O primeiro trimestre chegou e, junto com ele, chegaram também os tão esperados resultados do ENEM e o SISU. Apesar de serem voltados primeiramente para o ensino superior público, eles também impactam o setor privado. Acompanhe o texto para entender como a sua Instituição pode se beneficiar com o SISU e o ENEM e como se preparar para esse momento.
O que significa ENEM e SISU?
Caso você seja novo no segmento educacional ou não esteja tão ligado nas siglas utilizadas, Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova que os alunos fazem após o ensino médio para ingressar no ensino superior. Enquanto o SISU é o Sistema de Seleção Unificada, usado por diversas universidades públicas para seleção de alunos, através da nota do Enem, que desejam ingressar no ensino superior.
Em 2022, foram dois milhões e trezentos mil alunos que fizeram os dois dias de prova do Enem. Mas apesar do número de participantes estar caindo ano a ano, ainda é um momento muito importante, pelo volume de alunos envolvidos.
E por que isso é importante para o setor privado?
Muitos alunos aguardam o resultado da sua inscrição no SISU, para saberem se foram aceitos em alguma Universidade Pública, antes de efetuar sua matrícula numa instituição privada. Sendo assim, quanto mais tempo demorar para o processo de seleção do SISU acontecer, mais tempo leva para o aluno decidir pelo ingresso em uma instituição privada. O que faz com que o aluno corra o risco de perder o semestre, pelo prazo de início das aulas.
Resumindo, estamos esperando a liberação da nota do Enem e o encerramento do SISU, para matricular mais alunos!
Calendário 2023: ENEM e SISU
A boa notícia é que as datas já estão todas definidas. Vamos ao calendário:
- Divulgação das notas do ENEM: 09 de fevereiro.
- Inscrição para o SISU: 16 a 24 de fevereiro. Importante lembrar que o carnaval deste ano será nos dias 20 e 21 de fevereiro, bem no meio do período de inscrição.
- Resultado do SISU: 28/02. Inicialmente, a divulgação seria no dia 07/03, mas o MEC antecipou para 28/02, o que é uma grande ajuda para as instituições privadas.
O que sua instituição pode fazer para aproveitar esse momento?
Nossa dica principal para este período é ter processos de seleção em sua instituição onde os leads e candidatos possam utilizar sua nota do Enem e, principalmente, entregar o resultado rapidamente, para converter a inscrição em matrícula. Caso você ainda não ofereça esta facilidade, sugiro dar uma olhada aqui para entender como o Wakeme – Captação de Alunos pode te ajudar neste desafio. Se você já utiliza o Wakeme e quer otimizar ainda mais seus resultados, entre em contato com a gente que teremos o maior prazer em te apoiar.
E, como cereja do bolo para seus futuros alunos, ofereça uma jornada de inscrição, seleção e matrícula, totalmente integrada e digital. Assim, você transformará mais leads em inscrições e mais inscrições em matrículas.
Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a entender mais sobre esse processo e que sua instituição de ensino tenha um ótimo final de Intake!