(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Qual é o papel do CRM Educacional na fidelização de alunos?

Qual é o papel do CRM Educacional na fidelização de alunos?

Publicado em 24 abril 2018 e escrito por

Não basta captar, é preciso também ter uma forte estratégia para a fidelização de alunos, ou seja, fazê-los continuar juntos à sua instituição. Quem ocupa cargos de gerência da área de atendimento sabe que a concorrência no mercado é alta e, para quem está — ou deseja chegar — no topo, o diferencial está no bom uso das ferramentas disponíveis em um CRM.

Neste artigo, você vai conhecer algumas funcionalidades do CRM usadas para facilitar a retenção e fidelização de alunos na sua IES. Confira!

Nutrição constante com informações relevantes

É do filósofo Thomas Hobbes a famosa frase: “Conhecimento é poder”. E, ainda que ela tenha sido dita há séculos, continua a fazer sentido nos dias atuais. Felizmente, hoje podemos contar com a tecnologia para nos ajudar a guardar as informações, organizando-as para uso rápido, estratégico e fácil.

É aí que o CRM (Customer Relationship Management) demonstra o seu valor. Esse sistema permite que as interações da instituição com alunos e com os candidatos, bem como seus desejos e necessidades, possam ser arquivados e acessados a qualquer hora.

No momento da decisão, faz muita diferença, para quem é atendido, saber que a IES compreende seu histórico e o valoriza na hora de oferecer um curso ou formação adicional, por exemplo. Estabelecer uma relação de confiança, fazendo com que eles sintam-se únicos, é a chave para a fidelização de alunos na sua instituição.

Eficácia do e-mail marketing para a  fidelização de alunos

O poder do e-mail marketing está em fazer a oferta certa, para o aluno certo, na hora certa. Conseguir todas essas informações com um CRM é certamente mais seguro do que contar apenas com o achismo do responsável pelo seu envio na instituição.

Se o sistema estiver atualizado (conforme falamos no tópico anterior), é possível criar filtros para pesquisar perfis de alunos e candidatos que se interessam por um determinado assunto ou material.

Dessa forma é possível criar mensagens impactantes que gerem os resultados esperados, aumentando o número de rematrículas, por exemplo.

Inclusive, é possível agendar as campanhas para os momentos (dias e horários) com maior chance de retorno, sem precisar ficar se preocupando com o e-mail a ser disparado em cada dia. Assim, você se concentra em ações que precisam da sua atenção, conquistando cada vez mais os seus alunos.

Canal de comunicação direto com o aluno

Quanto mais direta a comunicação, melhores são as chances de fidelização de alunos.

Um bom CRM permite que você crie e envie diferentes tipos de mensagens usando diversas formas de contato — ligações, SMS, e-mail, por exemplo. Aproveite para personalizar esses contatos de forma automatizada.

Simples ações como a inclusão do primeiro nome na abertura do texto, são cruciais para conquistar a atenção e garantir a leitura e o envolvimento do aluno com o que está sendo dito.

Agora que você entende como o CRM pode ser um facilitador para a fidelização de alunos, não deixe de escolher uma boa ferramenta que atenda às suas expectativas e ajude a sua instituição a se destacar em meio à concorrência.

Que tal ter acesso a materiais privilegiados que vão ajudar você a captar e reter cada vez mais e melhor! Faça parte do nosso grupo de especialistas acessando nossos materiais!

Sobre o autor:

Telio Bicalho Bacharel em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing. Certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional (PMP), atuante no mercado de educação há 15 anos.

COMPARTILHE: