(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Principais problemas de TI nas faculdades e como evitá-los!

Principais problemas de TI nas faculdades e como evitá-los!

Publicado em 31 julho 2018 e escrito por

Quando pensamos nos diversos canais de comunicação e de acesso à informação de qualidade, a necessidade de se fazer investimento em inovação e em tecnologia não pode ser ignorada. Apesar dessa importância, muitas instituições de ensino superior (IES) subestimam o potencial oferecido pela tecnologia para evitar problemas de TI nas faculdades.

Perda de dados de alunos e boletins alterados por hackers são algumas das situações que podem manchar a reputação da sua organização. Por isso, é preciso estar atento às melhores formas de evitar os problemas de TI nas IES, garantindo um ano letivo de sucesso e sem maiores contratempos.

Neste artigo, mostraremos quais são os problemas mais comuns e como você pode evitá-los. Aproveite a leitura!

Uma boa infraestrutura de TI

Uma boa infraestrutura de TI é capaz de aumentar os lucros da sua instituição de ensino. O uso de softwares voltados para a captação e para a retenção de alunos ajuda a potencializar os resultados dos processos de matrícula a cada período minimizando esforços e otimizando o capital humano.

A utilização de sistemas específicos permite a abertura de um canal de diálogo com os alunos atuais e potenciais, aumentando o número de discentes satisfeitos. A utilização da TI e o uso de softwares educacionais em uma instituição de ensino superior envolvem duas perguntas:

  • O que, exatamente, os alunos querem e de que precisam?
  • O que precisamos fazer para produzir e entregar isso aos nossos alunos?

Essa nova maneira de encarar o negócio, envolve a integração do aluno em todos os aspectos do processo de fornecimento de educação — da gestão à sala de aula — sugerindo um relacionamento mais complexo e mutuamente sustentável.

Principais problemas de TI nas faculdades

Quando o uso de boas ferramentas é negligenciado, ocorrem diversos problemas de TI nas IES. Perda de dados de alunos e de prospects, sistemas fora do ar constantemente e segurança fragmentada são os mais comuns.

Além de frequentes, essas situações são perigosas para qualquer instituição. A perda de dados, por exemplo, pode ser catastrófica para alunos, professores, pais e administradores.

Considere como a sua instituição de ensino lidaria com as seguintes situações:

  • Perda de notas de alunos após uma prova final;
  • Corrupção de dados, causando a perda de um projeto educacional que foi trabalhado por várias semanas;
  • Ter todos os boletins hackeados e alterados;
  • Exclusão acidental de registros dos alunos.

Preocupante, não é mesmo? Apesar destes exemplos serem hipotéticos, todos podem ocorrer em uma instituição que possua uma estrutura de TI falha. As informações podem ser excluídas ou corrompidas deliberadamente ou inadvertidamente por várias causas diferentes, incluindo erro do usuário, falha de hardware ou de energia, vírus e hacking.

Com todos esses fatores combinados, pode ser muito difícil para as IES protegerem adequadamente seus dados. Mas, felizmente, o uso de alguns softwares e sistemas apresentam a solução adequada para esses problemas.

Dicas para evitar os problemas de TI

Para que você possa driblar os problemas de TI nas IES, existem algumas coisas que podem incrementar sua organização para maximizar a captação e a retenção de alunos, como:

Invista na qualificação da sua equipe

Uma equipe qualificada é essencial para que todos os processos que ocorram em torno de sua IES tenham sucesso. É importante que você invista no treinamento constante de seus colaboradores, principalmente envolvendo novos softwares e hardwares.

Avalie os fornecedores de software

Antes de investir em um software para a sua instituição, pesquise a respeito da empresa e busque avaliações daquelas que possuem experiência com o sistema. Isso evitará que você invista em uma ferramenta que não dê o retorno esperado.

Outro ponto importante: dê preferência aos sistemas verticalizados no seu segmento, ou seja, aqueles que foram desenvolvidos especificamente para o mercado educacional. Tais ferramentas possuem, por trás da inteligência de suas tecnologias, todo um conhecimento mercadológico focado na solução de problemáticas e das inovações educacionais. E disso não dá para nenhuma IES abrir mão, não é mesmo?

Considere um CRM de suporte

Um CRM especializado em educação pode fazer toda a diferença em sua IES, sendo a abordagem mais forte e eficiente para manter e criar relacionamentos com os alunos e seus familiares, alinhado às questões das rotinas educacionais. Ao criar uma forte ligação pessoal com seus alunos, você terá muito mais sucesso com captação e retenção do seu público.

Os problemas de TI nas IES podem levar a consequências desastrosas, caso não sejam prevenidos de maneira eficiente. Porém, com os passos certos, é possível blindar sua instituição contra qualquer empecilho.

Quer ter acesso a mais dicas? Acesse as nossas redes redes (Facebook:, Linkedin, Twitter e Instagram), e não perca nenhuma novidade.

Sobre o autor:

Telio Bicalho Bacharel em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing. Certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional (PMP), atuante no mercado de educação há 15 anos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias