4 empresas com CRM no mercado educacional para captação de alunos

A relação com o aluno é um dos pontos nevrálgicos de qualquer empresa  no mercado  educacional e, com o “boom” das ofertas de cursos no ensino superior, tanto nos canais tradicionais quanto nos digitais, o investimento para captação de alunos é um diferencial de peso, por isso muitas empresas com crm saem na frente nessa corrida.

No intuito de sair na frente dos concorrentes e otimizar o investimento em suas campanhas, cada vez mais empresas do mercado educacional brasileiro tem adotado um sistema CRM.

Confira alguns exemplos de instituições de ensino que utilizam um sistema CRM e que se apoiam fortemente nele na missão de captar mais alunos e enfrentar todos os desafios inerentes ao negócio.

Empresas com CRM do mercado educacional

Selecionei 4 empresas com CRM  no mercado educacional para que você veja a realidade de cada uma delas. Levantei algumas informações como o porte, tempo de atuação no mercado e desafios de cada uma para que fique claro como é possível adotar um sistema CRM e como essa solução é abrangente.

Anhanguera Educacional

A Anhanguera Educacional é um grupo que possui números expressivos. Em 2013, a Anhanguera se fundiu com o grupo Kroton, criando a 17ª maior empresa da Bovespa na época, falando de valores de mercado.

O resultado dessa união resultou em um total de aproximadamente 1 milhão de alunos.

Em 2007, a empresa sentiu uma grande necessidade de melhorar sua retenção de alunos. Para isso enxergou que melhorar o relacionamento com seus alunos era uma das melhores opções, principalmente com relação a custo benefício. Foi então que decidiram implantar um sistema CRM.

Naquela época a ferramenta gerenciava cerca de 40 mil alunos, substituindo um trabalho que anteriormente era realizado por meio de planilhas no Excel ou utilizando a plataforma de banco de dados Access, algo impensável para os dias de hoje não é mesmo? O intuito era que com o sistema CRM o gerenciamento dos dados de cada aluno fosse mais eficaz, munindo a equipe de atendimento com informações sempre atualizados e de fácil acesso e consequentemente reduzir as tavas de evasão da IES.

Unipê

A Unipê, ou Centro Universitário de João Pessoa, é uma IES de grande expressão principalmente no norte e nordeste do Brasil. Considerada um dos 5 melhores centros universitários da região (com 13 cursos de graduação avaliados – IGC 264 – 2011/2012 – MEC/INEP).

Com 44 anos de atuação, já foi por 13 vezes consecutivas a IES mais lembrada da Paraíba. Hoje a Unipê conta com cerca de 12 mil alunos. Como eu disse, uma instituição de grande expressão.

Recentemente, adotaram um sistema CRM a fim de melhorar seus resultados na captação de alunos. Como eu participei diretamente dessa implantação, já que contrataram o CRM Educacional para fazer toda a implantação do projeto (Microsoft Dynamics + camada especializada para o mercado educacional desenvolvida pelo CRM Educacional), eu posso trazer uma declaração real de quem já utiliza esse sistema no seu dia a dia da Unipê, confira:

Bruna Gomes, João Pessoa, PB
“…Após o processo de compra do produto, você poderá continuar mantendo contato com o seu público-alvo através de uma pesquisa de satisfação, processo de renovação de matrícula, retenção dentre outras ações que podem ser incluídas nesse processo.Atuo há mais de 10 anos no ramo educacional e nunca havia me deparado com um sistema completo como esse, minha conversão melhorou em 100% e não vivo mais sem a régua de relacionamento do CRM Educacional. “

Cruzeiro do Sul Educacional

A Cruzeiro do Sul é um grupo  consolidado com mais de 50 anos de tradição, e cerca de 200 mil alunos cursando todos os níveis e modalidades de ensino oferecidos pelas 8 Instituições de Ensino Superior e 6 Colégios de Educação Básica.

Mas por que estou te falando isso? Simples, estes números elevaram o patamar da Cruzeiro do Sul Educacional, fazendo com que ela se tornasse a 5ª maior companhia de educação do Brasil, com os mais de 200 mil alunos como citei acima. E ainda apresenta a melhor qualidade de ensino dentre as 5 primeiras, segundo o Ministério da Educação.

Agora pense comigo, a 5ª maior companhia de educação do Brasil hoje é uma empresa com CRM. Você realmente acha que essa solução não seria capaz de solucionar seus desafios na captação de alunos?

Anhembi Morumbi

Em 2012 a Universidade Anhembi Morumbi procurou um sistema CRM para melhorar seu processo de captação de alunos. Dentre as opções oferecidas pelo mercado, optou por implantar o Microsoft Dynamics CRM 2011, tecnologia que substituiria a ferramenta que utilizavam anteriormente, que já não atendia mais suas necessidades de captação de alunos.

Agora a universidade conta com informações online mais precisas e integradas ao ERP acadêmico, disponíveis 24 hrs por dia. Os trabalhos com o sistema CRM tem refletido significativamente no aprimoramento e no controle das ações do Call Center.

Segredos da captação

Se captar é necessário, investir é fundamental. Como vimos nos exemplos acima, a adoção do CRM permitiu às empresas não apenas crescer, mas fazê-lo otimizando seus investimentos e melhorando a qualidade no relacionamento com o aluno.

Aliás, para captar mais alunos, sua IES precisa pesquisar. Como disse anteriormente a Anhembi Morumbi optou pelo Dynamics CRM 2011. O CRM Educacional — empresa de CRM em BH — utiliza essa plataforma como base, criando ambientes personalizáveis e especializados para o mercado educacional. Tornando possível gerenciar perfis dos candidatos e alunos, enviar mensagens personalizadas, fazer disparo automático de SMS, integrar o CRM com o call center e ERP da IES.

O que você está esperando para atingir esses resultados? Conheça nossas soluções e entre para a lista de empresas com CRM no Brasil!

E se ainda quiser mais, solicite falar direto com nossos consultores.

empresas com crm

Daniel Antonucci
Daniel Antonucci é Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.