3 ações para ter um inscrito presente na prova de vestibular

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
16

Dando sequência a série de textos sobre como evoluir um candidato no funil de captação de alunos. Então hoje gostaria de falar sobre outra fase: como fazer para que seus inscritos pagos estejam presente na prova de vestibular. Não sei se conferiu meu último texto aqui no Blog, mas caso tenha perdido. Confira o primeiro texto desta coletânea onde falo sobre um assunto bem crítico, a evolução de um inscrito para inscrito pago. Qualquer um que não tenha experiência no mercado educacional brasileiro poderia pensar: “Mas se o candidato já pagou a inscrição é claro que ele estará presente na prova do vestibular.”

Bom, nós sabemos que infelizmente não é bem assim que as coisas funcionam. O mercado brasileiro apresenta uma oferta muito grande de cursos superiores. O que dá aos possíveis alunos uma vasta lista de IES’s que podem atender às suas necessidades. Tendo isso em vista, precisamos trabalhar cada um destes interessados para convencê-los de que a sua IES é a melhor opção para ele. E assim, blindá-los da concorrência.

O que impede que um candidato esteja presente na prova de vestibular

Antes de mais nada precisamos entender os motivos que levam um candidato a deixar de comparecer a uma prova que já está paga. Nenhuma ação surtirá efeito caso você não compreenda estes motivos , pois você irá intervir justamente nas dúvidas e inseguranças deste candidato.

É importante lembrar que o fato de um candidato estar presente na prova de vestibular não quer dizer que ele se tornará um aluno, ele ainda precisa ser aprovado e evoluir ainda mais no funil de captação  de alunos.

Vou levantar 3 fortes motivos para que um candidato não compareça ao dia da prova de vestibular. Mas logo em seguida vou sugerir uma ação para cada uma dessas barreiras. Vamos lá:

Insegurança

Até pouco tempo atrás, era muito comum ver o nome dos aprovados no vestibular listado no jornal. Afinal, era um diferencial ter um curso superior e era muito difícil para as gerações anteriores terem acesso à uma faculdade. Caso a família desse candidato se encaixe nesse quadro, é fácil entender a carga de responsabilidade e esperança que é depositada em cima dele. Cumprir com estas expectativas pode ser uma tarefa bem desgastante.

Outro fato que gera insegurança no candidato é o fator financeiro. Imagine que a família deste possível aluno tenha poucos recursos e está se esforçando bastante para garantir o estudo do seu filho. Muita responsabilidade nos ombros de um jovem, não é mesmo?

E se esse candidato não tiver cursado um ensino médio de boa qualidade? Fatalmente faltará segurança para sua entrada no ensino superior. Ou ele pode até mesmo estar em dúvida se essa é realmente a melhor escolha para a vida dele.

Enfim, estes são apenas algumas das inseguranças  que podem vir a tona no dia que antecede a prova do vestibular, trazendo motivos para o candidato desistir da prova.

Atraso

Outro ponto que deve que ser levado em consideração é o comprometimento com o horário da prova. A vida das pessoas hoje em dia está cada vez mais mais dinâmica, muita coisa acontece ao mesmo tempo. O que facilita o esquecimento de alguns compromissos.

Por mais que um candidato esteja decidido em ter um curso superior, os fatos que o rodeiam diariamente podem distraí-lo e tornar esse compromisso cada vez mais secundário em sua mente. Principalmente se você não é a primeira opção dele. Se você espera que o candidato se lembre do dia e da hora só porque você colocou essa informação bem no canto do banner de vestibular que fez, você corre um grande risco dele esquecer a prova.

Concorrência

A situação do mercado educacional brasileiro não é novidade para ninguém: o número de ofertas está extremamente alto. Isso reflete na sua captação de alunos  de diversas formas, seja na disputa por profissionais, investimento e principalmente por alunos, que são a principal fonte de renda de uma IES.

Isso quer dizer que enquanto você não se mexe, enquanto você está esperando por um novo aluno, outra IES está trabalhando para conquistá-lo. E claro, com tanta disputa assim, o candidato tem o conforto de escolher aquela que mais o conquistar.

Como incentivar um inscrito pago a estar presente na prova de vestibular

Agora que já falamos sobre algumas barreiras de um candidato na sua evolução de inscrito pago para presente na prova de vestibular. Gostaria de te mostrar como pode agir para trabalhar nesses casos e converter cada uma dessas personas.

1- Contato na véspera

Independente de qual seja a causa da insegurança dos seus candidatos, você pode e deve agir nesse momento. Afinal, estão confiando a vocês o futuro deles. Se ele perceber que sua IES tem a experiência e o conhecimento necessário para apresentar argumentos que os tranquilizem e ofereça alternativa para solucionar suas dúvidas. Isso pode fazer toda diferença.

Contacte seus candidatos a fim de trabalhar a insegurança deles, dessa forma você verá que além de tranquilizá-los, diminuirá a chances de desistência. Pois você está estabelecendo uma relação de confiança extremamente humana e isso pode te gerar vários outros frutos.

Dica de ouro:

A semana da véspera da prova de vestibular é o momento em que os sentimentos e pensamentos começam a aflorar. Que tal preparar um email automático para seu candidato na semana da prova? Mostre para ele como o mercado de trabalho está, os salários para um profissional que tem curso superior comparado com os que não tem. Enfim, mostrar para ele que está fazendo a escolha certa.

Outro conteúdo importante para diminuir a insegurança deste candidato são as dicas de uma boa preparação para a prova. Você pode preparar um material com boas práticas, dicas de material de estudo, sugestão de Blogs e livros e etc. Ainda pode automatizar o envio deste conteúdo para a semana da prova. O que quer dizer que você pode evoluir dezenas, centenas, milhares de candidatos com apenas um esforço inicial.

Não deixe seu candidato desamparado. Seja com palavras motivadoras, dicas de preparação ou até dados que concretizem o que um curso superior pode mudar na vida de uma pessoa. Mantenha-se próximo ao seu candidato incentivando-o a evoluir no funil.

2- SMS no dia da prova

Se você leva a captação de alunos da sua IES muito a sério. Certamente não vai querer que um candidato perca a prova porque ele acordou muito tarde, não é mesmo? Ou simplesmente porque ele esqueceu justamente do dia da prova da sua IES, em meio a tantas outras em que ele se inscreveu. Não dá para correr o risco de perder um possível alunos por um motivo tão pequeno. Mas que pode acontecer e afetar seus números de captação.

Dica de ouro:

Em meio a todos os compromissos da vida de um candidato, toda a agitação em que ele está inserido, ele recebe um SMS. Nada demais, apenas 140 caracteres falando para ele que no dia seguinte ele tem um compromisso que pode mudar sua vida. No dia seguinte ele ainda recebe outra mensagem informando que faltam 2 horas para o início da prova, reforçando o endereço do local de aplicação.

O que acha dessa dica?

3- Manter-se sempre próximo ao seu candidato

A boa e velha sabedoria popular já dizia: “quem não dá assistência, abre para a concorrência”. Vai arriscar não fazer relacionamento com seus candidatos e permitir que outras IES façam?

Dica de ouro:

Para manter no candidato a certeza de que ele fez a escolha correta. Protengendo-o de ser conquistado pela concorrência, o ideal é o relacionamento e a confiança.

Atualmente as pessoas não acreditam mais que a Xuxa usa o creme corporal que aparece na televisão. Então, se quer que seus candidatos enxerguem sua IES da maneira que você deseja. Converse com eles, crie um canal onde você possa se relacionar com ele e conte você mesmo quais são os seus diferenciais. O melhor é que esse relacionamento pode ser criado por ações  automatizadas Você pode programá-los para uma persona que precisa de reforçadores positivos sobre a IES, assim você aumenta a convicção dele em estudar com vocês e o afasta da concorrência.

3 ações para ter um inscrito presente na prova de vestibular
CEO e Co-Founder na CRM Educacional, empresa especializada em Captação, Permanência e Fidelização de Alunos, também atua como docente em cursos de MBA de Marketing e de Tecnologia da Informação e realiza palestras em diversas Faculdades e Universidades pelo Brasil. Possui formação em Inovação e Empreendedorismo em Stanford, MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Gestão pelo Centro Paula Souza, onde desenvolveu pesquisa sobre Modelos de Maturidade de Gestão Acadêmica em Instituições de Ensino Superior, além de especialização em ferramentas de CRM como o Dynamics CRM da Microsoft. Atua também no Conselho de Administração de empresas de marketing e tecnologia.

Quer mais informações sobre marketing educacional e gestão de leads?

Deixe seu contato e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail.
[NOVO SITE] Popup Imprensa

Não saia ainda!

Preencha seus dados abaixo e agende uma demonstração.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Entre em contato com nossa assessoria de imprensa

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.

[NOVO SITE] Popup Imprensa

Quer conhecer nossas soluções?

Preencha seus dados abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato.