Em um período no qual a educação toma diferentes proporções e começa a entrar na vida dos estudantes de uma maneira alternativa, surge o EAD (Ensino a distância). Que é um modelo de grade fácil de encaixar nas rotinas aceleradas do público que pretende cursar uma graduação, pós-graduação. Ou quaisquer outros tipos de cursos de aperfeiçoamento. Isso claramente muda um pouco a percepção das IE acerca dos modelos de captação de alunos.
Neste contexto a construção do conhecimento é feita de acordo com horários mais flexíveis, facilidade de acesso e tecnologias de interação, o que tem sido o foco de melhoria nas IE que oferecem este tipo de ensino.
E esta modalidade oferece variedade de grades e modos de operação: ela pode ser 100% EAD, pode ter provas ou algumas aulas presenciais, encontros. A escolha de como irá funcionar o curso é muito personalizada de acordo com o público da instituição.
A possibilidade de estudar em qualquer lugar e em qualquer momento possibilita também alunos com problemas de locomoção. Além de integrá-lo com diferentes colegas de classe, pertencentes a culturas diversas. O que de fato coloca o fator da possibilidade de realização de networking evidente.
Por fim, é um dos meios mais inclusivos de difusão de conhecimento dos tempos atuais.
E só para começar a falar sobre captação. E assim entender o contexto de vivência diária do seu aluno pode ser um bom passo inicial para adaptar suas estratégias a ele.
O fato é que apesar de toda esta gama de possibilidades e vantagens do EAD. As IES ainda tem dificuldades em captar novos inscritos e convertê-los em matrículas.
Mas será que é muito diferente do que captar alunos para a modalidade presencial?
Talvez por ser um estilo novo de aprendizado, haja resistência por parte do público. E nesse ínterim o que cabe à IE é oferecer informação, mantendo um relacionamento consistente e confiável com os interessados em ingressar na sua IE.
Afinal, relacionamentos são construídos de acordo com a qualidade das comunicações e conversas entre IE e potencial aluno.
Portanto, a regra de ouro, da qual sempre falamos é: conheça seu cliente. Comunique o necessário, mas escute seus questionamentos e responda a eles de forma coerente. Assim como você já deve fazer quando se trata de captação de alunos para a modalidade presencial. Mas não se esqueça que o foco da sua comunicação será um pouco diferente no caso da construção de credibilidade no EAD da sua IE.
Apresente todas as qualidades e claro, assuma as falhas e tente desenhar soluções coerentes.
Algumas das dúvidas que estão presentes no momento de consideração do lead por um curso EAD são: se a sua IE oferece cursos EAD em concordância com as exigências do Ministério da Educação (MEC), se há encontros interativos, se o valor dos cursos é acessível, quais as tecnologias utilizadas para transmissão do conhecimento, entre muitas outras.
Então não existe receita de bolo: o trabalho aqui é de observação de dados, escuta e geração de insights.
E como o CRM Educacional pode ajudar na captação de alunos para EAD?
Além de colocar os ouvidos da sua IE a postos, mantenha suas réguas de relacionamento sempre atualizadas. O CRM Educacional pode te ajudar nisso a partir do uso da inteligência artificial, além de machine learning como projetores de dados capazes de transformar suas estratégias de relacionamento com o aluno. Isso inclui modelos preditivos de inscrição, que geram insights sobre quais leads têm mais possibilidade de converter. Oque faz com que a sua equipe entenda onde alocar seus esforços.
Entenda que sua IE está oferecendo um modelo de estudos que oferece muitos benefícios para o aluno interessado. Mas ele não necessariamente sabe disso – e muitas vezes não conhece como funciona na sua IE.
Fale com a gente e saiba como podemos, juntos, tornar o EAD da sua instituição um sucesso de vendas!