Comunicação como aliada das estratégias de Captação 

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
comunicacao e captacao

Hoje em um mercado cada vez mais competitivo foi necessário que as Instituições de Ensino buscassem novas alternativas para atingir bons resultados na captação. E além disso, garantir uma experiência única para seu cliente. Mas para isso, se faz necessário investir cada vez mais em recursos de automação e ferramentas para ganhar agilidade nos processos. 

É por isso que trabalhar estratégias e um bom planejamento faz com que amplie sua visão para pontos de melhoria em sua Instituição de Ensino dando foco naquilo que realmente é importante. 

Mas como iniciar esse processo? E quais pontos devo ter atenção para atuar com melhorias? 

Calma! Estes pontos você pode conferir logo abaixo, vamos lá? 

Estratégias de captação

Para iniciar uma estrutura de captação é importante que você faça uso de ferramentas estratégicas que possibilitam um bom acompanhamento. E traga uma visão macro de como está caminhando cada fase das buscas por novos clientes/alunos.  

Para um ponto inicial e ter etapas bem definidas, a utilização do Funil de Captação é essencial. Com ele, será fácil traçar ações para atrair e converter seus clientes

Tenho certeza que Funil de Captação é um tema que você já conhece. Mas para se aprofundar ainda mais, você pode acessar também nossos conteúdos disponíveis sobre esse assunto:  

Etapas do funil bem definidas, hora de conhecer mais estratégias. Vamos juntos! 

Operações de Captação 

Com grande consolidação no meio do cenário pandêmico, o E-commerce se tornou uma das principais estratégias para venda e captação de novos clientes em todos os nichos. Principalmente para as Instituições de Ensino. 

Essa é a porta de entrada para o seu lead, então foque em ter uma boa estruturação do seu site com artifícios, iscas e conteúdos que irão contribuir para uma boa experiência na jornada do seu futuro aluno. Para isso, é importante levantar alguns pontos de atenção: 

1 – Portfólio  

Um ponto bem importante e necessário para ser trabalhado é o que chamamos de “vitrine da instituição de ensino”, ou seja, o seu site. É nele que seus leads vão buscar informações e respostas para sanar suas dúvidas sobre cursos, políticas comerciais. Além de valores, programas de desconto, parcerias, bolsas e grade curricular. Enfim, tudo aquilo que ele precisa saber para concluir sua decisão de escolha. Por isso as atualizações devem ser frequentes, alinhando os conteúdos com o cenário atual da IE.  

2 – Landing Pages 

Usar landing pages é uma excelente estratégia de captação e de comunicação com os leads. Trata-se de disponibilizar em suas páginas e site, formulários que possam interagir e captar informações de contato dos leads para serem trabalhados no funil. Ao disponibilizar conteúdos como vídeos, materiais, cursos livres/Extensão ou artigos, por exemplo, podemos inserir formulários, que possam direcionar estes leads para os conteúdos buscados. 

Vale ressaltar que estes formulários devem ser curtos e simples. Isso fará com que mais pessoas os preencham, garantindo mais leads na sua boca do funil para serem trabalhados. 

3 – Mobile 

Não é difícil hoje em dia ver pessoas conectadas ao celular a todo o momento, não é mesmo? Por isso, este ponto merece bastante atenção. Deve ser considerada uma adaptação para a versão mobile do seu site. Visto que hoje a maioria das pessoas utilizam esse meio para acessar todos os tipos de conteúdos. 

Dados da Webshopper mencionam que 74% dos brasileiros usam internet e que 58% deles usam só via mobile. Esses dados mostram que mais da metade da população usa o celular para acessar informações na internet. Por isso a importância de melhorar a experiência do usuário com esse modelo. 

4 – Atendimento Multicanais 

O momento atual traz uma visão diferente e importante que pode ser trabalhada, é a visão de praticidade e escolhas flexíveis que tragam a melhor experiência.  

Neste contexto devemos nos atentar que ao desenvolver um e-commerce é importante trabalhar atendimentos por multicanais. Dando possibilidades de escolha para os leads de qual plataforma desejam se relacionar, e com certeza, será aquela que traz a melhor experiência para ele. Atente-se!  Isso abre a possibilidade de atingir cada vez mais leads e captar muito mais. Podemos citar aqui alguns exemplos desses canais para sua IE: Instagram, Telegram, Whatsapp, Facebook e Chatbot. 

5 – Integração 

Chegamos em um momento que fazer uso de diversas ferramentas e estratégias e não possuir uma comunicação efetiva e ágil entre elas, é inviável. Isso pode gerar mais dificuldade no processo de captação do que realmente apoia-lo.  

É de grande importância falarmos sobre interação das ferramentas hoje. Quanto mais automatizado for o processo mais fácil serão seu planejamento e execução de estratégias. 

Então, a integração entre suas páginas, formulários, SGA e ferramentas é necessário para uma melhor experiência e resultados. Além de proporcionar uma visão assertiva em seus Dashboards. 

Além disso, as integrações possibilitam um fluxo de comunicação muito mais rápido com o lead. Passando pelos processos de qualificação e nutrição até a fase de conversão em matrícula sem grandes esforços e com menos braços. 

Tenho certeza que você percebeu pelo decorrer desse conteúdo que a comunicação tem um papel fundamental nessas estratégias de atrair e converter os leads até a matrícula. Por isso, é bem importante falarmos dela. Então confira! 

Comunicação e Captação

A comunicação traz como matriz o Call Center, ele tem o papel em garantir um relacionamento efetivo com os leads por diversos canais. Como por exemplo, ligações, SMS, e-mail ou WhatsApp.  

O call center é um canal muito poderoso para geração e conversão dos leads, quando utilizado da forma correta, é claro. Por isso, pesquise e analise bem antes o comportamento e perfil do público atual. Exemplo disso, são os estudos apontando que grande parte do público prefere receber mensagens a chamadas. Com este ponto de vista, vale traçar abordagens mais leves e focadas no digital para obter bons resultados. 

Sendo assim, vale destacar que as campanhas e ações precisam ser bem definidas. Além disso, é preciso entender qual é o momento e modelo ideal de atendimento para sua persona. 

É relevante ainda dizer que nesse processo não é só a comunicação pelo Call Center que deve ser efetiva. Todos os setores da Instituição também precisam estar alinhados para que não ocorram divergências de informações e frustre o candidato. 

Para se aprofundar ainda mais nesse tema você pode conferir o vídeo Estratégias de CaptaçãoE-commerce e Call Center que rolou no nosso CRMaker Summit. 

E não se esqueça de acessar as nossas Redes Sociais (You TubeLinkedin e Instagram) para não perder nenhuma novidade! 

Produzido por Herivelton Coltres, Customer Success na CRM Educacional.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.