O 10º SADEBR e o 19ª Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP) tiveram os maiores nomes da educação brasileira discutindo sobre os desafios. E conquistas da área educacional no país. Entre os seus palestrantes, participei debatendo dois temas de suma importância na atualidade. “Réguas Inteligentes de Conversão”, “Ajudando mais Alunos a Chegarem ao Diploma”, ambos com apoio de Inteligência Artificial
Os eventos, dedicados exclusivamente a mantenedores, dirigentes, profissionais de comunicação, marketing e TI de instituições de ensino. Promoveram então debates sobre as questões pertinentes à gestão das instituições privadas de educação.
SADEBR
Considerado pelo público como o maior e mais importante evento de marketing educacional do Brasil. O 10º SADEBR levou aos participantes cases de IE brasileiras. Além disso, diversas ações e estratégias que ajudarão as equipes de comunicação e marketing a desenvolverem novas diretrizes de captação e retenção de alunos.
Então durante a minha palestra pude apresentar os últimos avanços da inteligência artificial. Quais empresas estão na dianteira desse processo e alguns cases de empresas de diversos setores que estão utilizando esta tecnologia.
Para o mercado educacional mostrei em quais etapas do processo de captação. Mas também de retenção a tecnologia pode ajudar a aumentar o ROI das instituições em suas campanhas. Então expliquei como funcionam om chatbots e os desafios que a IES’s terão que lidar com as novas gerações de estudantes. Por fim, mostrei nosso chatbot de inscrição dentro do Facebook Messenger, apoiado por I.A.
FNESP
O 19º FNESP, por sua vez, teve como objetivo apontar caminhos para a construção de um sistema de educação que inspire a cultura da inovação. E transforme as IES’s em organizações predispostas ao aprendizado institucional e a cooperação nacional e internacional.
Nessa temática, foquei então em uma palestra que mostrou as IES’s que ajudar os alunos a chegarem ao diploma é a garantia da sustentabilidade econômica da instituição.
Muitas IES perdem grande parte dos alunos até a conclusão do curso. Por não conseguirem mensurar de forma preditiva a evasão dos estudantes em cada semestre.
Realizar esse cálculo, com os dados atuais da educação no país e os motivos que levam grande parte dos alunos a desistirem do curso. Mostrou aos participantes a importância de ajudar o aluno a finalizar seu curso na instituição.
Diante de uma realidade de retração de mercado, as palestras focaram em tecnologias, processos e práticas que são utilizadas para integrar equipe de captação. Além disso, mídias sociais, inbound marketing, call center, criação, comercial e gestão de egressos.
Tudo baseado em cases de instituições de ensino que mesmo em tempos difíceis, têm conquistado excelentes resultados de captação e retenção de alunos.
Então não se esqueça de acessar as nossas Redes Sociais (YouTube, Linkedin e Instagram) para não perder nenhuma novidade!