,

Ensino Híbrido: o que é, como funciona e como se aplica

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
ensino hibrido

O ano de 2020 foi marcado por um dos acontecimentos que mais transformou o mundo como um todo, a pandemia. Mas o que o ensino híbrido tem a ver com a pandemia e com a transformação da educação?

De modo geral, o ensino híbrido propõe a mescla entre o ensino à distância e presencial, utilizando das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para tornar o ensino possível.

Apesar de bastante criticada, ela se mostrou uma alternativa para o distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Sendo assim, vamos falar sobre o que é o ensino híbrido, como ele funciona e pode ser aplicado, e quais as suas vantagens e desvantagens.

ensino-hibrido-entenda

O que é o ensino híbrido?

O ensino híbrido, também conhecido no inglês como blended learning, combina o ensino presencial com o ensino à distância (EAD), utilizando várias tecnologias e métodos de ensino para tornar o aprendizado possível.

Ou seja: ao mesmo tempo que existem as aulas presenciais, em sala de aula, com o professor e com os colegas de classe, existem os materiais e aulas online, disponíveis em uma plataforma ou um espaço exclusivo para o aluno.

A maior característica de ensino híbrido é o uso da tecnologia para favorecer o ensino, incluindo o uso de diversas mídias como vídeos, aulas em formato digital, gráficos e imagens interativas, dentre outros.

Sendo assim, a proposta é que o ensino à distância seja um complemento para o ensino presencial, trazendo um conhecimento muito mais concreto e transformando a educação.

Contudo, é importante lembrar que o ensino híbrido não consiste em tornar o ensino básico totalmente digital, sem que os alunos tenham o contato físico e a convivência.

Ao contrário, propõe um ensino mais rico, que tenha o presencial como foco e o digital como estratégia de melhoria, criando um complemento para o ensino.

Modelos de ensino híbrido

Outra particularidade do ensino híbrido é que existem vários modelos que podem ser aplicados, conforme a necessidade de ensino e as tecnologias disponíveis.

Antes de falarmos sobre os modelos, é importante compreender o conceito das rotações, que é quando os alunos revezam as atividades entre si, conforme o planejado pelo professor.

Tendo em mente os conceitos de rotações, os principais modelos de ensino híbrido são:

Rotação por estações

Onde cada atividade é independente e possui um objetivo específico, os quais são concluídos separados, mas que se completam ao final da atividade;

Laboratório Rotacional

Onde os alunos utilizam o laboratório de maneira rotacionada, conforme o professor dispõe;

Sala de aula invertida

Onde o estudante tem acesso ao material da aula antes, preparando-se para a aula presencial e compartilhando as suas percepções sobre o tema;

Rotação Individual

Onde o aluno possui uma trilha de aprendizagem a ser cumprida, para assim compreender os temas estudados;

Modelo Flex

Onde as atividades são realizadas primordialmente online;

Modelo à la Carte

Onde o conteúdo é estudado totalmente online, e o professor atua tanto online quanto presencial;

Modelo Aprimorado

Onde os alunos comparecem às aulas presenciais uma ou duas vezes por semana, e nos demais dias há a organização dos estudos online, conforme a trilha de aprendizagem.

A partir destes modelos, é possível implementar o ensino híbrido, conforme a necessidade da classe e os objetivos de ensino.

Ensino Híbrido: como aplicar em sua escola

professora-ensino-hibrido

Primeiramente, para aplicar o ensino híbrido, é necessário bastante estudo e planejamento pedagógico, avaliando as necessidades dos alunos e verificando qual o melhor método para a sua realidade.

Além disso, é importante pensar também em como serão organizadas as turmas, métodos de avaliação, medicação de frequência e desempenho, tal como atividades, lançamento de notas e como isso será passado para os responsáveis.

Planejando como será o ensino, é o momento de escolher quais tecnologias serão utilizadas e como será feita a gestão de dados dos alunos e professores, para que tudo saia conforme o planejado.

Também é importante lembrar que as tecnologias podem ser aplicadas na sala de aula presencial, tornando a aula muito mais interativa e personalizada, conforme os objetivos da aprendizagem.

Vantagens e desvantagens do ensino híbrido

Embora seja muito criticado, o ensino híbrido possui diversas vantagens e desvantagens.

Sendo assim, podemos citar como vantagens desta modalidade de ensino:

  • Personalização do ensino, garantindo assim um maior engajamento dos alunos, já que a ideia é tornar o ensino muito mais próximo da realidade;
  • Percepção melhor dos pontos fortes e fracos de cada aluno, tornando a aprendizagem muito melhor;
  • Potencialização da relação professor-aluno no processo de aprendizagem.

Embora seja muito vantajoso, o ensino híbrido pode ter algumas desvantagens, como, por exemplo:

  • Necessidade de maior organização, o que pode tornar o aprendizado um pouco mais difícil;
  • Possibilidade de haver a procrastinação por parte dos alunos, já que as aulas presenciais podem ser menos atrativas do que as online;
  • Trabalho demasiado, já que o professor precisa planejar tanto as aulas presenciais quanto online.

Conclusão

Embora haja pontos fortes e fracos, o ensino híbrido se mostra como uma solução do futuro, principalmente para escolas que atuam com metodologias ativas.

Sendo assim, é possível aplicar esse modelo de ensino com muita propriedade, desde que haja o planejamento e a organização com base nas necessidades e nos objetivos da aprendizagem.

Atualmente Coordenadora de Marketing na CRM Educacional. Possui 6 anos de experiência na área de comunicação e marketing e 2 anos na área de educação. É formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, possui MBA em Marketing e Vendas pela PUC Minas.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.