A régua de relacionamento da sua IE está alinhada com seu público?

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
BLOG 10

Quem trabalha na linha de frente da captação de alunos em instituições de ensino superior sabe que em alguns períodos a movimentação pode ser intensa. A régua de comunicação pode ajudar e muito nesses períodos.

Em tempos de processo seletivo, a procura aumenta. E por isso que as atividades vão se multiplicar muito para quem precisa coordenar e executar todo o processo de atração, captação e matrícula de alunos

E principalmente quando falamos de estratégias de captação sustentáveis, tudo isso pode ser um desafio que se renova a cada dia. Afinal, estamos sempre lidando com mudanças provindas do comportamento do nosso público.

Essas mudanças aliás, não seriam um problema (tão grande) se a régua de comunicação da sua IE não precisasse de refação e análises em tempo real. Isto é, ela merece acompanhamento a todo o momento e deve receber adaptações de acordo com o que é demandado pelo mercado.

Daqui surge a pergunta: será que a régua de comunicaçãoda sua IE está alinhada com o que o seu público espera receber?

Mas você pode entender isso olhando em volta e se informando sobre o contexto que estamos vivendo.

Um exemplo disso é entender que estamos em um período complicado da política de investimentos em educação. Que faz com que as pessoas procurem mais por cursos de valor acessível e auxílios financeiros para que possam realizar toda a grade curricular sem precisar trancar a matrícula.

Este contexto faz os seus candidatos repensarem a possibilidade de permanecer em um curso superior durante 4 anos sem nenhuma interrupção. Já pensou nisso?

Outro exemplo é a geração que está entrando na sua IE desde 2018 (os millennials ou geração z), que são um público de fato muito diferente, com novas demandas. Principalmente relacionado ao tempo de atendimento e a forma com que podem entrar em contato com a sua IE.

Isso sem falar em todas as questões de mercado e tempo de aprendizado, que são uma tendência cada vez mais ágil entre os jovens. 

Então, por que a sua régua de comunicação ainda não está levando em conta que seu público está mudando suas prioridades de lugar?

Mesmo com todo este contexto, a recomendação inicial é: não precisa entrar em pânico. E nem mesmo pressionar ao máximo seu setor de marketing, vendas e atendimento para entregar resultados e metas batidas.

Além disso, não ser uma forma de estímulo à cultura da sua organização. Mas pense que você vai pressionar as pessoas que vão ter contato direto com seu público – metas não são alcançadas sem testes, falhas e tentativas (até o momento de acertar).

Antes de pensar nisso, que tal analisar como o seu fluxo de atendimento está alinhado com o seu público?

Estamos falando da régua de comunicação que está ativa na sua instituição. Como decorre todo o processo de atendimento. Sanar dúvidas e distribuição de outras informações durante o processo de condução do lead pelo funil da sua IE?

Estamos lidando com uma geração hiperconectada e que possui muitas opções.

E por mais extensa que pareça a jornada para parear com concorrências maiores, sua IE não está fadada ao fracasso. A forma de se diferenciar de tantos concorrentes é a assistência (algo do qual falamos muito por aqui).

Matricular mais alunos: um trabalho de monitoramento e relacionamento

Captação de alunos para a modalidade EaD: saiba como aprimorar sua estratégia

Literalmente, entender que seu lead/consumidor precisa ser alimentado com todas as informações que precisa desde o momento em que pesquisa pelo curso que a sua IE oferece e entra no seu site ou rede social. Sim, seu relacionamento começa pela sua presença na internet) até o momento em que ele decide fazer o processo seletivo da sua instituição e começar a cogitar a matrícula.

Isso se chama assistência. Tem a ver com o interesse que o lead vai sentir do seu atendimento. Basta pensar: você precisa saber sobre um curso de engenharia civil. Por que estaria recebendo e-mails e mensagens de descontos especiais para o curso de psicologia? Mas é aqui que a utilização de um sistema crm verticalizado para instituições de ensino pode ser uma chave de ouro.

Conclusão

Por isso pense no seu candidato como uma pessoa, e entenda que relacionamentos são construções de diálogos que fazem sentido para todas as partes envolvidas na conversa.

Entenda que para se comunicar melhor, é preciso que haja conhecimento. E este conhecimento deve ser comum a todo o setor, para que em todas as fases do atendimento, seu candidato se sinta devidamente acolhido.

Se o seu público se movimenta de forma rápida, pense que a sua IE deve se portar com agilidade. 

Afinal, estamos falando de uma geração multicanal, e altamente crítica. Seu comportamento também define muito sobre quantos alunos você vai captar e matricular nos próximos processos seletivos.

Então vamos juntos modificar a forma de pensar no seu candidato durante todo o processo de captação de alunos?

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.