(31) 2531-3161
WhatsApp
ações para otimizar a inscrição

Ações poderosas para fazer um candidato pagar a taxa de inscrição

Um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições de ensino no processo de captação de alunos é fazer com que um candidato pague a taxa de inscrição. Sabemos que existem várias barreiras na jornada até a matrícula e uma delas, é fazer com que o candidato pague a taxa de inscrição e passe para a próxima fase do funil é, sem dúvida, uma das maiores barreiras das IE’s.  

A sua instituição sabe quais barreiras ela coloca para que os inscritos se tornem inscritos pagos?  

Muitas instituições ainda têm uma certa dificuldade em entender que o impedimento para um inscrito não se transformar em um inscrito pago pode não ser o valor da taxa. Você deve se atentar para um ponto que muitos candidatos levam em consideração e a sua IE pode estar fazendo é, não oferecer uma experiência muito positiva para os candidatos, fazendo com que eles desistam de ser seu aluno nessa etapa da jornada. 

Por isso, é muito importante termos sempre em mente o quão difícil é escolher uma Instituição de Ensino para estudar. É uma decisão extremamente delicada e que traça boa parte do futuro de um jovem que está saindo de um ensino básico. 

Você sabe se todos os seus inscritos pagam a taxa do vestibular?  

Pergunto isso, pois quero te mostrar que qualquer pedra no caminho de um candidato, pode deixá-lo inseguro afastá-lo da tomada de decisão. Então devemos procurar soluções que facilitem a jornada do possível alunos até que ele se torne efetivamente um aluno da sua IES. Mais exatamente na fase de pagamento da taxa de vestibular.  

Antes de pensar no que se pode fazer para que mais inscritos se tornem inscritos pagos, deixa eu te fazer algumas perguntas: 

Quantos inscritos não se tornaram inscritos pagos na sua última campanha de vestibular? Quanto dinheiro sua instituição de ensino perdeu só por não apresentar uma inscrição facilitada para o interessado?                                                                                                            

Agora te faço uma última pergunta: quantas formas de pagamento você oferece HOJE para o pagamento da taxa de vestibular?  

Tudo o que a sua instituição não quer é perder um candidato por um fator tão pequeno em relação a outros tão importantes como a qualidade de ensino, por exemplo.  

Então vamos resolver este problema de uma vez por todas! Procure facilitar ao máximo que um interessado se torne um inscrito pago e fornecer várias opções de pagamento para a taxa de vestibular é fundamental para o conforto e a segurança do seu futuro aluno.  

Opções de pagamento na etapa de inscrição

Após ter atraído um interessado até sua ficha de inscrição, seu papel é facilitar a jornada deste futuro aluno até a matrícula. Ofereça várias opções de pagamento para este interessado! Não crie barreiras para a sua evolução no funil.  

O que acha de permitir que seu futuro aluno possa realizar esse pagamento de outras maneiras além de boleto bancário? Busque trabalhar com uma ficha de inscrição que facilite que o interessado pague a taxa da maneira que ele desejar. Seja por cartão de crédito, débito ou boleto, mas dê a ele o poder de escolha.  

Além disso, você pode oferecer uma ficha de inscrição integrada à uma plataforma de pagamento on-line, contendo várias opções de pagamento com cartão de débito, crédito ou boleto. Dessa forma, você abrange todas as possibilidades e agrada seu público. 

Renovação de vencimento do boleto  

Outro grande empecilho, mas de simples resolução, é quando o candidato perde a data de vencimento do boleto. Isso pode refletir facilmente em uma desistência. Afinal, ele pode não entrar em contato com a instituição buscando uma alternativa e acaba desistindo por achar que não tem solução ou que dá muito trabalho resolver isso. Tenho certeza de que se este candidato entrasse em contato com sua IES vocês resolveriam esse caso prontamente. Mas e se trabalharmos com a hipótese dele não ligar? Vocês vão perder esse possível aluno? 

Programe sua régua de relacionamento automatizada para enviar por e-mail, a cada dois ou três dias, um novo boleto com a data de vencimento atualizada para todos os candidatos inscritos e não pagos. Com o CRM você consegue fazer isso de forma automática, porque gerar milhares de boletos novos, a cada dois dias, e mandá-los manualmente por e-mail, é inviável para tantos candidatos que você pode acabar perdendo alguns alunos. 

Cupons de desconto

Um desconto na taxa de matrícula pode ser um grande diferencial para que o aluno opte por ingressar em sua instituição de ensino. 

Uma boa estratégia de marketing, focada no resultado a longo prazo, entende que um pequeno desconto inicial gera um grande volume de novos clientes e um faturamento expressivo, que compensa essa “perda” no momento da atração. Qual é o ganho que a IES tem quando tem um aluno matriculado? Será mesmo que essa receita não paga os custos envolvidos na conquista deste novo aluno? 

Por isso preciso reforçar o quanto o acompanhamento do funil de captação de alunos é imprescindível para que você consiga fazer essa ação com sucesso. Identificando que o candidato não evoluiu para o estágio de inscrição paga, você pode diminuir esta barreira oferecendo cupons de descontos. Que isentam parte da inscrição ou até mesmo todo o valor da inscrição. 

Todas essas ações são capazes de melhorar, e muito, seus números de inscritos pagos. Utilize estas técnicas já na sua próxima campanha de captação de alunos e, caso precise de ajuda, conte conosco. E lembre-se: Tudo isso está ao seu alcance! A adoção de todas essas técnicas fica extremamente simples de serem implementadas e gerenciadas com o auxílio de um sistema CRM. Você pode levar mais diferenciais para sua IES e ser o responsável pelos resultados que certamente alcançarão. 

Como o CRM Educacional pode auxiliar

O CRM automatiza os seus processos, auxilia na mensuração dos resultados e garante mais velocidade nas tomadas de decisões. Se você ainda não conhece esta poderosa ferramenta, vale à pena conferir seus benefícios para aumentar a captação de alunos na sua próxima campanha. 

Espero que este texto te tenha feito pensar sobre a importância de reduzir as barreiras no caminho de um futuro aluno. E acredite, um simples fator como a forma de pagamento pode afetar drasticamente seus números de inscritos pagos. Assim, refletindo no seu número de matriculados ao final de uma campanha de vestibular. 

E não se esqueça de acessar as nossas Redes Sociais (You TubeLinkedin e Instagram) para não perder nenhuma novidade! 

Sobre o autor:
Jade Nascimento
Analista de Marketing Digital na CRM Educacional.
Mais Recentes
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias