(31) 2531-3161
WhatsApp

Chat CRM Educacional

Integrações na fase de inscritos com o CRM Educacional

Integrações na fase de inscritos com o CRM Educacional

Publicado em 25 maio 2018 e escrito por

Continuando a falar sobre as possíveis integrações com a ferramenta CRM Educacional, este mês iremos descer no Funil de Captação até as integrações na fase de inscritos. Apenas para relembrar, no primeiro texto falamos sobre as possibilidades de integração para otimizar a captação de leads.2

Se você não leu o primeiro post desta série, sugiro que vá até lá e depois retorne para ler este post.

Integração com Sistemas de Gestão Acadêmica

Em se tratando do processo de inscrição, um CRM específico para instituições educacionais, possibilita aos processos seletivos uma integração de dados com os Sistemas de Gestão Acadêmica próprios ou terceirizados da IESs. Por meio dessa mesclagem é possível aproveitar melhor todos os recursos relacionados às réguas de relacionamento automatizadas criadas para o relacionamento com o candidato.

Isso porque, quando falamos da fase de inscrição, é importante entendermos que o mínimo de integração nesta etapa é necessário, pois, quando o candidato é aprovado em um determinado processo seletivo da sua IEs, o seu pacote de dados precisa estar pronto no seu Sistema de Gestão Acadêmica/Matricula para gerar contrato de matricula e mensalidades.

Você ainda pode determinar em que momento deseja enviar esses dados dos inscritos para os seus sistemas: seja quando ele escolher o curso de interesse, completar sua inscrição, realizar o pagamento da taxa ou somente quando ele for aprovado.

Integração Com Sistemas de Inteligência Artificial

Conforme expliquei anteriormente, uma das possibilidades de integração na fase de inscritos é a da sua ferramenta de CRM com uma plataforma de teste vocacional. Além desta, existem muitas outras possibilidades nesta fase, como por exemplo, utilizar um ChatBot com AI – Inteligência Artificial para as redes sociais da sua da sua IES; assim, quando um interessado estiver visitando o Facebook ,por exemplo, abre automaticamente o Chat e ali mesmo existirá uma AI norteando o possível aluno com perguntas e respostas até que ele faça automaticamente a inscrição no curso de interesse.

Neste momento, a inscrição já é gerada e armazenada no seu sistema de CRM e, daí em diante, você poderá utilizar os recursos das réguas de relacionamento automatizadas do CRM para nutrir este candidato e fazer com que ele chegue até a última etapa do funil de captação educacional, que é fazer a matricula na sua instituição.

Integração Com Filtros de Cursos do Site da sua IES para a Ficha de Inscrição

Outra possibilidade de integração com o sistema de CRM é integra-lo ao site da sua IES, facilitando o caminho do seu futuro aluno no processo de inscrição.

Pense comigo: é muito mais cômodo para o candidato, que já está no seu site e já escolheu seu curso de interesse, que ele tenha acesso a uma integração que o leve aos dados da oferta escolhida e a uma Ficha interligada ao CRM com um identificador do curso já escolhido, para que o candidato apenas o confirme e seja direcionado para a próxima etapa de preenchimento dos seus dados, não é mesmo?!

Integração Com Ferramentas de Busca CEP

E, se no processo de inscrição, na etapa de preenchimento de dados, quando o candidato for completando os campos, você pedir que ele informe o endereço em que reside e quando ele digitar o CEP, a própria de Ficha de Inscrição interligada ao CRM localize e apresente seus dados de endereço, seria uma boa surpresa, não é mesmo?

Este tipo de integração existe na ferramenta CRM Educacional e é muito útil para acelerar o processo de inscrição do candidato e focar na conversão.

Integração Com Ferramentas de Envio de Documentos

Ainda na fase de preenchimento de dados, é possível disponibilizar na Ficha de Inscrição do seu CRM, a opção para os candidatos anexarem documentos, mais comum nos processos seletivos apara os cursos de especialização/pós-graduação.

Por meio deste tipo de integração, é possível levar e armazenar os documentos para o SGA da sua IES. E, a qualquer mudança de status destes documentos, o seu CRM atualizará o cadastro do candidato para que seja dado um start na Régua de Relacionamento automatizada.

Integração Com Sistemas Financeiros

E quando falamos em pagamento da taxa de inscrição ou de matricula, existem integrações possíveis? Sim. Sabemos que agora os boletos bancários que são gerados online precisam ser registrados de acordo com as normas da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.

Com um CRM específico é possível configurar seus dados bancários e registrar o boleto gerado pelo candidato em tempo real. Desta forma, o candidato não é impactado em seu processo de inscrição, pois terá o boleto disponível para o pagamento imediato após a matrícula.

Além disso, é possível interligar a Ficha de Inscrição do CRM com ferramentas para disponibilizar diferentes formas de pagamento: com cartões de crédito e de débito, através do sistema paypal e de outras. Assim, o candidato tem a comodidade de escolher a forma que deseja pagar a sua inscrição e/ou a matricula.

E claro, não poderia faltar, todos os pagamentos realizados pelos candidatos em seu CRM podem ser gravados em seus sistemas financeiros, de forma que o Departamento Financeiro da sua IES possa realizar a conciliação bancária dos pagamentos realizados pelos candidatos.

Integração Com Sites de Busca de Bolsas e Financiamentos oferecidos pela sua IES

Outra forma de integração muito interessante que um CRM específico para IES possui é a possibilidade de integrar com sites especializados em bolsas e financiamentos para IES.

Assim, é possível identificar que um candidato foi captado por um destes sites especializados e sincronizar suas informações.

Além de manter as informações equalizadas, o mais importante é que a sua IES terá a informação de quais candidatos que foram captados por meio destes sites especializados e direcionar melhor a sua parceria de captação.

Gostou do segundo texto? Então vou te dar mais uma dica, baixe o e-book explicando como o CRM Educacional atua na captação de alunos da sua IES e qual é o seu papel nisso tudo. Além de ter acesso às informações privilegiadas, você ficará conectado com mais posts especializados no ensino superior, assim como este.

Sobre o autor:

Daniel Dellaspora Curso Superior em Gestão da Tecnologia da Informação, possui Especialização em Educação a Distância. Certificado Microsoft Specialist (Dynamics Applications e Customization & Configuration, atua no mercado de educacional há mais de 15 anos.

COMPARTILHE: