4 ações de marketing para retenção de alunos

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
03

Captar novos alunos é um dos objetivos de qualquer instituição de ensino. Contudo, retê-los também é muito importante, razão pela qual você deve fazer marketing para retenção de alunos.

E para que você saiba como fazer isso na sua IES, redigimos este artigo com 4 ações que devem ser tomadas. Afinal, é muito mais fácil (e barato) manter um aluno do que conquistar um novo! Vamos a elas, então?

1. Promova a interação entre os novos alunos

O primeiro dia de aula costuma trazer muita ansiedade aos estudantes, tanto nos calouros quanto nos novatos. E para que todos estejam no mesmo nível de engajamento com a sua instituição, uma aula inaugural pode ser um bom começo.

Afinal, esse é um momento em que todos podem se conhecer e familiarizar com a instituição, os docentes e as demais equipes. Pelo fato de ser uma aula mais descontraída, os alunos podem se sentir mais à vontade e abertos à interação.

2. Faça uso da tecnologia

Smartphones e tablets, entre outros dispositivos móveis, já fazem parte das nossas rotinas, assim como dos alunos da sua IES. Por isso, use a tecnologia a seu favor para ter um melhor relacionamento com eles.

Por exemplo: consulta online de grade horária, chat para comunicação interna e solicitações acadêmicas são algumas das soluções que você pode oferecer.

Essa praticidade faz com que os alunos se sintam mais satisfeitos com a instituição e determinados a continuar estudando nela. Além disso, pelas vias tecnológicas, torna-se mais fácil também monitorar o comportamento deles e ter insights para as campanhas de marketing.

3. Use os meios digitais ao fazer o marketing para retenção de alunos

E por falar em marketing, apostar no marketing digital também pode ajudar a instituição a reter alunos. Ferramentas como um CRM podem lhe ajudar a fazer a gestão de todos os alunos e efetuar campanhas de marketing específicas (levando em conta filtros como cursos e períodos, por exemplo).

Além disso, outros canais, como redes sociais e e-mail, podem ser úteis para otimizar o relacionamento, o que é fundamental para que os alunos queiram continuar na sua IES.

4. Ofereça um excelente atendimento

bom atendimento é um ponto que os estudantes avaliam desde o momento em que se inscrevem na IES até a formatura. Por isso, atendê-lo bem e prontamente é essencial para sua retenção.

Além disso, é importante estar atento a todos os canais de atendimento. Muito embora o telefone possa ser o mais comum, os alunos também fazem contato por e-mail, chat, redes sociais, entre outros meios aos quais a equipe deve estar atenta para responder de forma rápida e eficaz. Por essa razão, é necessário conferir todas as mensagens que chegam em todos os canais, pois parte delas pode requerer atendimento.

Uma vez que você coloque em prática essas ações, o marketing para retenção de alunos pode se mostrar realmente eficaz. Porém, lembre-se de que é igualmente importante acompanhar os resultados. Também recomendamos a leitura deste artigo sobre como o marketing auxilia as IES na retenção de alunos.

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Diminua sua taxa de evasão de alunos

Saiba como diminuir a taxa de evasão e não perder alunos para concorrência.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.