(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

A importância das ferramentas de automação no marketing

A importância das ferramentas de automação no marketing

Publicado em 03 novembro 2017 e escrito por

A relevância das ações do marketing para instituições de ensino deve ser encarada, assim como em qualquer outro segmento, como uma ferramenta para viabilizar vendas. Quando tratamos de educação, estamos falando especificamente sobre conseguir matrículas e fidelizar alunos pela automação no marketing.

Segundo o Censo da Educação Superior 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), houve uma queda no número de alunos nas faculdades e universidades particulares. Segundo o Censo, há no Brasil 34.266 cursos de graduação ofertados por 2.407 instituições de ensino superior, das quais 87,7% são privadas. Entre 2015 e 2016, elas perderam cerca de 16,5 mil alunos. A última vez em que isso ocorreu foi há 25 anos.

No post, mostraremos os benefícios de investir em ferramentas para o marketing nas instituições de ensino superior e falaremos sobre os objetivos que essa estratégia pode ajudar conquistar.

Os objetivos do marketing para Instituições de Ensino Superior

Essa é a meta primária e fundamental, que deve reger todas as estratégias de marketing da sua IES: conquistar alunos, pois é pelas novas matrículas que os maiores esforços são feitos. Mas, então, acaba aí? É só isso?

O marketing pode e deve fazer muito mais do que simplesmente conseguir matrículas! A propósito, como explicarei mais abaixo, para conquistar esse objetivo, outras metas precisam estar à frente.

Há também a necessidade de reter aqueles alunos que já estão matriculados, e isso pode ser feito por meio de uma aproximação maior, estreitando os laços de relacionamento e fazendo com que eles tenham a certeza de que a instituição onde estudam faz o melhor para os alunos.

Como aplicar as ferramentas estratégicas no marketing

As vantagens são inúmeras, especialmente quando você usa os meios digitais, tão fundamentais no contexto atual. Uma ferramenta de marketing personalizada permite que o setor direcione suas campanhas para o perfil exato do consumidor em potencial, e isso tem ótimos efeitos.

Mensurar resultados

Uma das principais vantagens é a possibilidade de mensurar os resultados das campanhas. Diante dos números, o marketing consegue saber se elas foram bem-sucedidas e, a partir daí, potencializar ou mudar algo.

Fortalecer o nome da instituição

O marketing também tem como objetivo fortalecer a marca, fazendo com que ela se torne referência no segmento. Ou seja, quando o público-alvo é lembrado pela instituição de ensino, por meio de mensagens e ligações estratégicas, este aluno posteriormente também se lembrará da instituição durante a suas escolhas.

Segmentar o alcance das estratégias

No marketing digital é possível fazer com que suas ações alcancem o aluno que a IES quer. A grande vantagem é não desperdiçar esforços e investimentos com quem não tem interesse no que você oferece.

Os primeiros passos para implementar as estratégias

Alguns passos são fundamentais implementar junto com ferramenta de automação no seu departamento de marketing para garantir que os resultados sejam os melhores possíveis.

Defina sua persona

Persona, ou buyer persona, é aquele perfil de quem tem interesse pelo seu serviço. Defini-la é o primeiro passo para que suas ações sejam pontuais. Afinal, atingindo esse cliente em potencial, você irá despertar sua curiosidade e até mesmo fazer com que ele decida pela sua IES.
Para identificar melhor a ação é preciso conhecer bem o candidato.

Saiba como nesse e-book publicado pelo CRM Educacional > COMO CRIAR BUYER PERSONAS PARA SUA INSTITUIÇÃO 

Crie canais de relacionamento

Grande parte do seu público está conectada, e é por isso que você precisa se fazer presente no maior número de canais possíveis. As redes sociais, por exemplo, são fundamentais para as ações de marketing digital. Portanto, se sua IES ainda não tem páginas nas principais plataformas, é hora de criá-las.

Contrate profissionais especializados

Você precisa estar assessorado por quem domina o marketing e suas estratégias. É fundamental ter esses profissionais no setor de comunicação para que utilizem todas as vantagens da ferramenta e pensem em estratégias voltadas para cada perfil de candidato.

 

Porque ferramentas de automação no marketing são essenciais para o marketing

Implementar as estratégias de marketing depende principalmente de quais ferramentas serão usadas. Por isso, a seguir, iremos conhecer algumas das principais ferramentas utilizadas atualmente.

Métricas

As Por meio delas, você consegue mensurar a eficiência dessas campanhas e direcioná-las de forma adequada.

Benchmarking

CRM

É um conceito que engloba as técnicas de gerenciamento do relacionamento com o cliente. O

Agora que você já sabe a importância do constante avanço do marketing para a sua instituição de ensino, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para ajudar outros gestores e diretores a ficar por dentro do assunto!

Entre em contato conosco e conheça as soluções que temos para você!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias