(31) 2531-3161

Chat CRM Educacional

Captação de alunos no atual cenário do mercado brasileiro

Captação de alunos no atual cenário do mercado brasileiro

Publicado em 29 abril 2014 e escrito por

Com o aumento no número de instituições de ensino privadas no Brasil e a ociosidade de vagas em determinados cursos, o mercado tornou-se mais competitivo e passou a exigir do próprio mercado educacional maneiras de se reinventar a cada novo processo seletivo para captação de alunos e criando novas maneiras de atrair alunos.

É comum vermos as instituições realizarem grandes investimentos na área de marketing criando campanhas de divulgação de seu processo seletivo, refletindo em brand awareness (reconhecimento da marca), a fim de atrair candidatos.

Mas essa ação de topo do funil de captação de alunos é suficiente para garantir um bom resultado de conversão de alunos? Esse investimento garante que a meta de matrículas será alcançada?

Não basta trazer o candidato até a ficha de inscrição e esperar que ele vá até o final de seu processo de inscrição – ou até mesmo de matrícula – por sua própria vontade. É claro que este processo é, sim, de responsabilidade do candidato, mas precisamos também, reconhecer que o atual cenário do mercado educacional não permite esta acomodação. Enquanto uma instituição de ensino fica apenas esperando que o candidato compareça à prova, sua concorrente pode estar trabalhando de forma estruturada para captação de alunos.

O ideal é ajudarmos o candidato a progredir no funil de captação de alunos, fazendo com que ele não só se inscreva mas, também, realize a prova e, finalmente, sua matrícula. Este resultado só é possível através da aproximação; afinal, a chave para um melhor resultado no processo de conversão é justamente a ‘aproximação’. Aproxime-se de seu candidato, ajude-o a passar por cada fase do funil. Lembre-o de cada etapa do processo fazendo com que, desta forma, ele se sinta cada vez mais próximo da sua instituição – sem dar espaço para que ele pense em outra opção de ensino.

Aproximar-se do candidato está parecendo algo estranho? Você pode estar se perguntando “Como me aproximar do candidato?”. Descubra como é simples esta aproximação e acompanhe de perto cada fase do funil de captação de alunos, criando campanhas diferenciadas para cada processo seletivo.

Sobre o autor:

Daniel Antonucci Mestre em Educação e possui MBA em Marketing e em Gestão Acadêmica e Universitária. Apaixonado por Gestão, Tecnologia e Relacionamentos e com experiência de mais de 15 anos no Ensino Superior Brasileiro é CEO e co-fundador do CRM Educacional, empresa especializada em CRM para Instituições de Ensino. É também sócio e conselheiro da 5Seleto – Agência de Marketing Digital especializada em Educação, conselheiro da Bearings Vocacional, empresa especializada em orientações de carreiras e também atua como Docente em cursos de MBA e em oficinas e cursos do SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira.

COMPARTILHE:

Outras notícias Mais relevantes Últimos dias