A captação de alunos no ensino superior é bem concorrida, afinal, você sabia que existem mais de 2.400 instituições de ensino superior no Brasil, sendo que mais de 2.100 são privadas? Bastante concorrência, não é mesmo?
Não é à toa que, a cada ano que passa, há uma diminuição dos tradicionais processos seletivos, que costumam ser repletos de questões cansativas e estressantes.
Tenho observado que nas instituições de ensino nas quais trabalho em processos de captação, há uma tendência crescente de simplificação nos formatos. Muitas delas agora oferecem provas simples, agendadas de acordo com a disponibilidade do candidato, enquanto outras optam apenas por redações e redução nas taxas de inscrição.
Concordo que tem muita gente que ainda fica meio desconfortável quando o assunto é facilitar a entrada. Mas não estou dizendo aqui para deixar qualquer aluno entrar, estou apenas afirmando que o paradigma de seleção mudou.
Então, vamos falar um pouco mais de números, mas agora de números positivos. Se por um lado temos mais 2400 instituições de ensino superior em todo país. Existem também mais de 190.000 escolas reunindo mais de 8 milhões de alunos no ensino médio no Brasil. É muito aluno, não acha? Ou melhor: é muita oportunidade.
O que você anda fazendo na prática para atrair os alunos das escolas de sua região? Como se relaciona com essas escolas e alunos? Hoje vou te dar algumas dicas para que você consiga captar alunos que ainda estão cursando o ensino médio!
Aproximação com os alunos no ensino médio
Você nunca pensou em se aproximar dos alunos no ensino médio? E do ensino fundamental? Acha distante demais?
Pense bem, não acha que se esses jovens crescerem com a certeza de que sua marca é sinônimo de qualidade poderia te render bons frutos? Talvez já tenha pensado. Mas se ainda não conseguiu colocar algo parecido em prática, vou te dar algumas dicas de como conquistar alunos no ensino médio e fundamental num relacionamento de longo prazo.
Então, existem várias ações que você pode trabalhar e um detalhe muito bacana é que algumas destas ações são extremamente simples, baratas e eficazes. Existem adjetivos melhores do que esses?
É claro que você também pode investir um pouco mais e trabalhar de forma mais agressiva e, por consequência, ter um retorno melhor ou mais rápido. Mas na verdade, o que importa é começar a agir.
Como otimizar a captação de alunos no ensino superior?
Que tal tentar uma parceria com algumas escolas da sua região? Você pode oferecer uma relação em que sua instituição ofereça algum tipo de palestra ou um “dia de universitário”, a famosa visita guiada, para os alunos do 3º ano.
Dessa forma você pode solicitar o preenchimento de um cadastro para este evento, pegando o contato de cada aluno e a escola agrega valor para sua própria marca, pois esse programa é um diferencial no mercado.
Tem noção do quanto o seu marketing poderia viajar com uma lista dessas? Aliás, o que você faria com a lista dos alunos do terceiro ano que irão se formar no final do ano? Bem, aí convenhamos, o céu é o limite, esta é a melhor das “dores de cabeça”.
5 dicas para captação de alunos no ensino superior:
1- Apresentação da Instituição
Para começar, eu realmente faria uma campanha de marketing bem legal voltada ao aluno no ensino médio, apresentando minha instituição, mostrando tudo de bacana que existe nela pra que estes alunos passem a nos enxergar com mais atenção. Ou melhor, que realmente nos considerem como uma boa escolha para o vestibular.
Com uma linguagem adequada à persona, mostrando que a sua Instituição de Ensino entende a realidade dele e que a vida letiva dele não será um bicho de sete cabeças.
2- Consulta Vocacional
E por falar em entender a realidade deles, é sempre válido lembrar a dúvida que a maioria de nós passamos na hora de escolher o curso que mais nos identificamos. Está aí uma boa dica de ação: o que acha de fazer uma série do tipo “o que quero ser quando crescer”? Ou algo menos infantil dependendo do público.
Você pode enviar mensagens e fazer palestras para esses alunos apresentando melhor alguns cursos, profissões e mercado de trabalho que se pode ter com cada um.
Alguns países fazem esse trabalho fisicamente, é o que eles chamam de consultor vocacional. Uma equipe fica responsável por acompanhar alguns alunos no ensino médio. Eles fazem um trabalho bem interessante, não só de conversar com o aluno, mas a família dele, fazendo visitas durante todo o ensino médio e ajudando na escolha da profissão, orientando a família sobre as políticas de bolsas, convidando-os a conhecer a estrutura da da instituição, aulas experimentais e tudo que possa envolver essa passagem do ensino médio para a graduação.
Por falar nisso, essa passagem fica ainda mais natural para a instituição, não é verdade? É claro que a concorrência com as públicas sempre é mais complicada, mas com certeza este tipo de trabalho nos deixa muito mais fortes nesta concorrência.
3- Inclua os pais no processo
Aliás, já que estou propondo uma ação não muito convencional, por que não fazer uma campanha específicas para os pais? Quantos alunos no ensino médio ainda dependem dos pais para iniciar a faculdade?
Não só com relação às finanças, mas também para tomar sua decisão na hora “H”. Então, seria genial apresentar à família algumas condições que façam com que eles também nos considerem como possível escolha. Traga os agentes influenciadores para o seu lado!
4- Vestibular durante todo o Ensino Médio
Outra forma legal de se trabalhar, ainda na linha de criar um relacionamento com a escola, é criar um processo seletivo específico para alunos no ensino médio. Iniciando no 1º ano e finalizando no 3º ano, onde a soma das três notas é usada pra definir o seu ingresso.
Já pensou o quanto é importante você ir criando um laço com o aluno deste o 1º ano? Durante todo o ensino médio ele foi se acostumando com o seu processo de vestibular e sem aquela carga de estresse nos processos tradicionais.
E sabe o que é mais legal? Quando chegar o momento de definir a instituição onde ele vai estudar, com certeza ele vai levar em consideração a sua instituição. Mais do isso, como você mantem contatos constantes com ele através de campanhas e dicas, o processo de escolha pela sua instituição se torna algo natural. Afinal, ele cresceu com vocês.
5- Vestibular para treino
É claro que tem aqueles alunos que preferem não fazer este tipo de processo tão cedo, mas nem por isso vamos desistir deles, não é? Pelo contrário, você precisa encontrar alguma forma de se aproximar e uma forma que encontrei é esperar eles chegarem no 2º ano e convidá-los a prestar um vestibular como “treineiros” mesmo.
Isso os deixam mais tranquilos por se tratar apenas de um ‘test drive’, mas que servirá como base do que é uma prova de vestibular. Quando ele entrar no famoso terceirão, já estará mais preparado sobre o conteúdo e com a “pegada” destas provas.
Como fazer contato com os alunos no ensino médio?
Está se perguntando: ‘Nossa, mas como enviar e-mails marketing pra todos estes alunos e seus pais?’ Bem, quanto a isso fique tranquilo por que eu te ajudo, afinal, somos especializados em relacionamento e é o que mais falamos aqui, não é mesmo?
Você não tem ideia de como é simples criar esse planejamento, e o melhor, tudo automatizado. Com o Wakeme, CRM especializado na captação de alunos, basta você preparar o conteúdo de e-mail e SMS e deixar que a automação faça sua mágica.
Nesse software de relacionamento, há muitas funcionalidades que vão te auxiliar durante todo processo de captação de alunos.
Eu comentei apenas alguns exemplos pra te ajudar a trabalhar com as escolas, mas existem vários outros tipos de trabalhos. O mais importante agora é você começar a trabalhar com as escolas de ensino médio. Pense sobre o assunto, ok? Com certeza vai conseguir resultados bem legais.
Então se você ainda ficar com alguma dúvida sobre o assunto, me procure que te ajudo, tudo bem?