O assunto deste texto é o tema do 10º Seminário de Tecnologia Educacional, promovido pelo SEMESP, no intuito de debater como as novas tecnologias têm afetado a rotina das IES 4.0 pelo país e como essas mudanças têm influenciado então nas formas e metodologias de ensino.
Assuntos como segurança da informação, armazenamento de dados em nuvens, integração de sistemas e experiência dos usuários. Sejam eles colaboradores, docentes ou alunos foram tema do evento que discutiu os Desafios do Gestor de TI na IES 4.0.
Se você não esteve no evento, mas precisa saber lidar com as questões operacionais relacionadas ao universo de TI, continue a leitura que vou repassar um resumo do que falei, aprendi no evento e como o assunto pode ser aplicado na sua instituição.
Pesquisa TI nas instituições
O evento começou com a apresentação dos Dados da Pesquisa de TI 2018 promovida pelo SEMESP onde podemos perceber um panorama de como as IES estão utilizando a tecnologia em suas operações e processos. E assim essas ricas informações mostraram como os profissionais de gestão precisam sair da zona de conforto administrativa para se conectar a temas de educação e inovação para captação e retenção de alunos.
Case UNIFEOB e Case ENIAC – Universo de Oportunidades e os Desafios do CIO na IES 4.0
Então para ajudar as IES a pensar a estrutura de seus departamentos de tecnologia, o seminário apresentou duas instituições com perfis diferentes de TI. No case UNIFEOB a plateia escutou como uma instituição se preocupa em adquirir softwares e ferramentas tecnológicas. Para que assim possam auxiliar na captação de alunos e manutenção de toda a gestão da instituição. Uma TI estratégica, enxuta, voltada para o negócio e em buscar soluções para a necessidade da IES 4.0.
No caso da ENIAC o discurso foi o oposto, eles acreditam na formulação interna com uma equipe extensa. Porém entendem a importância da escolha por até então não terem tidos bons fornecedores e somente parceiros sem credibilidade e confiança em suas implantações.
Após a primeira apresentação e no final ocorreram debates em que nossa empresa participou. E podemos explicar como que os parceiros podem contribuir para que a gestão das IES sejam mais eficientes. Por isso, mostramos a nossa filosofia de entender o negócio, a importância do departamento de TI como o grande parceiro para alcançarmos os resultados. E a força que nossa ferramenta tem para auxiliar no desempenho atual da instituição.
A Revolução Tecnológica e os novos desafios sobre o olhar do Google
Na palestra da gigante Google, a empresa apresentou as inovações e como tem ajudado agregando tecnologia para a educação. Funcionalidades como as plataformas colaborativas utilizadas em muitas IES 4.0 foram o grande tema da explicação.
Inovação Pedagógica – Reflexões e Perspectivas
Por fim, o professor Thiago Almeida contou um pouco sobre sua experiência de mercado, metodologias e processos de inovação tendo o TI como vanguarda nesse processo de adaptações constantes que as IEs têm passado com as novas tecnologias.
Quer ter acesso a mais dicas? Então acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram) e nosso blog para não perder nenhuma novidade.