(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Tendências e desafios de Inteligência Artificial e Big Data para educação

Tendências e desafios de Inteligência Artificial e Big Data para educação

Publicado em 07 agosto 2018 e escrito por

O título deste texto sobre Inteligência Artificial e Big Data para educação, antecipa o tema do evento que participamos, a convite da empresa HEKIMA, no Painel Business: “Como empresas têm aplicado soluções de IA para vencer desafios de negócio.”.

Durante a apresentação, que aconteceu na aceleradora do Itaú em SP (CUBO), expliquei como uma solução de predição de evasão de alunos, utilizando Inteligência Artificial, pode ajudar as instituições de ensino a personalizarem seus atendimentos com rapidez e eficiência de resultados.

Mas se você estiver se perguntando: Porque não participei desta palestra? Calma! Neste texto, vou repassar um resumo do que falei e do que aprendi no evento e como sua estratégia pode ser melhorada com o uso da big data e da inteligência artificial (IA).

O Futuro da tecnologia na educação

Uma boa infraestrutura tecnológica é capaz de aumentar os lucros da sua instituição de ensino, mais do que se pode imaginar. O uso de softwares voltados para a captação e para a retenção de alunos, baseados no cruzamento de dados e IA especializada auxiliam no aumento do volume de matrículas a cada período – sem esforço ou grande necessidade de capital humano.

A utilização de sistemas específicos permite a abertura de um canal de diálogo com os alunos atuais e com os potenciais, aumentando o número de discentes satisfeitos e a interação preditiva para com eles. Mas, antes de falar da perspectiva de tecnologia e do uso de softwares educacionais em uma instituição de ensino superior, é preciso entender em que consiste a big data e a IA, vamos compreender:

Inteligência artificial

A inteligência artificial é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou softwares, que, no caso da educação, têm como intuito auxiliar no processo de relacionamento e de aprendizado, através da análise de dados e da identificação de padrões – por exemplo, de erros e de acertos dos alunos.

Big Data

De uma forma bem simples, big data pode ser definida como um grande volume de dados e de informações que precisam fazer sentindo, através de um sistema capaz de interpretá-los. Com uma ferramenta digital eficaz, é possível encontrar estes dados específicos, organizá-los, relacioná-los e analisá-los para que sejam úteis ao projeto em questão.

Isso é essencial na educação, pois, acompanhando as informações dos interessados em cada etapa do processo de experiência com a instituição, a IES pode tentar garantir que sejam jornadas satisfatórias e que os levem à matrícula e à retenção até o seu diploma.

Como é possível aplicar os conceitos

Este “presente tecnológico” está transformando o mundo da educação em um ritmo acelerado. A tecnologia está tornando-se parte integrante das salas de aula, tal como antes estava o giz e o quadro negro.

Em uma aula teórica, por exemplo, o professor pode selecionar online as questões que quer desenvolver em classe; pedir aos alunos que assistam aos vídeos para se prepararem para a aula e, depois dela, completem os exercícios também via internet. Ou, no modelo EAD , criar uma plataforma adaptada de ensino para cada aluno, pode trazer uma “playlist” de vídeos, textos e exames elaborada conforme suas preferências e suas deficiências de ensino.

Mas, mesmo com todos estes artifícios, o trabalho de predição da evasão dos alunos deve se estruturar em dados do comportamento e da ação do aluno com relação a instituição. E é aqui que está o grande diferencial das instituições que combinam o uso da IA, da Big Data e das ferramentas especializadas no mercado educacional.

Inteligência Artificial e Big Data para educação com à expertise do CRM Educacional

O software CRM Educacional é capaz de relacionar as informações prévias dos atuais e futuros alunos, para saber desde quando um candidato faz a inscrição, qual a probabilidade dele se matricular na instituição e analisar o momento mais crítico de possibilidade de evasão do aluno na instituição.

Através das dimensões Geográfica, Acadêmica, Financeiras e Comportamental é possível integrar todas as informações estratégicas em uma plataforma de gerenciamento do relacionamento e estabelecer as melhores estratégias em cada caso e de acordo com o posicionamento da sua IES no mercado. E isso é apenas o começo, pois as possibilidades estratégicas são muitas.

Descubra agora como reter alunos com o CRM Educacional.

Quer ter acesso a mais dicas? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias