(31) 2531-3161
WhatsApp
atendimento e captacao

Atendimento e captação de alunos: como otimizá-los no ensino básico

A 6ª edição do CRMaker Summit, realizada em agosto e setembro deste ano, abordou temas tão incríveis, que vamos fazer alguns resumos para você. Neste artigo, trazemos sobre as melhores práticas e estratégias de atendimento e captação de alunos, no ensino básico. Temas de duas palestras apresentadas no evento. 

A Coordenadora de Marketing e Relacionamento no Grupo Marista, Michelle Maia, apresentou as melhores práticas desenvolvidas pela IE, para alcançarem a excelência de atendimentoEnquanto o professor, vice-reitor e superintendente adjunto da FECAP, Taiguara Langrefe, abordou sobre as estratégias para aumentar a captação no ensino básico, apontando as principais diferenças em relação ao ensino superior.  

Quer saber mais? Continue a leitura e conheça as melhores práticas, estratégias exclusivas e inovadoras para aplicar também em sua escola e aumentar a captação de alunos. 

Promova um atendimento de qualidade  

De acordo o 11º estudo anual Global Consumer Pulse, da Accenture Strategy, 86% dos consumidores param de fazer negócios com uma empresa devido ao atendimento ruim. Ou seja, é o atendimento que vai determinar se os consumidores vão retornar ou até mesmo divulgar determinado serviço ou estabelecimento.  

Em uma IE não é diferente. Desde o primeiro contato e até mesmo no contato cotidiano, o atendimento deve ser uma ação contínua para sempre encantar os interessados. Além dos alunos e seus responsáveis. Não só dos profissionais que estão lidando diretamente com eles, mas de todos os envolvidos na IE, auxiliando diretamente na captação. Dessa forma o atendimento poderá se refletir em todas as ações e se concretizar como política de atuação. Com isso, a palestrante Michele Maia deixa a pergunta: como é a experiência de quem vai até a sua IE? 

Proporcionar uma boa experiência é uma estratégia de atendimento e captação

Pensar em criar uma boa experiência para pais e alunos, é preparar toda a equipe para promover um atendimento qualificado, embasado em confiança. Para que queiram fazer parte da sua proposta educacional. Pois, a experiência começa no atendimento e se estende em um bom relacionamento com os alunos e responsáveis. 

Entender o perfil do seu público é um ótimo começo.  E na realidade dos colégios, é preciso levar em consideração que o processo de tomada de decisão é mais difuso. Ou seja, o foco não é apenas no aluno, mas principalmente nas expectativas dos familiares ou responsáveis. Já que a jornada de compra é mais longa e no processo de decisão são considerados mais fatores. Por isso, algumas ações se tornam indispensáveis para conhecer o público e proporcionar uma boa experiência: 

  • promover o diálogo e alinhamento de discurso entre todas as equipes da instituição; 
  • saber escutar as demandas considerando os sentimentos dos envolvidos; 
  • segmentar a comunicação para responsáveis e alunos;  
  • oferecer um ambiente bem estruturado e acolhedor e  
  • tomar decisão com base em pesquisas e dados.    

Passar por esses pontos é fundamental para que os alunos se sintam acolhidos. E assim os responsáveis sintam confiança em deixar a criança ou adolescente sob os cuidados da sua IE. 

Acolha bem e alcance melhores resultados na captação de alunos

O nível de acolhimento de uma IE é construído a partir da experiência que o ambiente e todas as equipes proporcionam. Resultando em uma boa reputação do colégio e, consequentemente, gerando mais matrículas.

Tanto Taiguara quanto Michele reforçam que como uma IE está lidando com crianças e adolescentes ainda em processo de formação, o cuidado deve ser redobrado. Pois, o responsável não espera só o serviço de aprendizagem, mas também que se cuide de um de seus bens mais preciosos. Sendo assim, a missão, visão e valores devem ser incorporados em todas as ações e sentida por todos. 

No entanto, pensar em acolhimento não significa atender às demandas específicas de cada aluno ou responsável. Mas sim, desde o primeiro contato, buscar apresentar e alinhar o projeto pedagógico com as expectativas da família e dos alunos. Apresentando também os espaços, propostas e processos de aprendizagem que o colégio oferece.  

Afinal, para um bom acolhimento é preciso, antes de tudo, estabelecer uma relação transparente e de confiança.  

Adapte ao novo cenário 

Por último, mas não menos importante, ambos os palestrantes ressaltaram que neste contexto de pandemia. E com a retomada das aulas presenciais é preciso considerar os aprendizados do atendimento virtual. E o que de melhor possa ser aproveitado.  

Levando em conta que muitos pais e responsáveis ainda não se sentem seguros para mandar as crianças de volta às salas de aulas. Oferecer aulas presencias com transmissão online simultânea, tem se tornado realidade em muitas IE. Além de ser uma possível solução para esta retomada, agrega mais uma possibilidade de demanda.  

Assim, aplicar a tecnologia dentro e fora de sala de aula se tornou indispensável para seguir com os processos de captação, aprendizado e permanência dos alunos. Para isso, a sua IE pode contar com o nosso CRM para Captação de Alunos, que é um software de gerenciamento de leads e inscritos.  

O CRM Educacional possui dashboards e relatórios para avaliar os números dos seus processos seletivos em tempo real, histórico de ações realizadas para o lead. Como e-mail, telefonema, SMS, etc, além do ROI de campanhas digitais, régua de relacionamento automatizada. Modelos preditivos de captação dentre muitas outras funcionalidades, auxiliando em todo o processo de atendimento e captação de alunos. Esses recursos são utilizados e aprovados por ambos os palestrantes. 

Recomendações

Se chegou até aqui, você já possui algumas informações sobre as quais precisa refletir. E assim analisar o posicionamento da sua IE em relação a experiência do seu cliente. Ainda assim, você pode ter acesso ao conteúdo completo dessas duas palestras, que já estão disponíveis em nosso Canal do Youtube

Agora que você já sabe como otimizar o atendimento e a captação de alunos na sua escola, que tal nos seguir nas nossas Redes Sociais (YouTube, Linkedin e Instagram) para ficar por dentro de estratégias e insights exclusivos do mercado educacional?

Produzido por Thaís Venzel, Customer Success na CRM Educacional.

Sobre o autor:
Convidado
COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias