A prioridade dos setores de marketing e vendas nas IE é conhecer os clientes e construir relacionamentos que resultem em conversões.
Parece algo bem simples quando pensamos no quanto a era digital nos fornece informações sobre clientes e potenciais clientes o tempo todo.
Mas basta um clique e uma visualização de página e os consumidores já nos informam muito sobre seu comportamento perante um produto ou serviço.
Mas o gargalo é o que fazer com dados que muitas vezes não apresentam relevância, mas estarão ali.
Esses dados pouco específicos são quase uma sequência: se quisermos retirar relatórios o tempo todo sobre o que está acontecendo em nosso site. Por exemplo, é possível por meio de ferramentas como o Google Analytics.
Mas em um contexto de captação de alunos em uma instituição de ensino superior ou básico, pode ser que a realidade seja diferente. E muitas vezes sazonal.
Entenda que são dados de comportamento extremamente variáveis de acordo com o contexto e com a época do ano. E se o seu objetivo é aprimorar e melhorar a distribuição das conversões na sua IE, é importante prestar atenção no que está acontecendo.
Dashboards e relatórios para IES
Relatórios são conjuntos de dados que em algumas situações podem não fazer o menor sentido, ou não se encaixar em nenhum contexto. E nem estamos falando sobre o quanto é trabalhoso retirar planilhas que contenham métricas interessantes para uma ação ou estratégia em específico.
Se a sua IE está passando por uma temporada de inscrições para processo seletivo, por exemplo, seus dados vão alcançar um pico maior. O que vai significar um boom no recebimento de dados de acesso e comportamento.
Quando há muitas informações se cruzando, há ruído.
Por isso nesse tipo de situação, eliminar esses ruídos e colocar em relevância somente o que importa é um desafio sem tecnologias de automatização. E esses dados só vão fazer sentido se você conseguir extrair insights suficientes para construir uma estratégia bem desenhada.
Parece trabalhoso e complicado de se fazer de forma manual e é. Mas acredite, muitas instituições ainda trabalham com este modelo para apresentar números à gestão – o que cai na ineficiência quase sempre.
Mas para solucionar isso tudo existem os dashboards, que apresentam conjuntos de dados relevantes em diferentes períodos de tempo, e que realmente oferecem resultados e possibilidades maiores de estudos e geração e/ou manutenção de ações e estratégias.
A ideia aqui é unificar informações para mensurar com excelência.
Em um cenário competitivo como o mercado educacional. Por isso os profissionais de marketing devem ser guiados o tempo todo por conhecimento em constante evolução alinhados com dados e estratégias que sejam capazes de atingir o público desejado. E a reunião de informações é uma peça fundamental nesse processo.
O CRM Educacional oferece dashboards completos, capazes de mostrar dados específicos para o funcionamento das campanhas de captação de alunos da sua IE. Quer entender mais sobre o nosso produto e o quanto ele pode facilitar seu dia a dia na análise, mensuração e apresentação de dados relevantes? Então fale com a gente!