Qual é o futuro da educação? Para essa pergunta existem diversas respostas diferentes. Afinal, as mudanças na educação acontecem constantemente e cabe aos profissionais que atuam nas instituições de ensino sair na frente em busca de inovação.
O segredo é ficar por dentro das notícias e participar de eventos mais importantes do setor. Um deles é o GEduc, que neste ano tem exatamente este tema: “Os novos caminhos da educação”. Nessa edição, foi abordado muitas novidades do mercado educacional.
Vamos falar um pouco sobre os tópicos que abordados durante o evento?
Mudanças na educação e o novo Ensino Médio
Esse é um assunto que está em pauta há alguns anos, mas ainda gera dúvidas em muitas pessoas quanto a sua aplicação.
O novo ensino médio tem a proposta de preparar os alunos não só para a universidade, mas também para o mercado de trabalho. Por isso, ele é dividido em Itinerários formativos que podem ser escolhidos pelos estudantes:
- Matemáticas e suas tecnologias.
- Linguagens e suas tecnologias.
- Ciências da natureza e suas tecnologias.
- Ciências humanas e sociais aplicadas.
Nesse novo modelo o aluno possui mais atividades práticas, cursos e oficinas.
O novo ensino médio ainda está em implementação. Apenas o 1° e 2° ano do ensino médio estão seguindo esse modelo atualmente. Sendo assim, o processo ficará completo a partir de 2024, quando o 3° ano do ensino médio passa utilizar o novo modelo.
Esse é um assunto complexo, mas importante! Para se aprofundar mais, acesse o blog post “Novo Ensino Médio – O que irá mudar?”
Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado na sala de aula contemporânea
Estratégias pedagógicas estão em constante mudanças para se adaptar as novas necessidades da educação. Isso não seria na atualidade. Na era do celular, internet e redes sociais, como conquistar atenção do aluno? Será que há uma alternativa à proibição do uso do celular em sala de aula?
Eu diria que a proibição é o caminho mais complicado, afinal, trazer o “inimigo” para ajudar em sala de aula seria de fácil adaptação para os alunos. Mas, como fazer isso exatamente?
Tecnologia
Acredite, a tecnologia pode ser grande aliada em sala de aula. Ou seja, com a intenção correta, ela pode ajudar a captar a atenção dos alunos de desenvolver o gosto pelo aprendizado. Um exemplo seria a utilização de jogos educativos para abordar algum assunto específico.
Atualidades
É muito importante falar sobre o cenário atual na economia e política, mas por que não expandir os assuntos para música e cinema? Conecte o álbum novo de um artista POP com a aula de inglês. Assim, a aula ficará mais chamativa para o aluno que ficará curioso para saber mais sobre o significado das músicas.
Deixe o aluno escolher
É preciso seguir a ementa, mas e se o aluno puder escolher a forma que isso será feito? Ele se sentirá parte da decisão e isso pode despertar mais interesse em aprender justamente o que ele escolheu.
Essas são apenas 3 estratégias da muitas que os professores podem adotar para captar a atenção dos alunos em sala de aula. Mas e você, o que faria?
Como aumentar o engajamento e comprometimento dos professores?
Atualmente o mercado de trabalho vem exigindo algumas qualidades desejáveis nos profissionais e duas delas são o engajamento e comprometimento com a empresa.
Na educação isso não é diferente. Afinal, os professores também precisam ter essas Soft skills para se posicionarem como profissionais de qualidade. Como essa é uma exigência da escola, é preciso que a instituição forneça meios para que o profissional alcance o resultado desejado. Vamos ver algumas estratégias?
Valorização dos profissionais
Não é de uma hora para outra que os professores vão agir como donos, ou seja, eles precisam se sentir valorizados. Dessa forma, é fundamental que a instituição de ensino tenha este tema no planejamento estratégico da instituição com orçamento e ações efetivas.
Treinamentos
O professor precisará de instrução para essa nova exigência. Forneça cursos e treinamentos para sua equipe sobre como se portar no mercado de trabalho, inteligência emocional e outros assuntos que podem ser relevantes para alcançar o comportamento desejado.
Decisões
Não tome decisões que afetam os profissionais sem consultá-los antes. É importante levar em consideração a opinião de quem está em contato diretamente com os alunos. Além de soluções ainda melhores, atitudes assim certamente contribuirão com o cultivo do sentimento de pertencimento que eles precisam.
Não faltam ações para promover o engajamento e comprometimento dos professores com a sua intuição. Mas o que você tem feito para engajar seus professores?
Mudanças na educação e o ChatGPT
Muito tem se falado sobre essa nova ferramenta de Inteligência Artificial, na categoria de processamento de linguagem natural. Alguns estão entusiasmados, outros assustados e muitos estão sem saber como usar esta nova ferramenta.
Por aqui, nós nos encaixamos na primeira categoria, a dos entusiasmados, mas com uma grande certeza: ainda temos muito que aprender sobre como utilizar esta tecnologia e, principalmente, como aplicá-la na educação.
Se quiser saber um pouco mais sobre este tema, deixo como dica de leitura o blog post: ChatGPT na Educação: Aliado ou Inimigo?