Captação de alunos – como consultores comerciais podem ajudar!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
captação de alunos topo

Instituições de Ensino estão se atentando cada dia mais às novidades que podem ajudar na captação de alunos. Sendo assim, você sabe o que é um consultor comercial? 

O que é a consultor/consultoria comercial? 

O consultor comercial inserido em um contexto de instituição de ensino, é um profissional, ou são profissionais, que atuam com o objetivo de aumentar a captação de alunos, através de parcerias com empresas e escolas por exemplo. Sendo assim, possui busca melhorar o seu processo de captação e, consequentemente, aumentar os resultados obtidos.

Existe um benefício muito grande quando se contrata um consultor ou uma empresa especializada em consultoria comercial. Esse benefício é o olhar analítico e diferenciado que consegue ser mais assertivo ao encontrar e implementar soluções que ajudem a instituição a aumentar sua produtividade de vendas

Dentro de instituições de ensino, é muito comum o papel do consultor comercial, uma vez que ele é responsável por fazer uma captação diferenciada dos alunos. 

Normalmente, os consultores de instituições de ensino visitam algumas empresas, instituições que oferecem cursos técnicos, escolas de ensino básico (caso trabalhe para instituições de ensino superior), para realizar nesses lugares um trabalho de divulgação e consequentemente captar os contatos de futuros alunos em potencial, os famosos leads

Consultor comercial Interno e Externo: 

consultores comerciais para captação de alunos

O trabalho de consultoria pode ir muito além de contratar uma empresa ou uma pessoa especializada, ela pode ser realizada também por um colaborador da instituição de ensino, ou seja, um consultor interno.  

O papel desse profissional é apoiar e ajudar um determinado setor dando direcionamentos, opiniões e sugestões para o surgimento de novas ideias e estratégias. É necessário também, a tomada de decisões para a resolução de problemas de captação do qual ele possa vir detectar, além de identificar falhas e oportunidades nos processos, entre outros assuntos. 

Dessa forma, ele desenvolve uma relação de confiança e respeito com todos os lados que estão envolvidos no negócio, realizando o acompanhamento dos candidatos captados por ele.  

Já o consultor externo possui o diferencial de ser especializado em processos comerciais, sendo assim, ele avalia – com um olhar diferente e estratégico de quem está presente no dia a dia – os pontos de melhoria para que haja resultados mais rápidos e promissores para a instituição de ensino. Por isso, através dos estudos, ele interpreta os sinais do mercado educacional, e isso significa que ele sempre está atento às necessidades e características do cliente (a sua instituição de ensino) e de seu principal alvo de negócio (os alunos).  

Papel do consultor comercial em uma Instituição de Ensino: 

Como vimos anteriormente, um consultor comercial possui olhar analítico e diferenciado que consegue ser mais assertivo ao encontrar e implementar soluções que ajudem a empresa a aumentar sua produtividade de vendas. Contudo, em uma Instituição de Ensino, o trabalho do consultor vai além.  

Ele é responsável por integrar setores da empresa, como os times de Marketing e Vendas, com o intuito de criar novos produtos e serviços que possam atender às demandas apresentadas por candidatos e alunos com os quais manteve contato. Também é necessário acompanhar o ingresso daquele lead que conseguiu transformar em inscrito no processo seletivo da instituição. Realiza estudos de mercado para acompanhar as tendências educacionais, realiza parcerias com empresas e instituições e propõe ações promocionais para captação de leads, entre outras ações. 

Sendo assim, é necessário que o consultor e a instituição de ensino tenham acesso a uma plataforma de contato direta para armazenar de informações sobre os leads coletadas por parte do consultor e o acompanhamento por parte da IE. 

É importante destacar que o consultor comercial tem a liberdade para criar estratégias que julgar ser melhor para cada tipo de situação que encontra, já que ele carrega consigo o conhecimento sobre como realizar a captação de alunos.

Como trabalhar com consultores comerciais dentro do Wakeme – captação de alunos? 

captação de alunos

Bom, é muito importante que esse trabalho seja registrado e as informações desses contatos sejam armazenadas de uma forma útil para a instituição, não é mesmo? É aí que entra o Wakeme, software de captação de alunos da CRM Educacional.  

Dentro dele, é possível realizar o cadastro de informações, como por exemplo:  

  • cadastrar os consultores; 
  • armazenar os dados dos leads captados por eles para facilitar a gestão desses dados por parte da sua IE; 
  • criar um relacionamento com esses candidatos através de e-mails, SMS, telefone e até mesmo WhatsApp.  

Além dos consultores conseguirem registrar as suas atividades relacionadas aos leads, eles ainda podem oferecer cupons de descontos e acessar a ficha de inscrição para prestar auxílios aos candidatos! 

Em nosso software, você também pode criar as rotas comerciais dos consultores. Essa funcionalidade permite que eles registrem quais atividades foram realizadas, para qual empresa ou escola parceira, podendo anexar documentos e gerenciar quais das suas ações tiveram maior retorno. E você pode segmentar as informações por região, caso prefira. 

Com todas essas funcionalidades, fica muito mais fácil acompanhar o trabalho desse time, mensurar a eficácia das ações e as taxas de conversão dos leads capturados em matrículas efetivas.  

Se interessou? Entre em contato com a CRM Educacional. Temos várias outras funcionalidades que podem te ajudar a potencializar os resultados da sua captação de alunos e estamos ansiosos para te mostrar! 

Head os Customer Services na CRM Educacional, gerenciando as áreas de Suporte, Customer Success, Sustentação, CS Marketing e Educação. Leciona disciplinas sobre Customer Experience e Customer Success em MBA´s. Atuou por mais de 10 anos em instituições de ensino nacionais e multinacionais nas áreas de comunicação, marketing, comercial e relacionamento. Formada em Comunicação Social com MBA em Marketing Digital (B.I. Internacional) e MBA em Gestão de Negócios (Ibmec).

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perder alunos para concorrência.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.