Saiba o que um CRM Educacional pode propiciar!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Saiba o que um CRM Educacional pode propiciar

Quanto mais organizada e automatizada for o atendimento aos alunos e candidatos em uma instituição de ensino, mais ela conseguirá captar e retê-los. Por isso é essencial ter um CRM Educacional, especialmente em momentos de alta concorrência.

Portanto, neste artigo apontamos para você todas as vantagens que ele pode lhe proporcionar. Vamos lá?

O que é um CRM Educacional

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente. Através dele, você tem controle total da comunicação e relacionamento com todos os colaboradores. Além de enviar e-mails, fazer ligações e acompanhar propostas comerciais de forma efetiva.

No caso de um CRM especializado no mercado educacional, os benefícios são muitos para a instituição de ensino. Por isso a importância da automação de régua de comunicação para conversão de candidatos em alunos. Desenvolvimento de campanhas de renovação de matrícula e melhorar a gestão de filas de ligações do call center. Disparos automáticos de SMS e e-mail marketing verticalizados por curso em cada etapa do funil de captação. Além disso é possível verificar instantaneamente as taxas de conversão de cada fase do funil de vendas, entre outros benefícios.

Já aconteceu da equipe de call center entrar em contato com alguém que pensava ser um candidato, sendo que este acabou de realizar sua matrícula? É realmente uma situação desconfortável, e dessa forma acaba passando a impressão de desorganização na IES. E quem utiliza planilhas eletrônicas para controlar as filas de ligações, certamente já passou por essa situação um dia.

Com o CRM, você pode ter esse contato próximo e automatizado com candidatos e construir um excelente marketing de relacionamento. Visando assim, aumentar as taxas de conversão em suas campanhas de captação de alunos, de forma ágil, organizada e eficaz. E por falar em marketing…

Marketing Digital no CRM

Existem diversas ações de Marketing Digital que podem ser feitas usando o CRM Educacional. O E-mail Marketing, por exemplo, ajuda a manter a base de contato bem engajada de acordo com o momento de decisão que eles estão.

Porém, para que as ações sejam efetivas, é essencial ter uma estratégia de Marketing bem definida, a começar pela criação de uma buyer persona.

A persona é um personagem fictício que representa o seu aluno ideal. Portanto, toda mensagem propagada por e-mail, redes sociais, artigos de blog precisa ser centrada na persona para atingir o público certo, com o conteúdo certo.

Evasão preditiva de alunos

Você tem ideia de quantos alunos abandonam o curso durante o semestre? Sabe quais são os motivos que levaram esses alunos a evadirem?

E mais, consegue saber antecipadamente quais alunos apresentam características de evasão?

Por meio da inteligência preditiva do CRM Educacional, é possível mensurar esses indicadores que, são fundamentais para a saúde financeira da instituição. Afinal, ao saber qual é a probabilidade de evasão e seus motivos, é possível agir com antecedência em ações de retenção.

Um CRM especializado em educação tem funcionalidades de retenção que irão ajudar sua IE a reduzir os índices de evasão a cada semestre.

Ficha de inscrição personalizada e inteligente

Sabe aquelas fichas de inscrição longas e com vários campos que grande parte das IES têm? Pois, esqueça-as de uma vez por todas, esses dados não são necessários no momento da inscrição do candidato. Questionário socioeconômico é obrigatório apenas para quem é aluno matriculado, ou seja, a instituição não deve fornecer para candidatos que ainda não pagaram a taxa de inscrição do vestibular. Aliás, por que ter uma ficha extensa e complicada, se você pode ofertar uma simples e pontual aos seus candidatos, visando aumentar a taxa de conversão?

Com o CRM, você tem uma ficha de inscrição personalizada, por curso ou tipo de ensino, de acordo com a sua estratégia de marketing. Como você deve montar uma ficha de inscrição com campos específicos do candidato para um curso de medicina, por exemplo?

Para isso, basta escolher a melhor estratégia, selecionar o template ideal e assim cada campanha de captação terá seu formato específico. Enfim tudo isso será realizado pela equipe de marketing ou comunicação, com total independência, sem a necessidade de suporte da equipe de TI.

Melhor atendimento ao aluno

Por fim, se o atendimento ao aluno e candidato é feito por meio de um call-center, o CRM Educacional vai deixá-lo muito mais eficiente e barato. Sim, o CRM reduz os custos de captação pois aumenta a efetividade da equipe do call center ao realizar as ligações.

E mais… você sabe quando se deve escolher uma campanha para que a equipe do call center dê prioridade nas ligações?

Com o CRM, isso pode ser feito com apenas alguns cliques. Dessa forma você exibe todas as informações a respeito da fila de ligações, e o sistema consegue direcionar qual script o atendente deve seguir ou a melhor ação para a fase de decisão de cada futuro aluno.

Então, ficou mais convencido de que o CRM Educacional é a melhor solução para aumentar as taxas de conversão em seus processos seletivos?

Você ainda não viu nada, temos muitos mais benefícios para lhe apresentar. Por isso, não deixe de entrar em contato com um executivo especializado em marketing educacional e conheça também o exclusivo relatório de ROI de mídias digitais! Suas campanhas de Google AdWords ficarão turbinadas!

Quanto mais organizada e automatizada for a parte de atendimento de alunos e candidatos em uma instituição de ensino, mais ela conseguirá captar e reter estes. Para isso é essencial ter um CRM Educacional, especialmente em momentos de alta concorrência.

Portanto, neste artigo apontamos para você todas as vantagens que ele pode lhe proporcionar. Vamos lá?

CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.