(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Entenda o que um CRM Educacional pode proporcionar!

Entenda o que um CRM Educacional pode proporcionar!

Publicado em 05 março 2018 e escrito por

Quanto mais organizada e automatizada for a parte de atendimento de alunos e candidatos em uma instituição de ensino, mais ela conseguirá captar e reter estes. Para isso é essencial ter um CRM Educacional, especialmente em momentos de alta concorrência.

Portanto, neste artigo apontamos para você todas as vantagens que ele pode lhe proporcionar. Vamos lá?

O que é um CRM Educacional

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente. Por meio dele, é possível ter controle total da comunicação e relacionamento com todas as pessoas cadastradas na empresa, além de enviar e-mails, fazer ligações e acompanhar propostas comerciais de um jeito mais efetivo.

No caso de um CRM especializado no mercado educacional, os benefícios são muitos para a instituição de ensino. Automação de régua de comunicação para conversão de candidatos em alunos matriculados, gestão de filas de ligações do call center, desenvolvimento de campanhas de renovação de matrícula, disparo automático de SMS e e-mail marketing verticalizados por curso em cada etapa do processo de decisão do candidato, verificar instantaneamente as taxas de conversão de cada fase do funil de vendas, entre outros benefícios.

Alguma vez já lhe aconteceu de sua equipe de call center entrar em contato com alguém que pensava ser um candidato, sendo que este acabou de realizar sua matrícula? É realmente uma situação desconfortável, que passa a impressão de desorganização na IES. E quem utiliza planilhas eletrônicas para controlar as filas de ligações, certamente já passou por essa situação um dia.

Com o CRM Educacional, você pode ter esse contato próximo e automatizado com candidatos e construir um excelente marketing de relacionamento visando aumentar as taxas de conversão em suas campanhas de captação de alunos, de forma ágil, organizada e eficaz. E por falar em marketing…

Marketing Digital no CRM

Há diversas ações de Marketing Digital que podem ser feitas por meio do CRM, tal como E-mail Marketing, que tem como uma das finalidades manter a base de contato dos alunos bem engajada de acordo com o momento de decisão que eles estão.

Porém, para que as ações sejam efetivas, é essencial ter uma estratégia de Marketing bem definida, a começar pela criação de uma buyer persona.

A persona é um personagem fictício que representa o seu aluno ideal. Portanto, toda mensagem propagada por e-mail, redes sociais, artigos de blog e afins precisa ser centrada na persona para atingir o público certo, com o conteúdo certo.

Evasão preditiva de alunos

Você tem ideia de quantos alunos deixam o curso em que estão matriculados durante o semestre? Ou ainda, os motivos que levaram esses alunos a evadirem? E mais, consegue saber antecipadamente quais alunos apresentam características de evasão?

Por meio da inteligência preditiva do CRM Educacional, é possível mensurar esses indicadores que, por sinal, são fundamentais para a saúde financeira da instituição. Afinal, ao saber qual é a probabilidade de evasão e seus motivos, é possível agir com antecedência em ações de retenção.

Um CRM especializado em educação tem funcionalidades de retenção que irão ajudar sua faculdade a reduzir os índices de evasão a cada semestre.

Ficha de inscrição personalizada e inteligente

Sabe aquelas fichas de inscrição longas, composta de vários campos com questionário socioeconômico que grande parte das IES têm? Pois, esqueça-as de uma vez por todas. Esses dados não são necessários no momento da inscrição do candidato. Questionário socioeconômico é uma obrigatoriedade do censo para quem já é aluno matriculado e não para candidatos que ainda nem pagaram a taxa de inscrição do vestibular. Aliás, por que uma ficha extensa e complicada, se você pode ofertar uma simples e pontual aos seus candidatos, visando exclusivamente aumentar a taxa de conversão de inscritos?

Pelo CRM, você pode ter uma ficha de inscrição de forma personalizada, inclusive por curso ou tipo de ensino, se essa for sua estratégia de marketing. Portanto, se você tem a necessidade de inscrever candidatos para um curso de medicina, por exemplo, e desejar uma ficha de inscrição que possua determinados campos de dados do candidato que necessitam ser conhecidos, basta escolher a melhor estratégia, selecionar o template ideal e cada campanha de captação terá seu formato específico. E tudo isso será realizado pela equipe de marketing ou comunicação de sua faculdade, com total independência, sem a necessidade de suporte da equipe de Tecnologia de Informação (TI).

Melhor atendimento ao aluno

Por fim, se o atendimento ao aluno e candidato é feito por meio de um call-center, o CRM Educacional vai deixá-lo muito mais eficiente e barato. Sim, o CRM Educacional reduz os custos de captação pois aumenta a efetividade da equipe do call center ao realizar as ligações.

E mais… sabe quando se tem que escolher qual campanha o call center deve dar prioridade nas ligações? Com o CRM, isso pode ser feito com apenas alguns cliques, além de exibir todas as informações a respeito da fila de ligações, o sistema consegue direcionar qual o script que o atendente deve seguir ou qual a melhor ação para a fase de decisão de cada futuro aluno da sua instituição.

E então? Ficou mais convencido de que o CRM Educacional é a melhor solução para aumentar as taxas de conversão em seus processos seletivos? Você ainda não viu nada, temos muitos mais benefícios para lhe apresentar. Entre em contato com um executivo especializado em marketing educacional e conheça também o exclusivo relatório de ROI de mídias digitais! Suas campanhas de Google AdWords ficarão turbinadas!

Sobre o autor:

Telio Bicalho Bacharel em Sistemas de Informação, possui MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing. Certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional (PMP), atuante no mercado de educação há 15 anos.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias