(31) 2531-3161
WhatsApp
Aumento da conversão

Aumento da conversão dos leads disponibilizando login do facebook na inscrição

Ao pensar em capturar um lead através da ficha de inscrição logo pensamos em disponibilizar um formulário padrão para que este lead preencha todos os campos para apenas assim capturar as principais informações como: Nome completo, cpf, e-mail, telefone, celular e etc.  

Esta seria a forma padrão aplicada ao público (lead) de anos atrás, porém atualmente estamos cada vez mais inseridos em um contexto digital onde a necessidade dos usuários, principalmente os mais jovens, anseiam por processos digitais cada vez mais simplificados, ágeis e sem muita burocracia.  

Este desejo por praticidade cada vez maior tem tudo a ver com este tema que estamos discutindo.  

Hoje em dia, com o mundo cada vez mais globalizado é difícil imaginar uma pessoa que não esteja inserida no contexto das redes sociais. Mais difícil ainda é imaginar se esta pessoa é um jovem que como dito anteriormente, cada vez mais tem o espera por processos ágeis, práticos e simples. Grande parte das pessoas que buscam conhecimento e especializações nas instituições de ensino são os mais jovens, e é neles que vamos focar.  

O principal objetivo de uma instituição de ensino é captar um lead qualificado e a maior parte desses leads fazem parte de um público mais jovem, então nada mais coerente do que focar em estratégias para se adequar as dores, interesses e desejos dessas personas, principalmente por ser um público tão atuante e “exigente”.  

Uma das estratégias para atender essa persona é a disponibilizar o login social na ficha de inscrição do candidato, e é este é o tema que vamos trabalhar hoje.  

Atualmente é muito comum em vários formulários de cadastro na internet ter a opção de fazer login pelas redes sociais, mais especificamente pelo Facebook e no nosso caso não é diferente. Ao disponibilizar esta opção o aluno não ficará pré-disposto a não responder todo questionário da ficha de inscrição e não sentirá a sensação de insegurança ao preencher os seus dados pessoais dentro de um site. Sendo assim com apenas um clique em um botão no formulário é possível fazer o lead “logar” na ficha de inscrição da sua IES.  

Como é possível apenas clicar no botão login com o Facebook e realizar o login instantaneamente? 

O Facebook já faz todo o trabalho prévio de cadastrar as informações do lead na sua plataforma. Neste caso o lead é tratado como usuário da plataforma, porém para a instituição de ensino, ele é tratado como um possível candidato que também é usuário da rede social. Ou seja, o candidato precisa ter uma conta no Facebook previamente, e nesta conta ele obrigatoriamente terá que preencher diversas informações pessoais para realizar o seu cadastro com a plataforma, e muitas destas informações (e-mail, nome completo, cidade, estado, telefone de contato e etc.) são necessárias para as IES.  

Vamos destrinchar logo mais a importância destas informações. 

Por que disponibilizar o login do facebook na ficha de inscrição do candidato? 

Existem várias redes sociais (Instagram, Twitter, Google plus, e etc.) que seria possível disponibilizar para o usuário (candidato) realizar o login, porém o Facebook em específico funciona muito bem para estes casos, pois é uma plataforma que contém muita aceitação, muito uso e uma enorme interação entre os seus usuários através das postagens.  

O Facebook também contém diversos outros recursos que as instituições podem potencializar a sua estratégia para abordar os seus futuros candidatos. Porém não vamos tratar aqui dos recursos apenas do Facebook, esta discussão ficará para um próximo artigo.  

Nosso foco aqui é aumentar a conversão dos leads através da disponibilização do login do facebook na ficha de inscrição. Desta forma seria fácil o usuário navegar pela rede social e encontrar alguma postagem da instituição, clicar em no link e ser redirecionado para a ficha de inscrição já integrando automaticamente com o seu login.  

Esta estratégia de disponibilizar o login na ficha de inscrição é muito simples e aumenta significativamente a possibilidade de conversão (inscrição) dos leads, uma vez que com um simples clique, é possível autenticá-lo no formulário de inscrição e integrar com os seus dados.  

Fazendo o login pela rede social, o lead se sente mais seguro e menos assustado uma vez que não precisa informar a “qualquer” site na visão dele, dados complementares como: cpf, endereço, telefone residência, telefone celular, documentos e diversos outras informações que um formulário padrão costuma pedir.  

Os formulários padrões ou “tradicionais” costumam disponibilizar diversas informações divididas em etapas, para dar a impressão que o candidato está avançando rapidamente e tendo progresso no “objetivo” que é realizar a inscrição no portal. O candidato vai “navegando” e vai registrando estas informações citadas anteriormente etapa por etapa. Com o login através do Facebook, muitas etapas são extintas e este processo todo citado é simplificado e agilizado.  

No primeiro momento a IES não tem a necessidade de saber todas as informações do candidato, por isso apenas as informações disponibilizadas pelo formulário do facebook já é suficiente para que possa realizar o seu cadastro.  

Posteriormente a instituição de ensino coleta os outros dados complementares como os citados anteriormente (cpf, telefones adicionais, documento de identidade, entre outros.) em outra etapa da ficha, como por exemplo no momento do pagamento da taxa de inscrição, na etapa de complementação de dados, na etapa da escolha do curso ou em qualquer outro momento em que a IES planejar dentro da sua estratégia.   

A experiência que o candidato terá será muito intuitiva, porque ele irá navegar na ficha de inscrição de uma forma bem fluida e não irá perceber que está cadastrando no site as suas informações. Ao contrário da forma de preenchimento do formulário etapa por etapa “convencional”. 

Esta maneira fluida se enquadra com os anseios desta geração mais jovem que não tem paciência com processos burocráticos. O candidato(lead) não irá ficar entediado logo no primeiro contato com a instituição e caso ele realmente queira fazer o vestibular, ele irá seguir intuitivamente com o processo seletivo.  

Pelo menos no primeiro momento ele irá seguir adiante aumentando a chance de conversão deste lead. Os próximos passos para que essa conversão seja realizada com sucesso, dependerá de diversos outros fatores, porém praticidade e agilidade para os candidatos não irão faltar com a disponibilização do login do Facebook na ficha de inscrição. 

Produzido por Victor Quaresma, analista de desenvolvimento na CRM Educacional.

LinkedIn: https://bit.ly/3wSX5gk  

Sobre o autor:
Convidado
Mais Recentes
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias