(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

6 Benefícios que a sua IES pode ofertar com a nota do Enem

6 Benefícios que a sua IES pode ofertar com a nota do Enem

Publicado em 29 outubro 2018 e escrito por

Está preparado para o vestibular, mas ainda não tem certeza sobre quais outros métodos de ingresso sua instituição pode oferecer? Vamos refletir sobre algumas soluções! O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a prova mais abrangente do país.

A grande maioria das universidades públicas no Brasil aceita a nota de alguma forma no processo de seleção e é possível até tentar carreira internacional. E na sua faculdade, qual será a vantagem ofertada para os candidatos que prestarão Enem?

Nesse texto vamos entender algumas soluções e oferecer algumas dicas de como usar o Enem para beneficiar a captação de alunos para a sua instituição de ensino.

1. Aumente o número de interessados em cursos de graduação

Muitas instituições insistem em pensar em alguma forma de cobrar o vestibular para os candidatos do ENEM. Os desafios são muito grandes para que fiquemos pensando em números tão pequenos como taxa de inscrição do candidato que utiliza nota do exame nacional.

Mais vale a perda de uma inscrição do que um sem se matricular pagando mensalidade por 4 anos? Por mais que sua IES tenha uma gestão conservadora é preciso conquistar esse diferencial para sua instituição, pois certamente seus concorrentes já estão fazendo.

2. Aproveite e aumente o número dos cursos tecnólogos

As mesmas estratégias utilizadas na graduação tradicional, também podem ser usadas para os cursos tecnólogos de curta duração.

Dependendo do seu resultado de marketing, você pode conquistar vagas para os cursos tecnólogos em diversos áreas somente com a proposta de não precisar realizar uma prova presencial na instituição.

3. Financiamento estudantil

O Enem também é indispensável para conseguir o financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para muitos candidatos da sua instituição. As regras para o benefício são muitas: obter média, não ter zerado a redação e possuir renda mensal familiar bruta, por pessoa, de até cinco salários mínimos.

Pensando nisso, sua instituição já pensou em outros programas de financiamento particulares ou até mesmo dentro da IES?

4. Bolsa de estudos

Além do Prouni, que oferece bolsas de estudo por meio do Governo Federal, algumas faculdades privadas também estão criando suas próprias bolsas para estudantes que foram muito bem no Enem, independente do MEC.

É o caso da Universidade Cruzeiro do Sul, que dá bolsas de até 100% durante todo o curso para alunos que tenham obtido média de 750 pontos no Enem ou mais.

6. Eliminação da prova de vestibular

E a última dica valiosa: aproveitar a avaliação do ENEM na inscrição dos candidatos na instituição, através da nota solicitada na ficha de inscrição. Claro que para isso é necessário personalizar a sua ficha de inscrição.

A grande vantagem dessa prática é que assim que o interessado concluir sua inscrição, informando sua nota no ENEM, você já consegue “aprovar” ou “pré-aprovar” esse candidato durante o contato inicial do candidato com a sua IES. Com o futuro aluno presente na sua IES para uma possível matrícula, basta solicitar que ele comprove a nota informada no momento da inscrição, apresentando o boletim

do ENEM. Você pode, inclusive, colocar o link para impressão do boletim no e-mail automático de convocação!

O que não faltam são maneiras para conquistar mais alunos em sua IES. Principalmente se utilizada a informação certa, com a ferramenta certa. A consequência positiva você verá nos números!

Agora que você já sanou algumas dúvidas sobre como o ENEM pode ajudar sua IES, que tal conferir mais dicas nossas? Então, siga-nos nas nossas redes sociais!

Estamos no Facebook, no Twitter, no Google Plus e no Linkedin.

 

Sobre o autor:

Augusto Guimaraes consultor especialista em tecnologia para gestão de relacionamentos na educação e faz parte da equipe de negócios na CRM Educacional. Tem o compromisso de transformar inscrições em matriculas e matrículas em diplomas. Formado em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, possui 10 anos de experiência em CRM, sendo os últimos 6 anos dedicados em ajudar as instituições de ensino do Brasil com Captação, Retenção e Fidelização de alunos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias