(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

7 funcionalidades do CRM que vão mudar a rotina da sua IE

7 funcionalidades do CRM que vão mudar a rotina da sua IE

Publicado em 24 abril 2020 e escrito por

As instituições de ensino como escolas técnicas e faculdades vivem uma realidade em que é essencial buscar novos meios e ferramentas para captar e reter alunos. Dentro desse conceito, destacam-se as funcionalidades do CRM para IES, que podem contribuir muito para que isso aconteça.

O uso de ferramentas CRM vem crescendo no Brasil nos últimos anos, já que cada vez mais empresas do segmento de educação estão percebendo o valor de atuar de forma mais estratégica a partir das informações entregues por esse tipo de solução.

Cabe ao diretor das IES, portanto, fazer uma pesquisa de mercado e encontrar a melhor opção para os seus alunos, buscando uma plataforma que atenda a todas as necessidades levantadas, como o CRM.

Mas o que é, de fato, um CRM e quais são as suas principais funcionalidades para uma instituição de ensino? Tire as dúvidas nos tópicos a seguir.

CRM: entendendo a ferramenta

CRM é uma sigla na língua inglesa que significa Customer Relationship Manager, ou, em português, gestão do relacionamento com clientes. Desse modo, a ferramenta tem como principal função fazer com que as empresas possam coletar informações, cruzar dados e, assim, aumentar as suas vendas de forma estratégica.

No caso das instituições de ensino, o termo cliente pode ser substituído por aluno, pois o objetivo é conquistar mais estudantes para a IES, o que é feito por meio do software que organiza todas as oportunidades e proporciona a gestão otimizada do tempo dos times de vendas.

É bastante valioso contar com uma solução como um CRM para IES, que possibilita aproveitar os benefícios que essa tecnologia pode trazer de forma adaptada às particularidades do segmento educacional. Afinal, não faz sentido optar por uma solução genérica que não tem os recursos que você precisa, certo?

Antes de saber mais, é fundamental entender quais são os diferenciais de um CRM para IES:

  • funcionalidades adaptadas para as particularidades do mercado de educação, especialmente instituições de ensino superior;
  • recursos voltados para a captação de alunos;
  • monitoramento de metas relacionadas à captação e fidelização de alunos (rematrículas);
  • detecção de oportunidades estratégicas específicas ao mercado de educação.

Principais funcionalidades do CRM para IES

Para entender melhor o valor de uma ferramenta de CRM para IES, não há nada melhor do que conhecer os recursos que esse tipo de solução pode trazer para o seu dia a dia.

As sete principais funcionalidades do CRM para as instituições de ensino são as listadas a seguir:

1. Funil de captação de alunos

O acompanhamento do funil de captação de alunos ajuda a sua IES a desenvolver as melhores estratégias para cada estágio de consideração dessas pessoas até transformá-las em alunos matriculados.

O principal atrativo desse modelo é organizar as fases da sua captação para entender qual é a melhor abordagem para contribuir para o avanço dos alunos ao longo desse funil até chegar à conversão.

Um CRM para IES oferece uma grande ajuda na questão do funil de captação de alunos, já que traz a informação sobre o estágio em que cada pessoa se encontra para que as suas ações sejam cada vez mais efetivas ao interagir com esse público.

2. Segmentação de estratégias

Cada público, oferta e momento pede uma abordagem diferente, então não faz sentido atuar da mesma forma em todas as horas. É por isso que o CRM para IES também conta com a funcionalidade de segmentação, ou seja, é possível desenvolver ações de comunicação e marketing diferenciadas para pessoas que estejam em diferentes etapas do funil de vendas.

Você pode adotar uma estratégia para conseguir inscrições para o seu vestibular, por exemplo, e outra para as pessoas que já prestaram o exame, foram aprovadas, mas ainda não decidiram se vão se matricular ou não na sua IES. Esse processo se torna muito mais fácil e rápido com o uso de uma ferramenta de CRM.

3. Follow up

Um CRM para IES também oferece uma grande ajuda para o momento de realizar seu follow up. É chamado de follow up o processo de acompanhamento do processo de vendas, sendo necessário agendar horários para conversar com os candidatos a alunos da instituição.

O CRM também pode ajudar nesse sentido, evitando o agendamento em tabelas ou planilhas, por exemplo, o que pode acabar causando esquecimentos ou desorganização no decorrer desse processo. Isso fará com que as suas abordagens ocorram de maneira muito mais eficaz, proporcionando um uso mais adequado dos seus recursos.

4. Relacionamento com alunos

Para que permaneça em uma trilha de bons resultados, toda instituição de ensino precisa ter um bom relacionamento com os seus alunos. Esse trabalho envolve considerar as particularidades e necessidades desse público ao fazer suas abordagens.

Esse trabalho é muito facilitado com o uso de um CRM para IES. Afinal, esse recurso possibilita apontar as melhores oportunidades de desenvolvimento para cada aluno, permitindo que a instituição de ensino atue como uma verdadeira parceira dele nesse processo de aprimoramento.

5. Aumento da eficiência dos processos

Todo segmento pode se beneficiar de processos mais eficientes. Afinal, isso garante o uso correto dos seus recursos, previne desperdícios e até ajuda na detecção de oportunidades vantajosas em suas atividades do dia a dia.

Tudo isso e muito mais se aplica ao trabalho com um CRM para IES. Tome uma decisão favorável a aumentar a eficiência dos seus processos de captação, o que impactará positivamente todo o restante da sua operação.

6. Acompanhamento de metas

Por ser uma ferramenta voltada à geração de resultados efetivos, é natural que um CRM para IES seja capaz de ajudar você no acompanhamento das suas metas. Por exemplo, é o recurso ideal para ter certeza de que a sua captação de alunos está realmente gerando os resultados esperados.

Caso não esteja, você poderá saber a hora certa para implementar as mudanças necessárias ou enxergar oportunidades valiosas para corrigir o curso da sua estratégia. Essa visibilidade será fundamental para se destacar em seu segmento.

7. Automação de relacionamento

É humanamente impossível manter contato com um grande volume de alunos prospectados para a sua IES, ainda mais se as suas metas são ambiciosas. No entanto, isso não significa que você precisa ampliar o número da sua equipe de forma extrema. Em vez disso, basta contar com a ajuda da automação de relacionamento.

Um dos benefícios de um CRM para IES é a possibilidade de automatizar seus contatos. Um e-mail que chega no momento certo com o argumento preciso pode ser determinante para você conquistar uma matrícula e pode ser enviado de forma automática a partir de certas ações do seu prospect.

As principais funcionalidades do CRM para IES farão a diferença para que você consiga bater suas metas e conquistar novos alunos. Então, basta procurar por um sistema do tipo e colher os resultados positivos.

O que achou desses benefícios? Comece a trabalhar com um CRM para IES e aprimore a atuação da sua escola graças a essas funcionalidades. Basta entrar em contato conosco por meio do site.

Sobre o autor:

Jade Nascimento Analista de Marketing Digital na CRM Educacional.

COMPARTILHE: