacional, é possível mensurar efetivamente os contatos vindos das redes sociais. Quando o interessado preenche a ficha o sistema identifica se o candidato é devindo do seu anuncio do facebook, por exemplo. Assim fica mais fácil calcular o ROI do investimento nas mídias e planejar os próximos investimentos da instituição.

Caso algo esteja errado você pode perceber na hora e logo implementar os ajustes necessários. Trata-se de uma possibilidade inexistente no marketing tradicional, em que mudanças como essa são muito mais trabalhosas.

Tendo em mente todos esses benefícios, fica claro o quanto a sua instituição de ensino pode ganhar na captação de alunos ao começar a trabalhar de forma estratégica com as redes sociais.

Lembre-se que a sua atuação nessas plataformas precisa ser inteligente: determine metas e objetivos concretos e fique de olho nos resultados, pois mais importante que uma página engajada é levar os internautas ao seu site e converte-los na ficha de inscrição!

Restou alguma dúvida a respeito desse assunto? Então quer saber sobre outros meios de captação de alunos?

Como as redes sociais podem ajudar na captação de alunos?
CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.