(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

CRM vertical ou horizontal: Qual o ideal para sua Instituição?

CRM vertical ou horizontal: Qual o ideal para sua Instituição?

Publicado em 04 dezembro 2015 e escrito por

Quem já conhece o nosso blog sabe que abordamos sempre uma série de motivos que mostram a importância de se adotar um sistema CRM para a sua instituição de ensino. É através das ferramentas CRM vertical, disponibilizadas que suas equipes de Marketing e Vendas poderão revisar e melhorar processos, impulsionar o relacionamento com os candidatos e conquistar novos alunos.

Só que o mercado disponibiliza diferentes soluções, entre sistemas CRM horizontais e verticais. A questão é que muitos de nossos leitores não têm ideia das especificidades de cada um deles, muitas vezes nem imaginam que exista essa diferenciação. Aí, quando têm que fazer a escolha, não sabem qual a melhor opção para a sua instituição.

O post de hoje vem exatamente para responder essas dúvidas e ajudar você a tomar a melhor decisão.

CRM horizontal

Bom, antes de escolher, é preciso entender o que são esses sistemas, certo? Então vamos lá!
Os sistemas CRM horizontais são, na verdade, programas que oferecem soluções básicas e gerais, que servem para qualquer negócio, independente da área de atuação ou tamanho do negócio. O objetivo aqui é atender de forma básica, ou seja, os pilares que compõem processos de venda em uma instituição, em uma loja de roupas e um consultório médico, por exemplo.

Personalizações, nesses casos, são caras e até mesmo limitadas dentro do universo da ferramenta. É muito comum, em sistemas CRM horizontais, que os consultores que fazem a implantação da ferramenta não entendam do seu negócio. É mais ou menos assim: o mesmo consultor que implanta numa concessionária ou uma industria, também irá implantar em sua instituição. Ou seja, você perde muito tempo do projeto (e do seu negócio) ensinando para ele o mercado educacional.

CRM vertical

Já os sistemas CRM verticais são aqueles específicos para um tipo de negócio, que entendem as diferentes necessidades da empresa em que é instalado. São soluções que em geral tem um investimento inicial maior, exatamente por oferecerem processos específicos à área de negócio do cliente, mas que no médio e longo prazo tem um custo benefício muito maior que um sistema horizontal. Economizar na hora de escolher entre um sistema CRM horizontal ou vertical é exercer, sem sombra de dúvidas, aquela máxima: O barato que sai caro.

Um CRM vertical é personalizado, por natureza, para um mercado específico e, por este motivo acaba – na maioria dos casos – oferecendo e entregando exatamente aquilo que você precisa para potencializar o seu negócio. Aqui encaixa-se muito bem o conceito de eficiência versus eficácia, onde sistemas CRM mais genéricos, ou horizontais no caso, são tidos como eficientes, já que em geral conseguem automatizar algumas tarefas que são parecidas independente do negócio.

Já no caso de um sistema CRM vertical, tem-se além da eficiência, a eficácia, pois sua personalização nativa e adaptação à realidade do seu negócio são completamente voltadas ao resultado, entregando além das funções básicas, as funções específicas do seu mercado. Quer um exemplo? Imagina você ter um CRM onde possa digitar a nota do ENEM do seu candidato e, em alguns segundos, ele te responde se este candidato está apto a fazer matricula em sua instituição, de acordo com as regras definidas em seu edital? Isso é vertical, isso é específico, voltado para seu negócio.

Diferenciando um CRM Vertical de um Horizontal

Bom, a partir da nossa definição fica fácil perceber a diferença principal entre esses dois tipos de sistema CRM. Enquanto os sistemas horizontais apresentam uma grande gama de funcionalidades genéricas, mas sem se aprofundar em necessidades específicas de nichos de mercado, os sistemas verticais oferecem exatamente aquilo que um determinado mercado precisa, porém de forma mais personalizada e focada nas necessidades de cada negócio.

Mas isso não significa avaliar e eleger melhores ou piores. É preciso tomá-los como partes diferentes e integrantes de um universo maior para, no nosso caso, escolher o que irá aumentar a captação, a qualidade do relacionamento com alunos e candidatos e trazer eficiência e eficácia para as diversas equipes que o utilizarão (vendas, atendimento, marketing).

Sistema CRM Vertical ou Horizontal para minha instituição. Qual devo escolher?

A resposta, então, está nos objetivos e resultados que você deseja alcançar, balanceado com o investimento que você está disposto a realizar na adoção de um sistema CRM pela sua instituição de ensino. Por exemplo: se a necessidade está na gestão do relacionamento com o aluno, captação e retenção de alunos, estamos falando do mercado educacional. Uma área específica que requer soluções específicas (sistemas verticais).

Mas se a necessidade é a organização básica de contatos de instituição , dentro de seus processos mais básicos, estamos falando de uma ampla gama de soluções sem necessidades muito específicas (sistemas horizontais).

Então, na verdade, você precisa estudar para entender qual o melhor sistema para a sua instituição, avaliando como investir para atingir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Afinal, o barato pode lhe sair caro! Então tenha sempre em mente as definições de CRM vertical e horizontal que deixei neste texto, pois ela irá te ajudar muito na hora da sua decisão.

Se quiser saber mais sobre o que um CRM vertical pode fazer por sua instituição e julgar se a sua instituição deve investir em um ainda neste semestre, clique aqui e leia o texto que escrevi sobre o assunto.

Gostou do nosso artigo de hoje? Não deixe de compartilhar suas opiniões, dúvidas e dicas!

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias