(31) 2531-3161
WhatsApp
comunicacao e captacao

Comunicação como aliada das estratégias de Captação 

Hoje em um mercado cada vez mais competitivo foi necessário que as Instituições de Ensino buscassem novas alternativas para atingir bons resultados na captação. E além disso, garantir uma experiência única para seu cliente. Mas para isso, se faz necessário investir cada vez mais em recursos de automação e ferramentas para ganhar agilidade nos processos. 

É por isso que trabalhar estratégias e um bom planejamento faz com que amplie sua visão para pontos de melhoria em sua Instituição de Ensino dando foco naquilo que realmente é importante. 

Mas como iniciar esse processo? E quais pontos devo ter atenção para atuar com melhorias? 

Calma! Estes pontos você pode conferir logo abaixo, vamos lá? 

Estratégias de captação

Para iniciar uma estrutura de captação é importante que você faça uso de ferramentas estratégicas que possibilitam um bom acompanhamento. E traga uma visão macro de como está caminhando cada fase das buscas por novos clientes/alunos.  

Para um ponto inicial e ter etapas bem definidas, a utilização do Funil de Captação é essencial. Com ele, será fácil traçar ações para atrair e converter seus clientes. 

Tenho certeza que Funil de Captação é um tema que você já conhece. Mas para se aprofundar ainda mais, você pode acessar também nossos conteúdos disponíveis sobre esse assunto:  

Etapas do funil bem definidas, hora de conhecer mais estratégias. Vamos juntos! 

Operações de Captação 

Com grande consolidação no meio do cenário pandêmico, o E-commerce se tornou uma das principais estratégias para venda e captação de novos clientes em todos os nichos. Principalmente para as Instituições de Ensino. 

Essa é a porta de entrada para o seu lead, então foque em ter uma boa estruturação do seu site com artifícios, iscas e conteúdos que irão contribuir para uma boa experiência na jornada do seu futuro aluno. Para isso, é importante levantar alguns pontos de atenção: 

1 – Portfólio  

Um ponto bem importante e necessário para ser trabalhado é o que chamamos de “vitrine da instituição de ensino”, ou seja, o seu site. É nele que seus leads vão buscar informações e respostas para sanar suas dúvidas sobre cursos, políticas comerciais. Além de valores, programas de desconto, parcerias, bolsas e grade curricular. Enfim, tudo aquilo que ele precisa saber para concluir sua decisão de escolha. Por isso as atualizações devem ser frequentes, alinhando os conteúdos com o cenário atual da IE.  

2 – Landing Pages 

Usar landing pages é uma excelente estratégia de captação e de comunicação com os leads. Trata-se de disponibilizar em suas páginas e site, formulários que possam interagir e captar informações de contato dos leads para serem trabalhados no funil. Ao disponibilizar conteúdos como vídeos, materiais, cursos livres/Extensão ou artigos, por exemplo, podemos inserir formulários, que possam direcionar estes leads para os conteúdos buscados. 

Vale ressaltar que estes formulários devem ser curtos e simples. Isso fará com que mais pessoas os preencham, garantindo mais leads na sua boca do funil para serem trabalhados. 

3 – Mobile 

Não é difícil hoje em dia ver pessoas conectadas ao celular a todo o momento, não é mesmo? Por isso, este ponto merece bastante atenção. Deve ser considerada uma adaptação para a versão mobile do seu site. Visto que hoje a maioria das pessoas utilizam esse meio para acessar todos os tipos de conteúdos. 

Dados da Webshopper mencionam que 74% dos brasileiros usam internet e que 58% deles usam só via mobile. Esses dados mostram que mais da metade da população usa o celular para acessar informações na internet. Por isso a importância de melhorar a experiência do usuário com esse modelo. 

4 – Atendimento Multicanais 

O momento atual traz uma visão diferente e importante que pode ser trabalhada, é a visão de praticidade e escolhas flexíveis que tragam a melhor experiência.  

Neste contexto devemos nos atentar que ao desenvolver um e-commerce é importante trabalhar atendimentos por multicanais. Dando possibilidades de escolha para os leads de qual plataforma desejam se relacionar, e com certeza, será aquela que traz a melhor experiência para ele. Atente-se!  Isso abre a possibilidade de atingir cada vez mais leads e captar muito mais. Podemos citar aqui alguns exemplos desses canais para sua IE: Instagram, Telegram, Whatsapp, Facebook e Chatbot. 

5 – Integração 

Chegamos em um momento que fazer uso de diversas ferramentas e estratégias e não possuir uma comunicação efetiva e ágil entre elas, é inviável. Isso pode gerar mais dificuldade no processo de captação do que realmente apoia-lo.  

É de grande importância falarmos sobre interação das ferramentas hoje. Quanto mais automatizado for o processo mais fácil serão seu planejamento e execução de estratégias. 

Então, a integração entre suas páginas, formulários, SGA e ferramentas é necessário para uma melhor experiência e resultados. Além de proporcionar uma visão assertiva em seus Dashboards. 

Além disso, as integrações possibilitam um fluxo de comunicação muito mais rápido com o lead. Passando pelos processos de qualificação e nutrição até a fase de conversão em matrícula sem grandes esforços e com menos braços. 

Tenho certeza que você percebeu pelo decorrer desse conteúdo que a comunicação tem um papel fundamental nessas estratégias de atrair e converter os leads até a matrícula. Por isso, é bem importante falarmos dela. Então confira! 

Comunicação e Captação

A comunicação traz como matriz o Call Center, ele tem o papel em garantir um relacionamento efetivo com os leads por diversos canais. Como por exemplo, ligações, SMS, e-mail ou WhatsApp.  

O call center é um canal muito poderoso para geração e conversão dos leads, quando utilizado da forma correta, é claro. Por isso, pesquise e analise bem antes o comportamento e perfil do público atual. Exemplo disso, são os estudos apontando que grande parte do público prefere receber mensagens a chamadas. Com este ponto de vista, vale traçar abordagens mais leves e focadas no digital para obter bons resultados. 

Sendo assim, vale destacar que as campanhas e ações precisam ser bem definidas. Além disso, é preciso entender qual é o momento e modelo ideal de atendimento para sua persona. 

É relevante ainda dizer que nesse processo não é só a comunicação pelo Call Center que deve ser efetiva. Todos os setores da Instituição também precisam estar alinhados para que não ocorram divergências de informações e frustre o candidato. 

Para se aprofundar ainda mais nesse tema você pode conferir o vídeo Estratégias de CaptaçãoE-commerce e Call Center que rolou no nosso CRMaker Summit. 

E não se esqueça de acessar as nossas Redes Sociais (You TubeLinkedin e Instagram) para não perder nenhuma novidade! 

Produzido por Herivelton Coltres, Customer Success na CRM Educacional.

Sobre o autor:
Convidado
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias