Como usar o Google Adwords no funil de captação da sua IE

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
10

Captar e reter alunos é uma preocupação que gestores de IES têm durante todo o semestre ou ano. Por isso, sua instituição deve tomar diversas ações com essa finalidade, entre elas, investir em campanhas no Google Adwords.

Falaremos, neste post, sobre algumas maneiras de usar o Google Adwords em seu funil de captação. Então continue a leitura e confira!

As palavras-chave de buscas feitas por alunos no Google Adwords

Segundo o IBGE, continua crescendo o número de alunos com formação superior, sendo grande parte deles composta por jovens. Então não podemos negar que eles correspondem ao público que mais está conectado à internet por notebooks, tablets e celulares.

Toda vez que eles têm alguma dúvida, o Google e outros buscadores online são os canais aos quais eles recorrem. Por isso, conhecer os termos de busca que os alunos inserem nesses canais é o primeiro passo para criar campanhas de Google Adwords que devem ser configuradas de acordo com essas palavras-chave.

Então veja algumas dessas principais buscas!

Faculdade de (…)?

Essa é uma busca direta que as pessoas fazem ao querer saber mais informações sobre determinado curso. Portanto, é importante que a sua IES tenha páginas com bons conteúdos a respeito de cada curso, cujos volumes de busca mensais podem variar.

Qual carreira seguir?

Buscas por informações sobre carreira também são realizadas nos motores de busca por aqueles que ainda estão em dúvida sobre qual profissão seguir. Por isso a importância de ter um conteúdo a respeito e que traga a palavra-chave “qual carreira seguir”.

Quais profissões estão em alta?

Embora seja parecido com o item acima, “profissões em alta” é uma palavra-chave com um volume de busca maior, segundo o relatório da ferramenta SEMRush. Então, esteja atento às profissões mais exigidas pelo mercado e que têm conexão com os cursos oferecidos pela sua IES.

Algumas maneiras de fazer campanhas do Google Adwords para captação de alunos

Campanhas da rede de pesquisa

Esse tipo de campanha do Google Adwords é destinado à criação de anúncios que são exibidos nos resultados de pesquisas do Google de acordo com as buscas que as pessoas fazem.

Anúncio de texto

Esse anúncio possui título, duas linhas de descrição (as duas com limites de caracteres) e a URL anunciada.

Anúncio dinâmico da rede de pesquisa

Esse tipo de anúncio é ótimo para instituições que têm muitos cursos, pois mesmo se um não estiver presente em uma campanha com palavras-chave, ele será listado. É necessário ativar uma configuração na campanha. Através de buscas no google geram-se os anúncios.

Anúncio somente para chamada

Recebem chamadas telefônicas daqueles que estão procurando por algo no Google, sendo o formato ideal para levar as pessoas a entrarem em contato com o call center da sua IES.

Campanhas da rede de display

Exibidos em sites e aplicativos de terceiros no formato de banner. Por isso, a principal função da rede de display é atingir públicos relevantes ao objetivo da campanha (no caso, captar alunos).

Remarketing

As pessoas que já visitaram seu site ou blog recebem esse anúncios. Por exemplo: se uma pessoa acessa a página de cursos, poderá ver um anúncio momentos ou dias depois em formato de banner dizendo “Matricule-se já!”.

Campanhas de vídeo

Exibidos tanto no YouTube quanto em sites parceiros que disponibilizam anúncios de display.

In Stream CPV

São os anúncios exibidos no YouTube com a opção “pular”. Por se tratar de CPV (custo por visualização), a cobrança ocorre apenas quando a pessoa assiste, pelo menos, 30 segundos de vídeo.

Como dissemos no começo do artigo, variadas são as formas de captação de alunos, sendo esses tipos de anúncio no Google Adwords algumas delas. Para conhecer mais, lhe convidamos então a baixar a nossa enciclopédia de captação de alunos!

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.