(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Dashboards e relatórios: dados resultam em conversão

Dashboards e relatórios: dados resultam em conversão

Publicado em 31 maio 2019 e escrito por

A prioridade dos setores de marketing e vendas nas IE é conhecer os clientes e construir relacionamentos que resultem em conversões.

Parece algo bem simples quando pensamos no quanto a era digital nos fornece informações sobre clientes e potenciais clientes o tempo todo.

Basta um clique e uma visualização de página e os consumidores já nos informam muito sobre seu comportamento perante um produto ou serviço.

Mas o gargalo é o que fazer com dados que muitas vezes não apresentam relevância, mas estarão ali.

Esses dados pouco específicos são quase uma sequência: se quisermos retirar relatórios o tempo todo sobre o que está acontecendo em nosso site, por exemplo, é possível por meio de ferramentas como o Google Analytics.

Mas em um contexto de captação de alunos em uma instituição de ensino superior ou básico, pode ser que a realidade seja diferente – e muitas vezes sazonal.

Entenda que são dados de comportamento extremamente variáveis de acordo com o contexto e com a época do ano – e se o seu objetivo é aprimorar e melhorar a distribuição das conversões na sua IE, é importante prestar atenção no que está acontecendo, o tempo todo.

É aqui que começamos a falar dos relatórios e dashboards no contexto das IE.

Relatórios são conjuntos de dados que em algumas situações podem não fazer o menor sentido, ou não se encaixar em nenhum contexto – e nem estamos falando sobre o quanto é trabalhoso retirar planilhas que contenham métricas interessantes para uma ação ou estratégia em específico.

Se a sua IE está passando por uma temporada de inscrições para processo seletivo, por exemplo, seus dados vão alcançar um pico maior, o que vai significar um boom no recebimento de dados de acesso e comportamento.

Quando há muitas informações se cruzando, há ruído.

Nesse tipo de situação, eliminar esses ruídos e colocar em relevância somente o que importa é um desafio sem tecnologias de automatização, e esses dados só vão fazer sentido se você conseguir extrair insights suficientes para construir uma estratégia bem desenhada.

Parece trabalhoso e complicado de se fazer de forma manual e é. Acredite, muitas instituições ainda trabalham com este modelo para apresentar números à gestão – o que cai na ineficiência quase sempre.

Para solucionar isso tudo existem os dashboards, que apresentam conjuntos de dados relevantes em diferentes períodos de tempo, e que realmente oferecem resultados e possibilidades maiores de estudos e geração e/ou manutenção de ações e estratégias.

A ideia aqui é unificar informações para mensurar com excelência.

Em um cenário competitivo como o mercado educacional, profissionais de marketing devem ser guiados o tempo todo por conhecimento em constante evolução alinhados com dados e estratégias que sejam capazes de atingir o público desejado – e a reunião de informações é uma peça fundamental nesse processo.

O CRM Educacional oferece dashboards completos, capazes de mostrar dados específicos para o funcionamento das campanhas de captação da sua IE. Quer entender mais sobre o nosso produto e o quanto ele pode facilitar seu dia a dia na análise, mensuração e apresentação de dados relevantes? Fale com a gente!

Sobre o autor:

Michele Amaral Head of Customer Sucess na CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino, além de ser apaixonada por educação. Formada em Comunicação Social pela Puc Minas, possui MBA em Marketing Digital pelo B.I International e atualmente cursa o MBA de Gestão de Negócios no Ibmec. Com 10 anos de experiência em captação, retenção e fidelização de alunos, atuou nas áreas de marketing comercial em diferentes instituições de ensino pelo Brasil, como FGV, Ibmec e Adtalem.

COMPARTILHE: