(31) 2531-3161
WhatsApp
principais ações de marketink educacional

As principais ações de Marketing Educacional para Captação de Alunos

Você não precisa recorrer a nenhum tipo de pesquisa para ver o quanto a população está cada vez mais imersa na internet, principalmente os jovens. Outra realidade fácil de ser percebida é o distanciamento que o momento atual do país causou em todos os sentidos, afetando também a relação entre as instituições de ensino e seus atuais e futuros alunos. 

Em paralelo à mudança no comportamento das pessoas e do isolamento social forçado pelo que estamos passando, houve também uma revolução no mercado de educação, trazido pela profissionalização das instituições de ensino e consequentemente das áreas de marketing e comercial das mesmas.  E se não bastasse isso tudo, segundo dados do CENSO da Educação Superior de 2019, a cada ano apenas 23,7% das vagas ofertadas são ocupadas e a taxa de evasão acumulada (entre o início e o final do curso), é de 59%.  

O grande problema é que alguns gestores ainda acreditam que ainda vivem no tempo em que não tinham dificuldade para encher suas salas de aula, e que aqueles tempos irão voltar. Com isso, continuam utilizando as mesmas estratégias que traziam números incríveis no passado. Mas você sabe que não pode mais ser assim, não é mesmo? 

Então precisamos nos adaptar, ser resilientes e adotar novas estratégias para novos resultados! 

Diante desse cenário, o que fazer para que a sua instituição seja escolhida entre tantas opções no mercado?

Adotar uma estratégia de marketing inteligente, que converse com sua persona (se você não conhece o conceito de persona para educação, clique aqui) é o melhor caminho para você atingir os resultados de matrículas planejados. Acompanhe as nossas dicas de estratégia de marketing educacional para captação de novos alunos e comece a colocar em prática agora mesmo! 

1. Invista em Marketing e Conteúdo 

Ao usar estratégias de marketing de conteúdo, que é atrair seu aluno sem ser invasivo, sua Instituição de Ensino conseguirá alcançar um número de leads mais qualificados para se tornarem inscritos e alunos. 

Quando uma pessoa decide investir em seus estudos, precisa procurar pela instituição que ofereça um curso dentro de suas expectativas, desde o tema ou área de conhecimento, passando por metodologia, disponibilidade, valor e duração. É nessa fase de pesquisa de um potencial aluno que entra a etapa de atração do Marketing de Conteúdo. E muitas vezes esta estratégia pode alcançar até mesmo pessoas que não estavam buscando ativamente um curso, mas se depara com um conteúdo relevante que desperta o seu interesse.  

Falando um pouco mais de persona, se sua instituição precisa atrair a atenção de leads da geração Z e Millenials, o marketing da sua instituição precisa trabalhar diferentes formatos em diversos canais de comunicação. Um exemplo, são os vídeos curtos e dinâmicos, que usam o storytelling, com o objetivo de contar histórias que criam uma conexão forte com seu público. 

Além disso, você pode aproveitar vários materiais que a sua instituição de ensino já tem e produzir conteúdo de qualidade para atrair o seu potencial aluno de maneira orgânica.  

Todas essas práticas de Marketing de Conteúdo melhoram o relacionamento entre a instituição e o lead, levando a uma possível inscrição. 

2. Aposte em um sistema CRM  

Muitas instituições de ensino ainda possuem um processo de captação de alunos complicado e cheio de etapas que acabam atrapalhando os candidatos ao longo da jornada de matrícula. 

Mas usando uma ferramenta que gerencia todas as etapas de relacionamento com seu futuro aluno, o processo se torna mais simples e transparente para todos envolvidos, ajudando a melhorar os resultados das suas campanhas de captação de alunos. 

Além de otimizar a comunicação e reduzir carga de trabalho dos seus colaboradores, um sistema CRM possui integração com diversas plataformas para gestão dos diferentes canais de aquisição de leads. Você pode organizar e centralizar os leads gerados por todos os canais (online e offline), fazendo a segmentação e qualificação dos mesmos, mensurando os resultados dos times de marketing e comercial.  

Com o um CRM, todas as equipes envolvidas conseguem acompanhar toda a jornada do lead dentro do funil e consegue consultar históricos de um potencial aluno.   

3. Crie canais de comunicação omnichannel e interaja com seu público

Adotar estratégias de omnichannel é fundamental na estratégia de captação de alunos. Algumas instituições de ensino criam vários canais de comunicação com seus potenciais alunos, mas não respondem em tempo hábil.  

Quando todos os canais de comunicação estão alinhados, o relacionamento entre a instituição e os candidatos e alunos se torna mais forte, já que a marca por trás de cada canal é a mesma. Além disso, com um atendimento rápido, ágil e multicanal, a impressão deixada pela sua instituição será muito melhor. 

A equipe de atendimento deve estar treinada e preparada para atender os potenciais e atuais alunos de forma rápida, eficiente e empática, mesmo que a conversa decorra por canais de comunicação diferentes. 

4. Faça uma boa pesquisa com seus alunos 

Antes de você desenhar uma estratégia para captação de alunos, você deve pesquisar e conhecer a fundo os seus alunos atuais. Eles são a melhor fonte para que você saiba o que os seus futuros alunos querem, por isso, as equipes de marketing e/ou comercial devem estar presentes nas salas de aula, corredores dos prédios e ouvir o que os alunos estão falando.  

Os seus alunos conhecem os medos e anseios dos seus potenciais alunos, afinal, eles já passam por todo esse processo. Indo além, você vai saber a fundo quais as maiores preocupações sobre a instituição de ensino que vão escolher, o que esperam colher de frutos no futuro a partir do curso escolhido. 

Com essas informações em mãos você já pode começar a desenhar sua estratégia, construindo o discurso de vendas direcionando para quem está segmentando, ou seja, o tipo de aluno que você quer atrair para sua instituição e quais os cursos você quer ter mais matriculados. 

5. Monitore os resultados do marketing educacional 

Para saber se a sua estratégia está gerando os resultados que você espera e também melhorar o que for preciso da sua estratégia até a próxima campanha de captação de alunos, é muito importante que as equipes de comercial e marketing monitorem o resultado das campanhas realizadas.  

A análise do resultado de cada ação realizada te ajudará a entender exatamente quais as estratégias estão apresentando melhores resultados e as que precisam ser melhoradas, repensadas ou descontinuadas.  

Outro ponto relevante em relação a ser analisado são as informações demográficas dos visitantes que estão interagindo nos canais de comunicação da sua instituição. Desta forma, a equipe de marketing tem a chance de segmentar e criar estratégias para alcançar as suas personas de forma mais assertiva. 

Acompanhar o desempenho das ações é muito importante para eliminar possíveis falhas, antes que elas se transformem em problemas maiores, além de potencializar os resultados do marketing educacional, principalmente no objetivo de captar potenciais alunos

Como está a estratégia de captação de alunos da sua instituição de ensino?

A captação de alunos é um grande desafio para qualquer instituição de ensino nos dias atuais. Diversos fatores contribuem como obstáculos, principalmente pelo fato dos alunos terem muitas opções, e, por isso, as instituições devem estar atentas ao promoverem uma experiência única aos potenciais alunos. 

A estratégia de captação é apenas o primeiro passo para o ingresso dos candidatos, mas a instituição deve criar uma conexão com seus leads e candidatos, sem deixar de construir um relacionamento duradouro com os atuais alunos. 

Gostou do texto? Qual dessas dicas de Marketing Educacional você aplica ou pretende aplicar na instituição de ensino em que trabalha? 

Caso tenha alguma dúvida, compartilhe nos comentários! 

Sobre o autor:
Jade Nascimento
Analista de Marketing Digital na CRM Educacional.
Mais Recentes
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias