Estratégias para personalizar a Régua de Relacionamento da IE

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
régua de relacionamento

A 6ª edição do CRMaker Summit, realizada em 2021 abordou temas tão incríveis, que vamos fazer alguns resumos para você. Neste artigo, trazemos as melhores práticas e estratégias para personalizar a Régua de Relacionamento da sua IE.  

Quer saber mais? Então continue a leitura e conheça as melhores práticas, estratégias exclusivas e inovadoras e porque elas são fundamentais para alcançar os resultados de metas de captação e permanência de alunos a cada novo período.  

A Consultora de Marketing Educacional no SADEBR, Bruna Gomes, apresentou as melhores estratégias a serem desenvolvidas pelas IE, para alcançarem melhores resultados na captação e permanência de alunos. 

Começando pelo “por que” 

O mercado educacional tem mudado muito nos últimos tempos. Antigamente, a maioria das instituições de ensino não se preocupavam em fazer a captação ou grandes investimentos. Pelo fato de que os candidatos por si só já sabiam em qual instituição estudar.  

Mas as mudanças continuam acontecendo e principalmente com mais frequência acompanhando as tecnologias. Por isso as instituições precisam se atentar em mudar o seu mindset ou provavelmente o número de captação de alunos vai tender a cair. E é sobre isso que vamos falar hoje. 

Então vamos lá? 

Sabemos que enquanto estamos vivendo na pandemia, estamos lidando com o novo o tempo todo. Precisamos entender como a gente deve se adaptar com esse momento. Então a Bruna apresentou em sua palestra dois pontos que hoje são desafios para as IE’s. 

Por que o aluno deve comprar um curso presencial se as aulas serão online ou híbridas? 

Como acompanhar o cenário e continuar mantendo as taxas de atração e conversão de alunos? 

Réguas de relacionamento 

É neste momento que entram as réguas de relacionamento. Elas são o meio mais eficaz e umas das formas mais baratas de gerar novas receitas e manter o aluno sempre acompanhando a instituição. 

E a pandemia trouxe uma atenção para olhar dificuldade de professores, de alunos com tecnologia, de ambiente virtual e principalmente de relacionamento. Já que um dos maiores desafios tem sido como manter um relacionamento com candidatos e alunos a distância e fazer esse relacionamento dar certo.  

E para ajudar nisso, tem muitos tipos de réguas que podem ajudar a sua instituição em diversos momentos da jornada do candidato e do aluno.  

Mas como saber que tipo de comunicação utilizar? 

  1. Listar os públicos que a sua instituição pretende trabalhar, e identificar em qual etapa do funil se encontram. 
  1. A depender do público devemos atuar com uma linguagem mais jovem, menos formal; 
  1. Conteúdos curtos e atuais; 
  1. Ter continuação na sua régua de relacionamento. 

Precisamos ser eficazes, objetivos e existem vários tipos de públicos. Como por exemplo trazer novos alunos, seja de uma campanha específica de comunicação, ou uma lista de leads que não converteram no intake anterior. Sempre adaptando a linguagem para o tipo de público, se ele é mais jovem ou mais sênior, para o tipo de curso por exemplo. 

É sempre importante lembrar que se a instituição ainda não usa a régua de relacionamento, ela deve começar aos poucos. Mas também entendendo seu público, o que ele consome, quando e onde.  

Vou deixar aqui alguns modelos de réguas para que a sua instituição possa se inspirar. E claro, você sempre deve fazer o que funciona para a sua IE. Se você quiser aprofundar em cada uma dessas réguas, é só assistir a palestra completa, lá a Bruna explica sobre como usar cada uma delas. 

Tipos de réguas 

  • 1: Cadastro de interessados: (quais tipos de cadastro eu quero saber, principalmente quando eu recebo um cadastro no receptivo, como: alguém ligou ou foi presencialmente) 
  • 2: Jornada de inscrição do candidato; 
  • 3: Régua de conscientização de pagamento da mensalidade em dia; 
  • 4: Régua de relacionamento com escolas parceiras; 
  • 5: Régua de eventos 

Além das réguas, ela conta como você pode personalizar cada meio de comunicação dentro da régua que você escolher. Como você vai medir todos os resultados tanto da régua quanto de cada meio de comunicação que utilizar.  

Os melhores meios de comunicação para utilizar nas réguas, são o sms, email marketing, whatsapp (é importante procurar uma empresa que é recomendada pela empresa) e o call center. Sim, o call center ainda é uma ferramenta que as pessoas utilizam muito e ela entrega muito resultado. 

Você só precisa tomar cuidado para não exagerar. O objetivo da Régua não é encher seu candidato ou aluno de e-mails, SMS, WhatsApp ou ligações. Mas sim enviar a comunicação certa, no momento certo e ajudá-lo ao longo da sua jornada. 

Conclusão 

Dessa forma, uma régua de relacionamento automatizada permite que seus leads, candidatos, futuros e atuais alunos desfrutem de um relacionamento muito mais positivo e personalizado.  

Para automatizar sua régua de relacionamento, trabalhar o funil de captação de alunos e melhorar seus resultados você pode contar com um sistema CRM especializado para IE’s que querem melhorar seus resultados de captação.  

Assim você acompanhará a evolução dos seus candidatos e alunos e personalizar esse processo de maneira simples e autônoma. 

Conseguiu entender os benefícios de trabalhar com a automação da régua de relacionamento? Já enxergou a sua instituição de ensino nessa realidade? 

Recomendações 

Então se chegou até aqui, você já possui algumas informações sobre as quais precisa refletir. E assim analisar o posicionamento da sua IE em relação as réguas de relacionamento utilizadas hoje. Ainda assim, você pode ter acesso ao conteúdo completo dessa palestra, que está disponível em nosso Canal do Youtube.  

Vou deixar também, outros conteúdos complementares que poderão ajudar muito a sua instituição de ensino. 

» O que é uma régua de relacionamento e por que automatizar com o seu aluno 

» Como automatizar a régua de relacionamento na captação de alunos 

» A régua de relacionamento da sua IE está alinhada com seu público? 

» 3 modelos de automação de relacionamento personalizado para momentos de alta pressão 

Clique aqui e assine nossa newsletter para ficar por dentro de estratégias e insights exclusivos do mercado educacional! 

Atualmente Coordenadora de Marketing na CRM Educacional. Possui 6 anos de experiência na área de comunicação e marketing e 2 anos na área de educação. É formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, possui MBA em Marketing e Vendas pela PUC Minas.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.