Conheça 4 problemas que um CRM ajuda a resolver!

No ramo de educação, você provavelmente precisará manter contato com os alunos para falar sobre certos assuntos como:  renovação de matrícula,  inscrição em algum curso ou problemas com mensalidades.

Para disponibilizar esses dados, o melhor a fazer é ter um CRM bem estruturado. Além de reunir dados úteis sobre os alunos e leads, essa tecnologia também contribui para resolver vários outros percalços de administração na sua instituição.

Para esclarecer melhor o assunto, trouxemos aqui alguns dos riscos que você evita ao priorizar o CRM na transformação digital da sua IES. Confira!

1. Descentralização dos dados dos alunos

Você já passou por algum momento em que precisava muito encontrar um documento, mas ele estava misturado com um monte de outros papéis que não tinham nenhuma relação? Já encontrou o que procurava na prateleira de outra pessoa? Bem, isso é resultado da falta de organização e centralização de dados.

Com um software como o CRM Educacional, você pode utilizar apenas um canal para arquivar e recuperar qualquer informação necessária sobre a relação do aluno com a instituição. Isso vai economizar tempo e evitará problemas como a perda de dados durante o processo de retenção do candidato.

2. Problemas de comunicação interna

Boa parte do trabalho administrativo em qualquer negócio depende da facilidade com a qual os profissionais envolvidos podem se comunicar. Você já deve ter perdido várias horas de trabalho porque não ficou sabendo da alteração em um protocolo ou porque o documento que precisava já tinha sido liberado, certo?

Felizmente o CRM é uma ótima ferramenta para facilitar essas trocas. Por meio dessa ferramenta é possível fazer alterações rapidamente no histórico dos alunos e interessados, criar um histórico e compartilhar as ações com todas as partes interessadas.

3. Baixa taxa de conversão

Em muitos momentos, uma pequena ação pode ser a diferença entre ter mais um aluno ou ter que cancelar uma turma no último minuto na sua instituição de ensino. Se a sua taxa de conversão for muito baixa, seus gastos para completar cada período ou ano letivo vão ser consideravelmente maiores.

Com as informações obtidas por meio desse software você pode planejar melhor suas campanhas, aumentando suas chances de alcançar os leads certos. Ao integrar essa solução ao planejamento estratégico de suas ações,  você pode conseguir resultados melhores com mais agilidade.

Confira esse texto que fala melhor sobre o assunto > Retorno sobre Investimento – CRM Educacional para captação de alunos

4. Falta de organização nos atendimentos

Você já passou pela situação de ter duas ou três interessados em seus cursos no mesmo momento? Se sim, então você teve um problema para organizar seus atendimentos. A menos que duas pessoas aceitem esperar bem mais tempo ou haja outros profissionais disponíveis, você pode perder duas matrículas.

Com o software CRM você pode criar uma automatização dos processos e facilitar o retorno de cada interessado sem que haja conflito ou uma tarefa pendente.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância e a facilidade que o sistema de CRM irá trazer para a sua instituição? Quer adotar essa solução logo? Então entre em contato conosco e conheça um sistema adaptado para a gestão da sua instituição de ensino!

Daniel Antonucci
Daniel Antonucci é Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.