TI estratégico ou operacional na sua IE? Saiba as diferenças

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
16

Para que a estrutura tecnológica de uma instituição funcione bem, o departamento de TI é essencial. Contudo, a sua IES conta com um departamento mais voltado ao parte TI estratégico ou operacional?

Para que você compreenda como o TI deve ser inserido na estratégia da sua instituição e quais são os benefícios que isso pode trazer, acompanhe este artigo!

Qual é a diferença entre TI estratégico ou operacional?

TI operacional é o departamento que executa as tarefas diárias da instituição de modo que os recursos estejam sempre disponíveis e funcionais.

Por exemplo: imaginemos que a sua faculdade tenha uma rede interna cuja internet oscile muito ou simplesmente caia. É função do TI operacional verificar o que está acontecendo e fazer a internet voltar a funcionar.

Já o TI estratégico é voltado ao desenvolvimento de projetos que vão ao encontro dos objetivos da universidade.

Por exemplo: vamos imaginar que o mesmo problema anterior persista, a conexão da internet fica muito devagar ou cai, dificultando o trabalho dos seus colaboradores. A tarefa do TI estratégico, então, é desenvolver uma solução para que isso não aconteça mais.

Afinal, se a internet estiver ruim, o atendimento ao aluno não poderá ser bem prestado. O que pode prejudicar as metas e, consequentemente, os objetivos da empresa.

Como fazer um setor de TI estratégico?

Se sua IES tem um departamento de TI operacional, então é importante envolvê-lo nos processos de decisão da IES para torná-lo mais estratégico.

Além disso, ter um contato mais próximo com os outros departamentos e com os seus gestores, isso também conta com uma série de ações cotidianas, tais como:

  • Análise de dados;
  • Otimização dos equipamentos;
  • Controle de riscos;
  • Aumento da qualidade;
  • Diminuição de falhas;
  • Informações para tomada estratégica de decisão.

Deixar os membros de TI alinhados com esses pontos poderá trazer muitos benefícios à sua instituição.

E quais são os benefícios de um TI estratégico para a IES?

De todas as vantagens que essa implantação pode trazer à sua IES, podemos destacar:

Implantação de novas ferramentas

Para trazer novos alunos e reter aqueles que já estão matriculados é essencial ter uma boa gestão. Mas ela que deve ser feita por meio de um software.

Caso uma instituição ainda use uma planilha de Excel para fazer esse controle, ela estará suscetível a cometer erros e passar por grandes problemas, caso o arquivo se perca ou não salve as últimas inserções, por exemplo.

É nesse cenário que o TI estratégico pode atuar e sugerir a implantação de novas ferramentas, como um CRM para fazer esse trabalho.

Melhor qualidade no atendimento

Dentro de uma IES, o TI estratégico compreende que o atendimento ao aluno é muito importante. Por isso, o time pode trazer implementações tecnológicas que tornem o trabalho dos atendentes mais ágil, dinâmico e eficiente.

Isso otimiza a experiência que o público tem com a sua instituição. E a consequência disso não poderia ser outra: mais chances de novas matrículas e retenção de alunos!

Maior segurança da informação

Imagine que, no dia em que os alunos precisam renovar a matrícula, o site da sua instituição saia do ar devido a um ataque digital. Isso seria terrível, além de representar um risco grande para o semestre, certo?

Por isso, a segurança da informação tem se tornado tão importante e o TI estratégico pode garantir a proteção da instituição, mantendo-a num ambiente digital seguro e forte.

O que achou deste artigo sobre TI estratégico? Acredita que ele melhorará a performance geral da sua IES? Deixe um comentário e nos diga a sua opinião!

CTO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.