(31) 2531-3161
WhatsApp
crm educacional na gestão de leads

Como o CRM Educacional pode ajudar no gerenciamento de leads

Nos últimos anos tivemos vários movimentos no mercado de educação, como o surgimento de muitas Instituições de Ensino, maior foco no EAD principalmente em 2020 com a pandemia e os avanços tecnológico, vimos vários grupos educacionais (instituições de ensino superior e básico) ampliarem seu tamanho.  

Estes movimentos fizeram com que a competitividade aumentasse de forma exponencial. Muitas instituições para um número menor de potenciais alunos (candidatos). Sem dúvida estes movimentos fazem com que as Instituições sejam cada vez mais assertivas em suas estratégias de Captação e Permanência de alunos.  

Diante deste cenário, vamos falar hoje sobre Gestão de Leads. Mas antes de falarmos sobre a Gestão de Leads, vamos relembrar o que é um Lead?  

Um lead é uma oportunidade, um potencial aluno para a sua instituição de ensino, o mercado aplica diversos nomes para representar este papel como prospect e Cliente Potencial.  

De forma mais objetiva, um lead é uma pessoa que se interessou por algum curso ou conteúdo da sua instituição e forneceu suas informações (nome, e-mail, telefone, etc.), permitindo que sua equipe de vendas, faça contato de forma personalizada com cada lead. Não é uma garantia de se tornar um aluno, mas com certeza é alguém que poderá vir a se tornar um aluno da sua Instituição em um futuro próximo.  

Bom, agora que estamos alinhados quanto ao conceito, vamos entender como fazer a gestão desses leads com auxílio do CRM Educacional, um software CRM verticalizado para o mercado educacional, focado em oferecer as melhores soluções em captação, permanência e fidelização de alunos, através de um processo contínuo de relacionamento, para instituições de ensino básico e superior de todo o país. 

No nosso módulo de Captação de Alunos, sua Instituição conseguirá fazer uma gestão completa dos seus leads e consequentemente potencializar a conversão dos mesmos em matrículas.  

No CRM Educacional, a sua instituição de ensino consegue fazer várias segmentações dos leads da sua base e estas segmentações são importantes, porque as equipes de marketing e vendas poderão se relacionar com os leads de forma mais assertiva e personalizada, considerando que já é conhecida a origem do seu lead.  

Sabe aquele quiosque da instituição no Shopping, ou aquela palestra que é aberta ao público? Estas informações podem e devem estar centralizadas no CRM Educacional.  

Mas como levar isto para o sistema?  

Temos duas opções, você pode realizar importações dos leads que estiverem em uma planilha por exemplo. Outra forma é através de formulários onde os participantes do evento preenchem seus dados.  

Em ambas as situações o CRM Educacional identifica de qual evento ou campanha aquele lead veio. Sendo assim a equipe de marketing poderá realizar campanhas com estes leads de forma mais assertiva.  

Considerando que conhecemos a sua origem e sabemos quais são seus desejos, anseios e principalmente dúvidas que podem e devem ser respondidas pela sua instituição. Por exemplo em uma palestra sobre um tema de direito e o Lead já é graduado, podemos realizar campanhas direcionando para uma Pós-Graduação.  

Se for um aluno de graduação em outra instituição, podemos fazer uma campanha mostrando os principais diferenciais da Instituição/Curso e convidando-o a participar de um processo de Transferência Externa.  

Estas campanhas podem ser realizadas utilizando envios de e-mail, sms, whatsapp e telefonemas, mas principalmente nas redes sociais que as suas personas estejam presentes, tudo de acordo com o desejo da Instituição, mas principalmente, observando como e onde o seu lead gosta de se comunicar.  

Um ponto muito importante e relevante é que no CRM Educacional é possível acompanhar a evolução de seus Leads em cada etapa do Funil de Conversão, o que possibilita a instituição intensificar os trabalhos em uma determinada fase do funil de acordo com o momento vivido.  

Como por exemplo, a sua instituição está próxima de iniciar um Intake e possui vários leads qualificados, desta forma você consegue fazer uma campanha direcionando estes leads para uma landing page específica do seu Processo Seletivo. Assim o lead poderá iniciar a Inscrição na forma de ingresso desejada e a partir deste momento este lead será trabalhado pelas Réguas de Relacionamento dentro do seu CRM Educacional.  

Estas réguas de relacionamento, irão monitorar de forma automática o avanço do candidato no processo de inscrição, e a cada movimentação ou a falta dela, o CRM Educacional poderá se a Instituição assim desejar, disparar um evento de comunicação como os já mencionados anteriormente: SMS, E-mail, Whatsapp e Telefonemas.  

Além das Réguas de Relacionamentos, a instituição poderá também realizar o que chamamos de Campanhas Rápidas, Ações Sob demanda. O que sua equipe de marketing e/ou comercial precisará fazer é selecionar o público desejado através de filtros dentro do CRM Educacional, selecionar o tipo de comunicação desejada, informe o conteúdo da mensagem e de forma automática o CRM Educacional irá enviar a comunicação para todos os leads selecionados dentro da segmentação.  

Uma boa gestão de Leads, segmentando-os de forma correta no CRM Educacional, permite a instituição identificar o quão efetiva está a distribuição de seus investimentos para as campanhas digitais, através de uma avaliação de ROI (Retorno sobre Investimento).  

Conhecendo a origem do meu Lead e com todo o acompanhamento da evolução dele no Funil do CRM Educacional, conseguimos mensurar de todos os leads de uma determinada Campanha, quantos estão em cada fase e quantos de fato converteram e se tornaram alunos.  

Desta forma o CRM Educacional nos informa o valor investido na campanha e o valor que será gerado para a instituição a partir das matrículas vindas através dela. Desta forma a Instituição poderá tomar a decisão referente a distribuição de investimentos.  

Não podemos deixar de mencionar a importância de uma comunicação continua com os leads, principalmente aqueles que participaram de algum processo seletivo e por algum motivo não foram aprovados.  

Com o CRM Educacional é fácil identificar estes candidatos, assim sua instituição poderá convidá-los a participar de algum outro processo seletivo no intake atual ou em um próximo intake. 

Espero que este conteúdo ajude a sua instituição de ensino a captar mais alunos. Que tal compartilhá-lo com alguém da sua equipe? Além disso, aproveite para nos contar a sua experiência sobre esse assunto!  

E para finalizar, gostaria de dizer que se tudo isso que falamos te pareceu distante da sua realidade, venha conversar com um dos nossos consultores de captação de alunos. Eles poderão de ajudar a trazer sua instituição para esta realidade que você acabou de ler.

Sobre o autor:
Jade Nascimento
Analista de Marketing Digital na CRM Educacional.
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias