(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Campanha de vestibular: mensure sua performance com Adwords e Analytics

Campanha de vestibular: mensure sua performance com Adwords e Analytics

Publicado em 15 janeiro 2015 e escrito por

Que tal começar este ano novo com novas ideias para sua próxima campanha de vestibular? Afinal, tem coisa melhor do que começar um novo ano de trabalho com mais possibilidades de captação de alunos?

Pois então, gostaria de começar 2015 te deixando por dentro do que há de melhor sobre estratégias digitais para IES.

Não tem como falar de estratégias digitais sem falar do Google, aquele a quem sempre recorremos nas horas incertas, não é mesmo? Enfim, tenho certeza que você conhece essas duas ferramentas: Google Adwords e Google Analytics.

Se não conhece essas ferramentas, não se preocupe porque vamos falar mais sobre elas aqui. Agora, se já as conhece ou até mesmo as utiliza no site da sua IES, quero te mostrar como você pode usá-las nas suas campanhas de vestibular.

As ferramentas Google

Já tem um bom tempo que as grandes empresas utilizam ferramentas como o Adwords e Analytics para acompanhar seus resultados no meio digital. Essas soluções em conjunto, assim como outras semelhantes no mercado, permitem a análise de todas as atividades feitas no seu site, ou seja, você conhece quantas visitas, quantas pessoas abandonaram sem realizar nenhuma ação e quantas conversões seu site obteve no período de tempo estabelecido, por exemplo.

Fazer todas essas análises e utilizar as ferramentas em questão são indispensáveis para o sucesso de uma campanha digital, mas… e para as IES? Como analisar uma campanha de vestibular? Pense bem, normalmente se analisa o site como um todo, mas será mesmo que saber o número de visitas o site da sua IES recebe vai te ajudar na sua campanha de vestibular? Um visitante, seja em qualquer página do seu site, não necessariamente representa um futuro aluno. Até porque pode ser um aluno seu procurando por alguma informação.

Então como usar todo o potencial que o meio digital oferece aos seus usuários? Como mensurar os resultados de uma campanha de Adwords já que só o número de visitantes do site não são o suficiente para tal?

Se você já pensava em trabalhar ou se já trabalha com Adwords na sua campanha de vestibular, agora você pode otimizar ainda mais suas campanhas ou convencer seu gestor a fazer investimento em publicidade online comprovando ROI das suas campanhas de vestibular. Entenda como utilizar essas ferramentas na sua próxima campanha de vestibular.

Campanha de vestibular e o Adwords

O Adwords tem papel fundamental em uma campanha de vestibular, sabe por que? É ele que vai contar a todos os interessados que sua IES está com vagas abertas para novos alunos.

Já pensou? Todos que se interessem por um curso superior sabendo que você está com vagas abertas? E o melhor, agora você pode mensurar os resultados dessas campanhas.

Deixa eu explicar melhor como funciona. O Adwords é uma ferramenta que exibe os anúncios criados por você em toda rede de pesquisa e display do Google. É ai que está toda a mágica. Como o Google é o maior buscador do mundo, é certo que seus futuros alunos o utilizam quando vão procurar mais informações sobre o curso superior de seu interesse. Quando fizerem essa pesquisa, o Adwords mostrará, apenas à essas pessoas que já demonstraram interesse, o anúncio que você criou. Demais não é?

E se eu te dissesse que você pode descobrir quantos dos seus inscritos vieram de um anúncio do Adwords? Digo mais, você saberá quantos se inscreveram, quantos pagaram a inscrição e até mesmo o número de matriculados que vieram de um anúncio.

Pense bem, você vai descobrir quanto cada anúncio te da de retorno e qual é o curso mais atrai interessados por anúncios. Isso otimiza seus gastos e te da uma melhor visão para as suas próximas campanhas de vestibular. Seu gestor agora vai ver números! Quanto uma publicidade paga trará de retorno para sua instituição, não precisa mais ficar preso naquele “achismo” de que é gastar dinheiro atoa e “é melhor investir em TV”.

Saia do escuro! Trabalhe com uma ficha de inscrição que permita a inclusão de códigos e que a integração seja feita de acordo com os princípios do Google. Neste caso será possível mensurar a performance dos anúncios específicos de cada concurso sem duplicar códigos.

Aqui eu quero falar mesmo é da sua próxima campanha de vestibular, mas se quiser saber um pouco mais sobre o que é Adwords, leia o post do Galleger Ilhe que explica de uma forma simples e bem eficiente o papel dos links patrocinados.

Campanha de vestibular e Analytics

E o Google Analytics, qual a função dele nessa história toda? Mais uma vez a intenção aqui é te tirar do escuro!

O que você faz com os interessados que acessam sua ficha de inscrição mas não se inscrevem? Você tem noção de quantos possíveis alunos você perde logo nessa fase?

É aí que entra o Google Analytics!

Trabalhando com o Analytics integrado á sua ficha de inscrição, você pode comparar o número de interessados se inscreveram nessa sua campanha de vestibular, com o número de acessos que sua ficha obteve nesse mesmo período. Aí você descobre o tamanho da sua perda nessa fase do processo.

Ok, mas o que faço com essas pessoas que não concluem a inscrição? Dê uma olhadinha neste post, tenho certeza que isso vai te dar um gás ainda maior para este ano

Agora é só colocar tudo isso em prática! Caso sua ficha de inscrição ainda não esteja integrada com essas ferramentas, o acompanhamento da evolução do futuro aluno não seja algo presente no seu dia a dia, e se você precisa recorrer a outras áreas para conseguir todas essas informações que eu citei aqui, você precisa de um sistema CRM que comporte essas funções e potencialize suas ações de marketing.

Espero que divida comigo os resultados da sua próxima campanha de vestibular, tenho certeza que será um sucesso!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE: