(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Como escolher a ferramenta de CRM para Instituição de Ensino

Como escolher a ferramenta de CRM para Instituição de Ensino

Publicado em 19 setembro 2017 e escrito por

O  último Censo da Educação no país, mostrou que  estão praticamente estagnadas as matriculas no Ensino Superior brasileiro. Por isso, mais do que nunca, o CRM é fundamental para a captação e retenção de alunos.

Saber escolher a ferramenta de CRM para Instituição de Ensino certa é uma parte importante do serviço do gestor. Afinal, a plataforma ideal deve atender às necessidades da sua instituição e ser capaz de oferecer os melhores resultados para você.

Como essa escolha deve ser feita com cuidado e depois de uma análise detalhada, preparamos este artigo com um passo a passo objetivo para escolher a ferramenta de CRM mais adequada para sua instituição de ensino. Confira!

Procure uma ferramenta que ofereça análise do perfil dos alunos

Uma das funcionalidades mais importantes de um CRM para a instituição de ensino é a possibilidade de mapear e analisar o perfil de cada candidato. Ao entender melhor quem são seus alunos, mais fácil será criar campanhas segmentadas ou direcionar esforços de captação e investimentos de uma maneira geral.

Por isso, é fundamental que a ferramenta de CRM conte com essa possibilidade de análise. Pensar em uma régua de relacionamento baseada nesse perfil é ainda mais importante: é por meio dessa medida que a sua instituição vai conseguir identificar quão perto um candidato está de se tornar um aluno matriculado, permitindo a você empreender os esforços específicos para cada perfil.

Tenha um CRM que mostre a situação de cada aluno

É interessante que o CRM para a sua instituição de ensino mostre a situação de cada aluno, mesmo após a matricula. Segundo o Censo da Educação Superior (MEC, 2015): 49% dos alunos abandonaram o curso para o qual foram admitidos, ainda no início da formação, entender as reclamações e os indícios de evasão é primordial para reter todo o investimento envolvido para a captação do estudante.

O aluno prestes a concluir o curso ou já concluído também merece atenção e pode receber uma abordagem para realizar outras graduações, pós ou MBAs ou cursos de extensão oferecidos.

Um aluno que está inativo também pode reativar sua matrícula com a campanha adequada, voltada ao motivo da sua desistência.

Assim, é fundamental considerar se a ferramenta CRM oferece esse tipo de recurso, de modo a favorecer os resultados de retenção da instituição.

👉 Aprenda mais sobre o assunto: 5 Dicas de captação e retenção para cursos EAD

Pense na modalidade de nutrição de alunos em potencial

Outra questão importante diz respeito ao fluxo de nutrição ao qual os alunos e candidatos podem ser submetidos. A realização de campanhas de e-mail marketing, ligações do call center e sms personalizados, são recursos importantes no aumento a conversão de matrículas e favorecem os resultados da instituição de maneira geral.

É importante avaliar o sistema CRM desse ponto de vista. O mais indicado é que a ferramenta não apenas permita ações automatizadas, mas uma análise de resultados criteriosos voltados para os parâmetros da área educacional, centralizando as informações e facilitando a gestão.

Considere o tempo de implantação da ferramenta de CRM para Instituição de Ensino

O tempo que a ferramenta leva para ser implantada depende de fatores que envolvem desde a sua robustez e suas funcionalidades até o suporte técnico. O ideal é que a ferramenta de CRM escolhida seja colocada o mais rápido possível, sem que isso comprometa a qualidade da sua operação e a campanha do vestibular que normalmente está acontecendo, durante a implantação.

Assim, é importante considerar o tempo estimado para implantar a ferramenta e escolher aquela que, junto das funcionalidades, faz mais sentido para sua instituição.

Agora que você já sabe como escolher a ferramenta CRM correta, vai ficar mais fácil garantir uma gestão de relacionamento com resultados ainda melhores de conversão!

Veja como fez o Centro Universitário do RN – UNI-RN

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE: