Os benefícios de uma gestão educacional em nuvem

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
06

Para que a gestão educacional em nuvem da sua instituição seja bem-sucedida, é preciso que os acessos aos dados sejam fáceis e rápidos para todos. E para isso, é necessário contar com um bom servidor.

Um servidor na nuvem tem se mostrado uma das melhores soluções para as IES. Ainda não sabe como isso funciona? Então aproveite a leitura para entender o conceito e conferir os benefícios que ele pode trazer para a sua instituição!

O que é gestão educacional em nuvem?

O termo computação na nuvem vem do inglês cloud computing e está relacionada às tecnologias que permitem o acesso remoto aos arquivos armazenados na internet.

A gestão educacional na nuvem é operada em ambiente web, ou seja, dispensa a instalação de softwares ou sistemas no computador, tal como um CRM online. Aliás, vale lembrar que uma ferramenta especializada de CRM (Customer Relationship Management: termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente) é fundamental para a gestão dos processos de relacionamento com seus alunos, levando em conta que todas as informações sobre eles ficam armazenadas na ferramenta.

Como a gestão na nuvem ajuda na eficácia da IES?

Uma vez que as informações das instituições são salvas na nuvem, o acesso a elas se torna mais fácil, pois não é necessário estar num local específico para fazê-lo: basta ter um dispositivo conectado à internet. Assim, caso o departamento de call center da IES e o departamento de cobrança precisem acessar, por exemplo, os dados sobre determinado aluno no CRM ao mesmo tempo, isso é totalmente possível.

Da mesma forma, se colaboradores que fazem trabalhos externos precisarem conferir informações de trabalho em um computador ou pelos celulares, basta efetuar o login no servidor para acessá-lo.

O que é mais em conta: servidor interno ou hospedagem na nuvem?

De modo geral, o servidor interno consiste em um computador montado para reunir todas as informações sobre a sua instituição. Ele pode estar localizado dentro da IES ou em uma empresa que ofereça um datacenter.

Vale lembrar que todos os colaboradores precisam poder acessar programas internos, servidores de e-mail e outros tipos de dado a partir de um sistema terceirizado. Sendo assim, a contratação de um servidor interno é, muitas vezes, mais cara que a hospedagem em nuvem.

Instituições que buscam reduzir custos têm optado, cada vez mais, pelo uso da nuvem, que não demanda gastos de infraestrutura ou suporte especializado. A gestão na nuvem também oferece outros benefícios importantes que listaremos a seguir.

Quais são as vantagens da gestão em nuvem?

Diminuição do CAC

A sigla CAC significa “custo de aquisição de cliente”, ou seja, quanto custa trazer um aluno para a sua IES. Esse cálculo deve levar em conta toda a sua estrutura: atendimento do call center, campanhas de marketing, etc.

Como o custo de um servidor interno é maior, captar um aluno será mais caro caso seja necessário utilizar esse sistema. Optando pela nuvem, por outro lado, tanto o CAC quanto o ROI (Return on Investment, ou “retorno sobre investimento”) tendem a diminuir.

Acesso móvel

A mobilidade tem crescido no mercado educacional. Isso significa, por exemplo, que se alguém da sua instituição viajar, não precisa levar o computador junto. Afinal, tudo que ele precisa para acessar os arquivos da IES é de um local com conexão à internet.

A nuvem oferece acesso universal para qualquer um que tenha em mãos algum dispositivo com acesso à rede, seja um computador, tablet, smartphone e afins. Sem essa tecnologia, você e sua equipe precisarão de HDs externos para guardar e transportar os dados, correndo risco de perdê-los em caso de danos ou roubos.

E você, acredita que a hospedagem em nuvem pode melhorar a gestão educacional da sua IES e aumentar seus ganhos? Então aproveite para baixar nosso e-book “Como conseguir mais resultados com o CRM” e tenha acesso a uma consultoria gratuita!

CTO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos para Instituições de Ensino.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.