Publicado em 22 agosto 2019 e escrito por Michele Amaral
Ter conhecimento sobre Funil de Captação de Alunos é fundamental para o desenvolvimento de estratégias específicas para cada fase do funil e, com isso, transformar mais potenciais alunos em matriculados.
Organizar as fases da sua captação em um funil te ajuda a entender, administrar e interferir na taxa de conversão, que é a relação entre o número de candidatos que chegam em um estágio e conseguem evoluir para o próximo estágio do Funil.
No CRM Educacional, a partir do primeiro contato de um interessado já é criado um registro no sistema, que indica em qual etapa do funil esta pessoa se encontra.
Para facilitar o seu entendimento, preparamos uma definição de cada fase, para que sua Instituição possa tomar decisões cada vez mais assertivas.
Mas antes de falar do funil, é importante conceituarmos, a figura do Lead. Confira:
Um lead é uma pessoa que demonstrou algum interesse em produtos (cursos) ou conteúdo da sua Instituição de Ensino.
Ainda não é um cliente em potencial, mas com certeza é alguém que poderá vir a se tornar um aluno da sua Instituição em um futuro próximo e que, de alguma forma, forneceu um conjunto de dados que permite que sua equipe faça contato com esta pessoa de forma personalizada.
Basicamente, no momento inicial, você precisa saber o nome, o e-mail, o telefone celular e o curso de interesse (curso, turno, campus, polo) desta pessoa.
Dentro do Funil, o lead é a primeira fase que antecede uma inscrição.
Pode ser um lead que você adquiriu por algum canal de aquisição ou que você obteve os dados já algum tempo e que você não tem certeza se ele tem interesse em estudar na sua Instituição neste momento.
Nesta fase é onde se encontram os interessados que seguiram, efetivamente, com o processo de inscrição na ficha do processo seletivo cadastrado no CRM. Nesta fase, é possível identificar os status de:
Esta fase é onde se encontram os candidatos que realizaram o processo seletivo da Instituição, seja no vestibular Tradicional, ENEM ou agendado. Nesta fase, os status são de:
Inscritos Convocados, aqueles que foram aprovados no Processo Seletivo.
Esta fase é onde encontram todos os inscritos que foram convocados pela Instituição e já estão aptos a se tornarem um matriculado. É possível identificar os:
São os inscritos convocados que foram até a secretaria da instituição ou utilizaram o sistema de matrícula online para iniciarem o seu processo de matrícula.
Ou seja, normalmente realizam o aceite do contrato de matrícula, entregam a documentação de matrícula na secretaria da instituição, mas ainda não pagaram a boleto da primeira mensalidade de matrícula.
Ou também pode ser o contrário, que é quando o candidato aceita o contrato de matrícula, paga a primeira mensalidade de matrícula, mas não entrega a documentação necessária para a matrícula na Secretaria da Instituição. A definição deste status fica a critério de cada IE.
São os candidatos convocados que cumprem todos os requisitos para serem devidamente matriculados na instituição. Aceita o contrato de matrícula, entrega toda a documentação necessária e paga a primeira mensalidade da matrícula.
Essas são todas as Fases do Funil de Captação de aluno que você pode trabalhar no CRM Educacional.
É bom sempre estar atendo aos índices de inscrições incompletas e desistência para buscar as melhores soluções para o aumento efetivo, das matrículas na sua Instituição.
Se você quer entender mais sobre captação de alunos, não deixe de conferir nosso blog, e claro, entre em contato com a gente para saber mais sobre a ferramenta.
Sobre o autor:
Michele Amaral Head of Customer Sucess na CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino, além de ser apaixonada por educação. Formada em Comunicação Social pela Puc Minas, possui MBA em Marketing Digital pelo B.I International e atualmente cursa o MBA de Gestão de Negócios no Ibmec. Com 10 anos de experiência em captação, retenção e fidelização de alunos, atuou nas áreas de marketing comercial em diferentes instituições de ensino pelo Brasil, como FGV, Ibmec e Adtalem.