Como aumentar a captação de alunos em cursos EAD

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
POST BLOG CAPTA

Em um período no qual a educação toma diferentes proporções e começa a entrar na vida dos estudantes de uma maneira alternativa, surge o EAD (Ensino a distância). Que é um modelo de grade fácil de encaixar nas rotinas aceleradas do público que pretende cursar uma graduação, pós-graduação. Ou quaisquer outros tipos de cursos de aperfeiçoamento. Isso claramente muda um pouco a percepção das IE acerca dos modelos de captação de alunos.

Neste contexto a construção do conhecimento é feita de acordo com horários mais flexíveis, facilidade de acesso e tecnologias de interação, o que tem sido o foco de melhoria nas IE que oferecem este tipo de ensino.

E esta modalidade oferece variedade de grades e modos de operação: ela pode ser 100% EAD, pode ter provas ou algumas aulas presenciais, encontros. A escolha de como irá funcionar o curso é muito personalizada de acordo com o público da instituição.

captação de alunos ead

A possibilidade de estudar em qualquer lugar e em qualquer momento possibilita também alunos com problemas de locomoção. Além de integrá-lo com diferentes colegas de classe, pertencentes a culturas diversas. O que de fato coloca o fator da possibilidade de realização de networking evidente.

Por fim, é um dos meios mais inclusivos de difusão de conhecimento dos tempos atuais.

E só para começar a falar sobre captação. E assim entender o contexto de vivência diária do seu aluno pode ser um bom passo inicial para adaptar suas estratégias a ele.

O fato é que apesar de toda esta gama de possibilidades e vantagens do EAD. As IES ainda tem dificuldades em captar novos inscritos e convertê-los em matrículas.

Mas será que é muito diferente do que captar alunos para a modalidade presencial?

Talvez por ser um estilo novo de aprendizado, haja resistência por parte do público. E nesse ínterim o que cabe à IE é oferecer informação, mantendo um relacionamento consistente e confiável com os interessados em ingressar na sua IE.

Afinal, relacionamentos são construídos de acordo com a qualidade das comunicações e conversas entre IE e potencial aluno.

Portanto, a regra de ouro, da qual sempre falamos é: conheça seu cliente. Comunique o necessário, mas escute seus questionamentos e responda a eles de forma coerente. Assim como você já deve fazer quando se trata de captação de alunos para a modalidade presencial. Mas não se esqueça que o foco da sua comunicação será um pouco diferente no caso da construção de credibilidade no EAD da sua IE.

Apresente todas as qualidades e claro, assuma as falhas e tente desenhar soluções coerentes.

Algumas das dúvidas que estão presentes no momento de consideração do lead por um curso EAD são: se a sua IE oferece cursos EAD em concordância com as exigências do Ministério da Educação (MEC), se há encontros interativos, se o valor dos cursos é acessível, quais as tecnologias utilizadas para transmissão do conhecimento,  entre muitas outras.

Então não existe receita de bolo: o trabalho aqui é de observação de dados, escuta e geração de insights.

E como o CRM Educacional pode ajudar na captação de alunos para EAD?

Além de colocar os ouvidos da sua IE a postos, mantenha suas réguas de relacionamento sempre atualizadas. O CRM Educacional pode te ajudar nisso a partir do uso da inteligência artificial, além de machine learning como projetores de dados capazes de transformar suas estratégias de relacionamento com o aluno. Isso inclui modelos preditivos de inscrição, que geram insights sobre quais leads têm mais possibilidade de converter. Oque faz com que a sua equipe entenda onde alocar seus esforços.

Entenda que sua IE está oferecendo um modelo de estudos que oferece muitos benefícios para o aluno interessado. Mas ele não necessariamente sabe disso – e muitas vezes não conhece como funciona na sua IE.

Fale com a gente e saiba como podemos, juntos, tornar o EAD da sua instituição um sucesso de vendas!

Diretor de Marketing e vendas na CRM Educacional, com mais de 15 anos de experiência em tecnologia para gestão de relacionamentos no segmento educacional. Possui formação em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduação em Empreendedorismo, Inovação e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Dedica-se a ajudar Instituições de Ensino a profissionalizar seus processos de captação e permanência de alunos e já atuou em mais de 200 das melhores instituições de ensino brasileiras, além de grupos internacionais.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.