Por se tratar da gestão de relacionamentos, investir em CRM é o mesmo que investir em melhores resultados de captação e retenção na sua instituição. Especialmente por ampliar profundamente a qualidade da sua relação com alunos e futuros alunos. Apesar disso, é preciso conhecer os mitos e verdades sobre essa gestão para garantir que as expectativas estejam alinhadas com o que essa ferramenta pode efetivamente te entregar. Dessa forma, o investimento é muito mais assertivo e realmente ajuda a instituição a ter resultados melhores. Veja a seguir mitos e verdades sobre o investimento nessa estratégia de relacionamento!
Qualquer software de CRM serve para o meu negócio
Mito é achar que investir em qualquer sistema de CRM trará os resultados esperados para o seu negócio. É desconsiderar as particularidades dos clientes e da área de atuação. Uma empresa SaaS, por exemplo, precisa investir muito mais na fidelização do cliente por se tratar de um serviço de assinatura.
Com isso, a gestão de relacionamento do cliente nesse negócio não será a mesma de um e-commerce com alto volume de vendas. Assim, é preciso investir em uma solução de CRM que seja adequada para o seu negócio.
Uma análise de dados do CRM pode levar a uma segmentação da instituição
Verdade. Se o CRM coletar informações relevantes e se fizer uma análise da maneira correta, o resultado é que o CRM fornecerá informações importantes sobre padrão de consumo. E sobre quais as maiores necessidades dos alunos.
A partir disso, a instituição poderá moldar seus serviços e até mesmo seu atendimento a fim de se adaptar ao seu público. Como mais segmentação normalmente leva a uma elevação da taxa de conversão, o resultado poderá ser maior faturamento. E satisfação dos alunos, pois você estará cada vez mais próximo da sua persona.
Investir em CRM pode ajudar na tomada de decisão
Verdade. O CRM permite que a instituição utilize uma abordagem que colete os dados dos alunos e candidatos sob diferentes óticas. Disponibilizando estes dados para análises aprofundadas. Nesse cenário, é possível encontrar padrões, tendências e discrepâncias de consumo e de comportamento e adequar seus cursos as necessidades do mercado.
Com informações relevantes e confiáveis fica fácil tomar decisões sobre como será o atendimento ou quais devem ser os canais preferenciais para realizar este atendimento. Assim, investir em um CRM pode ajudar na tomada de decisão sobre como a instituição deve gerenciar o relacionamento com o cliente. E como ela pode melhorar esses resultados.
Ao usar o CRM a instituição nunca mais errará nessa gestão
Mito. É bem verdade que o CRM parte de uma abordagem muito completa sobre a gestão de relacionamento. E que as ferramentas, como os softwares, estão mais avançadas. No entanto, isso não significa que apenas usar o CRM trará os resultados que a instituição de ensino espera.
É preciso que a IE tenha uma estrutura adequada para garantir que os dados e informações obtidas ao investir em CRM sejam usados corretamente. Além disso, quando se trata de clientes não existe nenhuma ciência exata. O CRM, entretanto, pode ajudar a instituição a identificar e aprender com os próprios erros e acertos em busca de uma melhoria contínua.
Conhecer os mitos e verdades de investir em CRM é algo importante. A fim de garantir que a instituição em que você trabalha aproveite todo o potencial dessa estratégia. Indo desde a segmentação e tomada de decisão até mesmo ao aprendizado com os próprios erros e acertos. Para isso, entretanto, é necessário investir em uma solução específica para o seu negócio de modo a ter os melhores resultados.
Conhece algum outro mito ou verdade sobre investir em CRM? Aproveite para comentar e participar.