(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

4 relatórios de vendas que time da sua IE deve utilizar

4 relatórios de vendas que time da sua IE deve utilizar

Publicado em 01 novembro 2017 e escrito por

Uma instituição de ensino com atuação em um mercado tão tradicional quanto o de educação sabe bem a importância de eficientes relatórios de vendas, taxas de matrícula, desempenhos dos alunos etc.

Diante da concorrência cada vez mais acirrada, é preciso conhecer bem seus processos, não é mesmo? Nessa questão os relatórios podem ser bem úteis, uma vez que eles permitem que a instituição de ensino implante uma gestão estratégica das ações de marketing, defina o melhor gerenciamento de investimentos (verba), realize o planejamento eficiente, corrija possíveis falhas e reporte os resultados, entre outros benefícios.

Neste artigo falaremos sobre o tema e daremos dicas que podem ajudar você a bater metas de captação e aumentar a retenção de alunos na instituição. Continue a leitura e confira!

Benefícios dos relatórios de vendas

Imagine a seguinte situação: você é gestor de uma instituição de ensino de médio porte e precisa ter acesso a informações atuais e verídicas sobre a captação de alunos. Um bom modo de consegui-las é por meio de um relatório de vendas em um software especializado.

Com essas informações em mãos é possível fazer a análise dos processos implantados, alinhar as expectativas e realizar possíveis ajustes quando necessário. Alguns fatores são muito importantes na hora de elaborar relatórios eficientes, entre os quais podemos citar:

Clareza e objetividade

Para que um relatório de vendas seja funcional, ele precisa ter um objetivo claro e definido. Sendo assim, é importante saber a função do documento — se ele será usado para análise dos docentes, retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de novas matrículas ou melhoramento do custo de aquisição de novos alunos, por exemplo.

Análise de dados e informações completas

Um relatório de vendas deve apresentar uma análise profunda e especifica da área educacional, pautada em dados concretos e relevantes dos ambientes prospectados, número de alunos inscritos e o resultado geral da ação, reforçando mais uma vez a necessidade de clareza na apresentação deles.

4 relatórios de vendas importantes para adotar em instituições de ensino

Painel de performance da equipe de vendas

Um relatório de performance que usa o código de desconto do consultor, permite acompanhar o desempenho de cada profissional e manter a equipe alinhada com os objetivos e as metas propostas. Também é útil para medir a taxa de follow-up e o retorno de investimento de campanhas de matrículas, vestibulares, especializações etc.

Dashboard das conversões do mês

O dashboard de conversão mensal permite a análise da taxa de conversão e ajuda a mensurar dados, como o número de vestibulandos que viraram alunos ou quantos alunos permaneceram na instituição ao longo do semestre, entre outros pontos.

Pelo dashboard das conversões mensais é possível ver as métricas, os relatórios e os indicadores de maneira simples e resumida.

Painel de mensuração do call center

O call center é uma das ferramentas mais usadas por instituições de ensino para captar alunos, tirar dúvidas dos cursos e prestar informações aos atuais alunos. Sendo assim, mensurar os resultados desse departamento é fundamental.

O relatório deve conter dados como a eficiência da equipe de atendimento, as pesquisas de pós-atendimento e a taxa de FCR (First Call Resolution), que mede se a solicitação do aluno está sendo atendida na primeira ligação.

Painel histórico de relacionamento do aluno com a instituição

Outro relatório muito relevante é o que mensura a qualidade do relacionamento do aluno com a instituição, uma vez que, no mercado de educação, ter sucesso significa oferecer um ensino de qualidade e que vai influenciar diretamente o futuro do aluno e garantir  sua rematrícula.

Um bom relacionamento com a instituição garante a retenção do aluno e aumenta a credibilidade da instituição.

Essas são apenas algumas funcionalidades que devem influenciar sua tomada de decisão na escolha de um CRM especializado. Assine  nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE: