A importância da comunicação eficaz em época de crise

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
comunicação eficaz com o aluno e candidato

A pandemia do COVID-19 representou um desafio não só para as autoridades de saúde e governantes. Mas também para o setor educacional de todo o país, em termos de planejamento de medidas e uma comunicação eficaz.

Além disso repensar novas estratégias para otimizar a permanência dos alunos, este é o momento de desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz para identificar. E assim divulgar as ações que serão adotadas para o enfrentamento da crise.

Por isso reunimos aqui algumas dicas essenciais para sua instituição desenvolver conteúdo de relevância e se comunicar de forma objetiva com seu público. Então siga com a leitura e saiba como planejar uma estratégia de comunicação eficaz durante a crise do coronavírus.

Defina uma equipe preparada

Centralizar em uma única equipe a função de ser a fonte de informação externa vai garantir um posicionamento unificado e, principalmente, evitar ruídos na comunicação.

Para isso, é importante capacitar estes colaboradores para que eles possam auxiliar no momento de crise e tornarem os porta-vozes oficiais. Contribuindo para a construção de uma imagem positiva da sua instituição.

Identifique o que seu público deseja saber

Neste cenário, é essencial que sua instituição de ensino já tenha segmentando toda a base de contatos para se comunicar de maneira assertiva. Com cada um de seus públicos. A atenção deve ser dada, igualmente para todos:

  • Leads;
  • Alunos;
  • Colaboradores;
  • Comunidade local.

No caso dos leads, em todas as etapas do funil. O interesse estará voltado para as mudanças de datas dos processos seletivos, matrículas e/ou entregas de documentação.

Para os alunos matriculados, os anseios estarão voltados para questões de segurança e adequação na prestação do serviço oferecido pela instituição. Como, por exemplo as novas formas do corpo docente ministrar as aulas e até mesmo da situação do próprio calendário acadêmico.

Já os colaboradores e comunidade local vão esperar saber o posicionamento da sua instituição frente à situação. Como quais serão as medidas tomadas para evitar a proliferação dos vírus e garantir com que todos envolvidos tenham seus direitos assegurados.

Seja transparente

Então pode ser que a sua instituição ainda não tenha previsto todas as ações emergenciais e quais as medidas que serão tomadas. Dada a instabilidade da situação, é compreensível que ainda não se tenha todas as respostas.

Para ganhar a confiança e transmitir credibilidade para o seu público, é fundamental manter uma comunicação transparente neste caso.

Tudo que já estiver estabelecido deve ser comunicado de imediato e o que não estiver definido também precisa ser comunicado como tal. E assim deixando claro que a instituição está sempre em busca da melhor alternativa.

Portanto, busque não omitir nenhuma informação e esteja aberto ao diálogo. Então dê espaço para receber os feedbacks e sempre mantenha um canal de comunicação direto com seu público, que não pode se sentir desamparado.

Combata as fake news

A era digital agiliza a divulgação de informações confiáveis, mas infelizmente, contribui também para a disseminação das fake news, ou seja, notícias falsas.

Com isso é indispensável que a Instituição busque sempre divulgar dados verificados e atualizados. De preferência:

  • Consulte fontes oficiais;
  • Busque informações apenas em site confiáveis;
  • Faça a checagem dos dados em mais de um canal de comunicação.

Tudo muda e atualiza muito rápido. Portanto, mais do que nunca, o importante é prezar pela qualidade e veracidade das informações.

Mantenha seus canais de comunicação ativos

Para que o seu público não se sinta desamparado neste momento de incertezas. Não deixe de manter os canais de comunicação da sua instituição sempre ativos e atualizados.

  • Sites;
  • Redes sociais;
  • E-mails;
  • Telefones (quando possível)

Estes canais devem ser constantemente gerenciados e monitorados não apenas para atender às demandas externas, como para transmitir as informações com uma certa periodicidade.

Neste momento cabe buscar as inovações. Envolver toda a comunidade acadêmica, de forma criativa, como por exemplo:

  • Campanhas sociais;
  • Análises de professores especialistas;
  • Criação de vídeos com dicas e conteúdos breve.

São algumas ações simples que pode ser uma boa oportunidade de dar destaque para a sua instituição. E fazer com ela se torne referência em divulgação de conteúdo.

Enfim, traçar uma boa estratégia de comunicação eficaz durante a crise do COVID-19 pode dar o fôlego necessário para a sua instituição atravessar este momento. Onde cresce o interesse de todos por saber dos fatos e se sentir amparado.

Produzido por Stela Diogo, Produtora Audiovisual CRM.

Diretor de Marketing e vendas na CRM Educacional, com mais de 15 anos de experiência em tecnologia para gestão de relacionamentos no segmento educacional. Possui formação em Gestão de Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduação em Empreendedorismo, Inovação e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Dedica-se a ajudar Instituições de Ensino a profissionalizar seus processos de captação e permanência de alunos e já atuou em mais de 200 das melhores instituições de ensino brasileiras, além de grupos internacionais.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Aumente sua taxa de conversão

Saiba como aumentar sua taxa de conversão e não perca alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.