(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Início » Blog » 4 buscas no Google que seus alunos farão antes de se inscrever na sua IE

4 buscas no Google que seus alunos farão antes de se inscrever na sua IE

Publicado em 22 janeiro 2016 e escrito por

Parece que já virou parte do cotidiano das pessoas realizar buscas no Google. Existe até um verbo para isso: googlar (guglar) ou gugar. E os seus alunos não são diferentes na hora de escolher uma Instituição de Ensino ou o seu curso. Não sei se você está acostumado com a jornada de compra, representada pelas fases do funil de captação de alunos, mas essas buscas tem início na fase “Potencial” e se estendem até a fase de “Qualificado”. Essas são as etapas de descoberta de necessidade e consideração.

A principal questão, então, é saber como você pode aproveitar os mecanismos de pesquisa na internet para ampliar o número de alunos.

Vou mostrar no post de hoje algumas das principais buscas para que sua equipe possa criar conteúdos atraentes e relevantes para os seus visitantes. Não entendeu a parte de fazer conteúdos relevantes? Ok, vamos desde o princípio do processo então.

Conteúdo com base nas buscas no Google

Acredito que é bem claro o porquê devemos nos interessar pelos termos que os alunos e possíveis alunos buscam no Google, mas… você sabe o que fazer com essa informação?

Vamos supor que você descobriu que o termo “faculdade de direito em São Paulo” tenha um grande número de buscas — não se preocupe, vou te ensinar a encontrar e analisar esses termos —, o que você faria com essa informação?

Você deve estar pensando: não vou responder outdoor, busdoor, banner no metrô (em cidades que tem um) ou propaganda na TV. Devo fazer um anuncio digital!

Na verdade você pode fazer todas as opções acima, todas bem conhecidas de vocês, mas eu gostaria de falar de uma outra opção. Ativos digitais!

A melhor maneira de aproveitar essas informações são com conteúdos assertivos, que você pode trabalhar por meio de posts de Blogs, e-books, vídeos do youtube ou mensagens aos candidatos. Cada um destes itens pode ser considerado um ativo digital. Para atrair leads nas fases “Potencial” e “Qualificado” por meio de buscas do Google você pode elaborar textos com base nos termos buscados por seus futuros alunos, onde cada texto é desenvolvido com foco em um termo. Assim quando o interessado faz a pesquisa, seu texto tem boas chances de aparecer para ele. De maneira bem simples, quanto mais vezes seu texto for escolhido, maior será sua reputação para aquela palavra chave e, consequentemente, maior a relevância do seu texto em novas buscas para os termos escolhidos. E então o seu texto se transforma num verdadeiro Ativo Digital.

O papel das buscas no Google para a captação de alunos

É inegável que as novas gerações estão conectadas e por isso posso te afirmar que seu futuro aluno dará maior importância às oportunidades do mundo digital na hora de escolher o seu curso superior.

Já falei aqui no blog sobre a importância de produzir conteúdo para ajudar seus futuros alunos a encontrarem sua instituição na internet, certo? Agora é hora de saber que as buscas no Google utilizam diversos cálculos para apresentar os resultados de cada pesquisa e uma das formas mais clássicas é através do uso das palavras-chave relevantes ao que foi pesquisado.

Separamos abaixo termos clássicos que você pode personalizar para atender às suas necessidades. Vamos a elas

“Faculdade de (…)”

Essa, na verdade, é uma busca bem direta por um determinado curso (jornalismo, direito, medicina). Além dela, vale a pena inserir, no conteúdo produzido, termos pertencentes a esse mesmo: “curso de (…)”, “(nome do curso) em (nome da cidade)”, “(nome do curso) em (nome do estado)”.

“Profissões que não usam *a disciplina  X*”

Muitos alunos ainda não sabem qual a profissão específica que desejam seguir (afinal de contas, o mercado é amplo), mas sabem perfeitamente aquilo que não suportariam estudar por 4 ou 5 anos. Há quem deteste a matemática, a física, a literatura… Portanto, aposte em termos para busca com relações específicas a matérias e áreas de conhecimento em grupos maiores, como exatas, humanas, ciências.

“Profissões com melhor mercado”

Outra preocupação que permeia a escolha para inscrição em um curso é o mercado. Afinal, como anda a busca por profissional formados no curso X, Y ou Z? Invista na captação de alunos em cursos específicos. Podem ser lançamentos ou talvez grandes clássicos. Mas é fundamental atrair a atenção para essas estrelas de mercado.

“Carreiras em alta”

Essa busca, embora relacionada com buscas no Google apresentada acima, merece um item específico. Às vezes existem carreiras que, por força de mercado, acabam conquistando um espaço especial. Quer um exemplo? O avanço tecnológico tem dado espaço para uma carreira inimaginável a pouco tempo atrás: arquivologistas que, com cursos de especialização, têm sido fundamentais para criar e gerir sistemas de arquivos digitais.

Portanto, ouvidos e olhos sempre atentos para aproveitar e aumentar a inscrição em diversos cursos a partir de necessidades e nichos específicos de mercado.

Nunca deixe de buscar formas que permitam aos seus futuros alunos encontrarem a carreira perfeita para inscrição em sua IES. Traduza mercados em necessidades específicas e invista para conquistá-los através do seu conteúdo e aumentar a captação de alunos. Use as buscas no Google para ampliar suas fatias de mercado.

Como descobrir os termos de buscas no Google

Mas do que adianta toda essa teoria se você não souber como encontrar esses dados para sua instituição, não é mesmo? Então como prometido, vou te ensinar uma maneira bem simples de encontrar essas informações de buscas no Google.

Siga o passo a passo e descubra como os seus possíveis alunos estão procurando por você:

Como desvendar Buscas no Google| Passo 1:

Existe uma ferramenta gratuita do Google que nos ajuda a descobrir esses dados, o AdWords. Para acessá-lo você precisa de uma conta Google, claro.

Acesse o AdWords e faça login. Feito isso, clique na aba “Ferramentas” e em seguida no item “Planejador de palavras-chave”. Veja a imagem de exemplo:

buscas no google

Como desvendar Buscas no Google| Passo 2:

Nessa página você terá algumas opções para selecionar:

  • Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria;
  • Exibir tendências e dados de volume de pesquisas;
  • Multiplicar listas de palavras-chave para receber novas palavras-chave;

Escolha a primeira opção!

Feito isso, preencha o campo “sua página de destino” com o site da sua instituição ou com o site da sua concorrente, esse benchmarking é extremamente poderoso e pode te dar ainda mais ideias de como construir seus conteúdos.

Depois de colocar o site no campo indicado, clique em “Obter ideias”.

buscas no google adwords site

Como desvendar Buscas no Google| Passo 3:

Então, você já aterrissará na página de dados. Ali você já colhe dados extremamente valiosos, mas depois de navegar bastante nesta página, clique na aba abaixo do gráfico “Ideias de palavras-chave”.

Este é o ponto! É nesta página que você saberá quais são os termos relacionados ao seu site, juntamente com o volume de buscas que cada um tem.

buscas no google adwords números

Sobre o autor:

Daniel Antonucci CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias