(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Mudanças ENEM: O que sua IES pode aprender com ele?

Mudanças ENEM: O que sua IES pode aprender com ele?

Publicado em 28 março 2017 e escrito por

Sim, teremos mudanças ENEM. Assim como várias áreas do nosso país, a educação também está passando por mudanças e agora chegou a vez do ENEM.

O ponto positivo dessa comparação que fiz é que ao contrário de setores como reforma da previdência, trabalhista e etc., o que deu início às mudanças no ENEM foi uma consulta pública, que obteve 600 mil participantes.

Obs.: prometo não me envolver em política nesse texto, foi apenas uma comparação rápida.

Essa consulta consistia de três perguntas:

  1. A quantidade de dias em que a prova seria aplicada, obtendo 63% de votos para que se mantivessem os dois dias ao invés de uma prova com 100 questões em um só dia;
  2. A partir daí, 42% dos participantes optaram para que esses dois dias fossem dois domingo seguidos, invés de sábado e domingo no mesmo final de semana;.
  3. Para finalizar, a grande maioria dos votos, 70%, recusaram a possibilidade de fazer a prova online.

Bom, essas são algumas mudanças do ENEM 2017 e também para as próximas edições, mas não para por aí.

Outras Mudanças ENEM 

Além das provas se mantendo presenciais e acontecendo em dois domingos seguidos(5 e 12/11), o que beneficiará os sabatistas( em 2016 foram 76 mil, o que custou  R$ 646 mil), as demais mudanças trazem benefícios para uns e grandes complicações para outros. Vamos a elas:

Formato de Aplicação

Os alunos serão os grandes beneficiados com este novo formato, já que da maneira antiga ficava extremamente desgastante e pouco produtivo realizar duas provas em um fim de semana.

Dica de Ouro: este é o primeiro ponto de atenção que eu acredito que você tenha que considerar com essas mudanças no ENEM 2017. Como a aplicação sendo feita de maneira um pouco mais leve, existe uma grande chance de o rendimento dos alunos aumentar, o que consistiria em melhores notas. A nota de corte dos cursos preferenciais de instituições federais acompanharia esse movimento, mas a nota desse aluno pode credenciá-lo à uma vaga em um outro curso que também esteja entre suas opções. Então fique atento pois a concorrência pode aumentar.

As provas agora serão divididas da seguinte forma, sendo que a redação será aplicada no primeiro dia:

  • Primeiro domingo, 5/11:  Linguagens, Ciências Humanas e Redação | duração de 5 horas e 30 minutos.
  • Segundo domingo, 12/11: Matemática e Ciências da Natureza | duração de 4 horas e 30 minutos.

Inscrições para o ENEM 2017

Neste ano as inscrições terão início no dia 8 de maio, se estendendo até o dia 19 do mesmo mês.

Já o edital deste ano será publicado no dia 10 de abril.

Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Até 2016, muitos candidatos maiores de 18 anos que não se formaram no ensino médio utilizavam o ENEM para conseguir essa certificação. O que a partir de 2017 não será mais possível.

A única forma de conseguir essa certificação volta a ser apenas pelo ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Dica de ouro: pensando rapidamente sobre essa mudança do ENEM 2017, é possível “prever” que o número de inscritos qualificados irá crescer. É claro que um candidato que conquiste o certificado do ensino médio pode ingressar no ensino superior, mas certamente o principal interesse dele é o certificado, uma faculdade pode ficar para um segundo momento. Resumindo, o ENEM está ainda mais recheado de boas oportunidades para o Ensino Superior.

Isenção da Taxa de Inscrição

Alguns alunos ainda poderão solicitar a gratuidade na taxa de inscrição do ENEM 2017. Para isso, é preciso identificar seu Número de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição que será consultado pelo próprio sistema. Os candidatos que possuírem cadastro no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, também terão direito ao benefício da isenção.

Dica de ouro: essa dica é mais um convite à reflexão: quantas inscrições o ENEM perderia se não oferecesse isenção aos candidatos que necessitam? Será que você não pensar em uma política de isenção? Ou até mesmo oferecer gratuidade para aqueles que persistem em não pagar a taxa mesmo com a proximidade da data da prova.

Para você entender um pouco mais sobre a importância dessa passagem de fase, Inscrito > Inscritos Pagos, veja o cenário do próprio ENEM em 2016:

Apenas 23% do total de inscritos pagou a inscrição. Compondo esses 77% restantes, temos 59% com carência deferida por baixa renda e outros 18% por serem estudantes de escola pública. Mas o número que um bom gestor deve se atentar são os que virão a seguir:

  • 1,1 milhão do total de inscritos deixou de acessar o cartão de confirmação;
  • 2,5 milhões não compareceram à prova, cerca de 30% do total de inscritos;

Estou te falando tudo isso para que você use esse exemplo dentro da sua IES, imagine se esse cenário fosse o de uma de suas campanhas de captação. Você teria um gargalo que te faz perder pelo menos 30% de seus inscritos. Por isso se conhecer seus candidatos e se relacionar com eles é tão importante, ajuda a identificar e derrubar as barreiras de compras, como a taxa de inscrição por exemplo.

Um Sistema CRM especializado pode te ajudar nesse ponto ;D

Resultado do ENEM 

O resultado individual da prova sairá no dia 19 de janeiro de 2018. Importante ressaltar que o resultado é individual, já que a partir do ENEM 2017 o exame não mais avaliará as escolas, que utilizavam muito o desempenho de seus alunos como publicidade.

A dica de ouro mais valiosa que eu queria deixar neste texto é: não desconsidere o ENEM no seu processo de captação de alunos.

Muitos gestores insistem em ignorar este exame que ano após ano conquista mais candidatos por todo o país. Existem várias formas de usar esse que já virou um grande evento para os estudantes ao seu favor, os textos abaixo vão te dar ótimas ideias:

4 recursos que te levam a não cobrar a inscrição do candidato do ENEM

Nota do ENEM na inscrição de candidatos: conquiste mais alunos

Espero que este texto tenha te dado alguns insights.

Um abraço e Boa Captação

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e com MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária, atualmente Daniel é CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino. Faz parte do conselho de Administração da Nerus - ERP para Varejo e da 5Seleto – Agência de Marketing Digital. Atua como Docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação em diversas Faculdades e Universidades no Brasil.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias