(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Como otimizar a permanência de alunos pós COVID-19 

Como otimizar a permanência de alunos pós COVID-19 

Publicado em 08 abril 2020 e escrito por

Nesse momento de crise, em que vivemos a pandemia do Coronavírus, as pessoas se viram obrigadas a permanecer em suas casas e evitar aglomerações. Com isso, as instituições de ensino precisaram se adaptar a fim de manter as aulas e ministrar os conteúdos para seus alunos. 

Com o objetivo de evitar prejuízos acadêmicos aos alunos, as instituições tiveram que tomar uma série de decisões e medidas emergenciais para se adequarem a essa nova realidade e evitar evasões. 

Mas a expectativa é que nos próximos meses, ou no mais tardar, no próximo semestre, a vida acadêmica da modalidade presencial retorne a sua normalidade, com devidos ajustes. Sendo assim, é de extrema importância que as instituições estejam preparadas e focadas no desafio que é a fidelização e permanência de seus alunos.

Continue a leitura deste texto e saiba como transformar a experiência do seu aluno em algo inesquecível. 
 

Invista em permanência tanto quanto em captação

Muitas instituições utilizam o método de encantamento com foco no processo de captação. Mas, se esquecem que captar alunos é muito mais caro do que fidelizar aqueles que já estão matriculados.

De acordo com Philip Kotlerem seu livro Princípios de Marketingconquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Desta forma, investir na permanência de alunos é vital para a sua instituição. 


Crie um ambiente acolhedor em sala de aula. 

Dentro da sala de aula a interação professor aluno deve ir além da matéria aplicada. Como por exemplo: 

  • elogiar a turma; 
  • compartilhar experiências pessoais que sejam relevantes; 
  • chamar atenção com coerência e justiça, sem distinção de alunos. 

Esses pontos são grandes diferenciais para aproximar o corpo docente dos seus alunos. professor também precisa conhecer um pouco da realidade dos discentes e saber a quem ou a quais áreas direciona-los dentro da instituição.  

 

Faça com que o foco de toda a instituição seja o aluno. 

Para o aluno se sentir especial e desejar permanecer na instituição, ele também precisa se sentir encantado pelo tratamento das pessoas. Não somente pelos professores, ou atendentes da área de relacionamento com o aluno, mas todos os colaboradores devem estar focados em tornar a experiência de seu aluno em algo único. Desde os porteiros até os reitores, é importante que todos estejam imersos na cultura da instituição e engajados na fidelização do aluno. 

 

Aplique a tecnologia como metodologia de ensino 

Com a crise do Coronavirus, as pessoas, empresas e instituições estão tendo que reaprender as relações comercias. Adequar a sua realidade para o mundo digital tornou-se imprescindível. Neste momento, a tecnologia pode ser uma grande aliada do mercado de educação, proporcionando novas possibilidades para a aprendizagem e interação dos alunos. 

São inúmeras as vantagens de utilizar tecnologia como metodologia de ensino, mas uma das principais é capturar a atenção de seu aluno e tornar a aula mais dinâmica. Você pode
 

  • aplicar atividades online;  
  • oferecer testes em formato de gamificação; 
  • disponibilizar vídeos. 

Tudo para transformar o ambiente de aprendizagem, deixando mais moderno e cativante para os alunos.  

 

Cuide da infraestrutura da sua instituição 

 A estrutura física oferecida por sua Instituição também colabora para o encantamento do aluno e contribui para que ele se sinta bem acomodado durante o tempo que passa nas suas dependências.  

  • banheiros limpos 
  • cadeiras e mesas em perfeito estado; 
  • temperatura das salas de aulas. 

São alguns exemplos de como fazer com que seu aluno valorize o contato presencial e tenha sempre vontade de voltar para este ambiente.   

Portanto, trabalhar a gestão de permanência é ir além das análises sobre os principais motivos de evasão. É essencial garantir o acolhimento e cuidado com alunos, em todas suas interações com a instituição, sejam na esfera online ou presencial.  

 

Como a sua instituição está lidando com esse momentoA CRM Educacional pode te ajudar a construir um novo futuro, vamos juntos? 


Entre em contato com a gente!

 

Produzido por Paula Maciel – Customer Success na CRM Educacional

Sobre o autor:

Convidado

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias